Meu tio e primo já possuem cidadania. No que isso me ajuda?

Bom dia a todos!


Meu avô (falecido) era português, e teve 2 filhas (umas delas minha mãe) e um filho.

Meu tio, e seus dois filhos já fizeram o processo de cidadania.


Agora minha mãe, minha tia, eu, meu irmão e meu primo queremos também realizar o processo.

O fato do meu tio e meus primos já terem tirado, ajuda em algo? Posso aproveitar algum documento deles?


Muito obrigado

Comentários

  • @marcelofranco , o fato de seu tio e primos terem a cidadania portuguesa em nada influencia o pedido de sua mãe e tia

    Como elas são filhas de cidadão português, precisam mandar seus processos pelo Art 1C da Lei de nacionalidade, em processos autônomos.

    Depois que as duas forem atribuídas portuguesas, você e seu primo poderão fazer a solicitação, também como filhos de portuguesas.

    No seu caso e de seu primo, a não ser que a mãe portuguesa tenha sido a declarante do nascimento até que vocês tenham completado 1 ano de idade, será necessária a transcrição dos casamentos das duas.

    Para a atribuição, vão precisar de

    Cópia simples do assento do pai português;

    Certidão de nascimento da requerente por cópia reprográfica do livro, apostilada;

    Cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou passaporte que contenha a filiação (documento emitido há menos de 10 anos);

    Pagamento de emolumentos, no valor de 175 euros, preferencialmente com cartão de crédito virtual : https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Confirmado o pagamento, receberá o Formulário 1C por email. Imprima-o colorido, frente e verso, preencha sem rasuras. Sua mãe e sua tia deverão assinar (cada uma o seu) no Cartório, para reconhecer a assinatura por autenticidade.

    NENHUM DOCUMENTO PODE SER COMPARTILHADO, ainda que sejam os mesmos.

    Pode mandar os dois processos juntos, cada um em um envelope, colocados no mesmo envelope de envio, pela DHL, para o

    Arquivo Central do Porto

    Rua Visconde de Setúbal, nº 328

    4200-498 – Porto

    Em uns 6 meses, se os documentos estiverem corretos, as duas serão portuguesas.

    Deverá, então, transcrever os casamentos, para, após, mandarem o processo de seus filhos. Os documentos serão os mesmos descritos acima.

  • Olá pessoal do Forum. É um prazer falar com vocês. Estou iniciando o longo processo de obter a cidadania de minha esposa neta de português. Sou leigo nesse assunto. Vou precisar de muita ajuda de vocês, como por exemplo por onde começar, quais os primeiros passos e etc. Para onde enviar os documentos e endereços dos locais. Emfim, tudo mesmo! Será que podem me ajudar? Fico imensamente agradecido. A situação é a seguinte:

    Minha esposa neta de portugues;

    Pai dela não está vivo

    Avô dela casou no Brasil. (Sabemos onde ele nasceu apenas - Celerico de Basto - Portugal)

  • @marcelofranco

    ajuda no sentido de te dizerem onde estão os documentos que vcs irão usar nos processos de vcs...

  • @8jferreira

    primeiro passo:

    Pedir em Portugal o assento de baptismo do português.


    levantou a documentação brasileira? nascimento, casamento e óbito das pessoas envolvidas?

    Os nomes devem estar todos alinhados e sem diferenças entre os documentos. A não ser os casados que adquiriram o sobrenome de marido... por exemplo

  • @8jferreira

    @mabego

    Se houver divergências significativas, vc terá que apostilar e levar a certidao no RTD, se for usar o batismo para retificar alguma certidão de um parente do português.

    Então, é bom verificar todas as certidões que estarão no processo antes de fazer o pedido.

    Se quiser, pode postar as divergências que alguém confere para você.

    ===

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

    Abraços

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.