Transcrição de obito pai/mae (portugueses)

Tenho algumas dúvidas para início do processo dw nacionalidade para filho.

1- nao temos certidões de nascimento do pai/ mae portugueses que ja faleceram. Nascidos em 1918 e 1921. Tentei tira-los pelo civil online mais não foi possível. As únicas informações que tenho é a (freguesia boa ventura e concelho sao vicente) e data de nascimento de ambos.

2- como não tenho os dados acima não sei se obito de ambos foram transcritos. Acredito que meu pai falecido em 1967 sim, pois minha mãe sempre ia ao consulado fazer suas documentações, mas minha mae em 2003 não.

3- Pra dar entrada no consulado no processo preciso fazer antes isso? ou quando for la e saber de todos pormenores eles ajudam a providenciar?

4- Li que estão bem mais simples a cidadania para Neto, como meu objetivo seria beneficiar meus filhos, não seria melhor eles fazerem por essa forma?

«1

Comentários

  • @Brunocaboz , você não precisa transcrever os óbitos para pedir sua nacionalidade!

    O mais importante é pedir as certidões pelo civil online.

    Mas, IMPORTANTE: Você precisa 'driblar" o sistema deles. Coloque um ano de nascimento que dê menos de 100 anos (1926, por exemplo) e, em Informações Adicionais, coloque a data correta!

    Veja como se faz aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Veja quem foi o declarante do seu nascimento, e peça a certidão dele (a) - pai ou mãe.

    Presumo que o casamento de seus pais, ambos portugueses, esteja transcrito em Portugal.

    Faça primeiro o seu processo de atribuição, é mais rápido e garantido.

    Não faça pelo Consulado, faça pelo Arquivo Central do Porto, leva uns 6 meses.

    Saindo a sua nacionalidade, mande os processos de seus filhos em uma só remessa - processos completos, sem compartilhar documentos)

    A documentação é:

    Cópia simples do assento de seu pai (ou mãe);

    Sua certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro, apostilada;

    Cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou passaporte que contenha a filiação;

    Pagamento de emolumentos no valor de 175 euros - use um cartão de crédito virtual, do app do seu banco ou tipo Nubank: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C;

    Confirmado o pagamento, vai receber, pelo email, o Formulário 1C com o recibo no cabeçalho. Imprima-o frente e verso, colorido, preencha sem rasuras e leve ao Cartório para assinar e reconhecer a firma por autenticidade.

    Coloque tudo em um envelope e envie, pela DHL, para o Arquivo Central do Porto. Em uns 6 meses, você será português.

    Arquivo Central do Porto

    Rua Visconde de Setúbal, nº 328

    4200-498 – Porto

  • VAMOS LÁ...


    Fiz a solicitação pelo civil online desta forma, porem foi recusada o pedido de certidão.

    O pedido de certidão de registo civil n.º 203514/2021 foi actualizado para o estado Recusado.

    Então não preciso transcrever o obito, basicamento preciso focar em conseguir as certidoes de nascimentos

    li em algumas discussoes e fiz o pedido do meu pai nascido em 1918 em "Archeevo de Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira." pois eles só fornecem certidões abaixo de 1920 e estou no aguardo para saber se esta certo.

    Quando a minha mãe nascida em 1921 me informaram para pedir junto  "Conservatória de São Vicente", porem não estou conseguindo solicitar.

    Sim meus pais se casaram em portugal mesmo....e na minha certidão de nascimento foi meu pai foi o declarante.

    Pelo que entendi necessito é de Cópia simples do assento de seu pai (ou mãe); Ou precisaria ser dos dois?

  • Apos re-ler entendi que necessito somente da certidao do meu Pai, qual foi declarante do meu nascimento. E os demais são documentos e certidões minhas que já providenciei

  • @Leticialele, consegui a certidão do meu pai junto "Archeevo de Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira." 


    Somente com essa imagem já serve de "copia simples"? Ou é necessário pedir a copia certificada?

    acima tinha mandando outras duvidas se poder me ajudar, serei grato.

  • @Leticialele...a unica questão que estou em dúvida é sobre a transcrição do obito, pois quando me informei no consulado aqui de SP, eles disseram que seria necessaria a transcrição antes.


    Fazendo por Porto como mencionou, não tem necessidade?

  • Bom dia!

    Você tem que mandar a certidão certificada pelo Arquivo da Madeira, só a cópia não será aceita.

    Eles aceitam cópia simples das certidões informatizadas porque podem fazer consulta ao sistema para verificar sua autenticidade.

    Mas as certidões que não estão informatizadas têm que ser mandadas certificadas!

  • @Leticialele

    o grande problema está na forma de pagamento. o unico acessível seria por vale postal, pois os demais são para pagamentos para quem reside em portugal. Mas irei faze-lo então. Muito obrigado!!

  • @Brunocaboz , pedi uma certidão à Direção Regional de Cultura dos Açores. Assim que mandaram o orçamento, fiz um vale postal, escaneei e mande, pelo mesmo email que me mandou o orçamento, para lá.

    Já recebi a certidão, levou 20 dias para chegar!

  • @Leticialele uma outra duvida, pode ser a certificação digital que eles oferecem? ou precisa ser o "documento certificado em papel e remetido por correio postal"

  • @Brunocaboz , eu sempre pedi o documento certificado em papel, remetido por correio. Confesso que não sei se a certificação digital é aceita. Presumo que sim, mas não posso afirmar com certeza.

  • @Brunocaboz aconselho a pedir a certidão certificada em papel. Ponta Delgada por ex, não aceita a certidão digital fornecida on line.

  • Bacana...

    Estou aguardando chegar a certidão da madeira para enviar os documentos.

    Se surgirem novas duvidas vos informo. Obrigado.

  • BrunocabozBrunocaboz Member
    editado June 2021

    @Leticialele ENVIEI A DOCUMENTAÇÃO E JA FOI RECEBIDO ONTEM NO Arquivo Central do Porto. Agora aguardo uma mensagem deles para informar o andamento do processo?

    Este envio é manuseado por: DHL Express

    Código de rastreamento: 26XXXXXXXX (editado pela moderação)

  • editado June 2021

    @Brunocaboz , aguarde, vão mandar um email com o número do processo e a chave de acompanhamento pelo site https://nacionalidade.justica.gov.pt/

    Preste atenção, também, na caixa de spam

    Boa sorte!!

  • Muito obrigado!! @Leticialele

  • @Leticialele BOA NOITE.

    FIZ O ENVIO DOS DOCUMENTOS A PORTO, E RECEBI A NUMERAÇÃO ELA ESTA "Os serviços estão a preparar a documentação e informação para a análise do seu pedido."

    TENHO ALGO A MAIS PARA FAZER, OU É SO AGUARDAR?

    OBRIGADO

  • @Brunocaboz , aguarde. Vai demorar um tempo nesta fase. Em uns 5 meses, vai pular subitamente e, se não houver exigência, vai direto para a aprovação.

    Relaxe, vai dar tudo certo

  • MUITO OBRIGADO

  • BrunocabozBrunocaboz Member
    editado November 2021

    Boa noite tudo bem @Leticialele ?

    O processo chegou a bolinha 4 esta amarelo e tem essa informação abaixo.

    ''O seu processo não está completo, tal como foi notificado.

    O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta.

    Se no prazo indicado ainda estiver incompleto, será objecto de indeferimento.''


    Mas nao recebi nenhuma notificação de qual documento esta a faltar, poderia me ajudar

  • editado November 2021

    @Brunocaboz , pode ligar para a Linha de Registo (de 6 às 14h, horário de Brasília) e perguntar qual foi a exigência.

    +351 211 950 500

    Coloque 20 reais de crédito no skype e use para fazer a ligação

    Ou mande um email para rcentrais.admin@irn.mj.pt e peça para verificarem qual a exigência.

  • Boa tarde tudo bem @leocarreiro@Leticialele infelizmente já tem 10 dias que enviei o e-mail e nesse numero de telefone fala que trata somente do cartao cidadao, poderia me ajudar.


    obrigado

  • @Brunocaboz , para o Cartão cidadão o número é outro!

    O número da Linha de Registos é +351 211 950 500 Opção 1, Opção 1

    Ligue às 6h da manhã, é o início do expediente, fica menos tempo aguardado atenderem,

  • BrunocabozBrunocaboz Member
    editado January 2022


    Boa tarde.

    Gostaria de agradecer toda a atenção que teve comigo. Enviei a certidão que eles pediram em papel timbrado do acervo da madeira diretamente para eles, e em 10 dias saiu da bolinha 4 para a 7.

    Informando que ja sou um cidadao portugues.

    Muito obrigado de verdade, jamais conseguiria se não fosse a @Leticialele..

    obrigado, obrigado.


    {Imagem removida pela moderação, por conter dados pessoais]

  • Uma outra duvida agora, para meu filho fazer o pedido da dele preciso aguardar ser criado o registro de cidadão correto?

    irei receber alguma documentação em casa, ou somente informativo por email?


    Obrigado

  • @Brunocaboz , parabéns!!! Mais uns 15 dias para sair o registo

    Removi a imagem que você postou porque o Fórum é público, qualquer pessoa pode acessar, e nunca se sabe o que podem fazer com nossos dados!!

    Normalmente, a Conservatória manda uma carta com uma cópia do assento, ou, dependendo do Conservador, um email com o registo em pdf.

    Mas, se depois que o registo for criado você precisar com urgência, pode pedir ao civil online ao custo de 10 euros - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Assim que tiver o registo, mande o processo de seu filho para o ACP e, em 6 meses, ele será português!!

    Comemore com muito vinho e bacalhau!!

  • Boa tarde @Leticialele sabe me dizer se o apostilamento de haia tem validade? Pois meu filho tinha pedido as certidões dele junto da minha em Março de 2021, ele ainda podera usa-la?

  • @Brunocaboz , sim, pode usar. As certidões têm 1 ano de validade entre a emissão e a entrada na Conservatória.

  • @Leticialele Boa noite. gostaria de confirmar se ainda são esses documentos que preciso para os pedidos de cidadania dos meus filhos.

    A minha maior dúvida é se a copia simples do meu assento que recebi por email serve, ja que quando fiz a minha tive que fazer a original pelo cartorio e encaminhar a ACP......

    Cópia simples do assento de seu pai (ou mãe);

    Sua certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro, apostilada;

    Cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou passaporte que contenha a filiação;

    Pagamento de emolumentos no valor de 175 euros - use um cartão de crédito virtual, do app do seu banco ou tipo Nubank: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C;

    Confirmado o pagamento, vai receber, pelo email, o Formulário 1C com o recibo no cabeçalho. Imprima-o frente e verso, colorido, preencha sem rasuras e leve ao Cartório para assinar e reconhecer a firma por autenticidade.

    Coloque tudo em um envelope e envie, pela DHL, para o Arquivo Central do Porto. Em uns 6 meses, você será português.

    Arquivo Central do Porto

    Rua Visconde de Setúbal, nº 328

    4200-498 – Porto


    Muito obrigado

  • @Brunocaboz , sim, tudo correto, se seus filhos são maiores.

    Seu assento português é informatizado, por isso, basta colocar o número no Formulário e eles acessam pelo Sistema, para verificar a veracidade, ou mandar uma cópia simples.

    Se seus filhos são menores, o processo é gratuito!

    Os processos podem ser enviados juntos, mas não podem compartilhar nenhum documento! Cada um tem que ir completo.

  • @Leticialele duas duvidas, antecedentes criminais não precisa? diploma da faculdade faço o apostilamento e mando junto?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.