Atribuição para filhos de português por procuração

Pesoal alguem pode me ajudar pq agora deu o desespero ...

Eu e meus irmãos demos entrada na atribuição nossa porém a conservatória disse que meu irmão tem que enviar uma nova procuração para minha prima que mora em portugal e um novo formulário porém esse meu irmão não está aqui no Brasil...

Assim que deu entrada nos documentos em portugal ele foi para os eua ...

Porém sou procuradora dele no Brasil será que alguem pode me dizer se posso assinar por ele o formulário???

Comentários

  • Outra duvida o advogado dele aqui no brasil também tem uma procuração será que ele conseguia resolver esse problema?

    Estamos em um beco sem saida pois a minha nascionalidade e do meu outro irmão ja saiu so a dele que enrosco por conta de erro de ortográfica...

  • @Leticia54 , seu irmão pode imprimir o formulário nos EUA e levar a qualquer Consulado Português para reconhecer a assinatura presencialmente.

    OU o advogado aqui no Brasil pode fazer isso por ele e mandar cópia autenticada e apostilada da procuração

  • @Leticia54

    A Leticialele sugere que se reinicie o processo, enviando um novo form-1C. Entretanto, isso pode criar outros problemas. Ao enviar o primeiro formulário-1C com um endereço local em PT, isso gera um andamento diferente para o processo. Consultas ao SEF sobre status migratório. O pagamento no primeiro formulário que já foi processado, e coisas assim.

    Seria dar uma solução à exigência que é diferente do que foi solicitado.

    Sugiro fazer antes uma consulta na conservatória se ao invés de outra procuração, seria aceitável trocar o form-1C por outro, assinado pelo próprio requerente no consulado português, para sanar a exigência.

    Também, nos EUA estão passando por uma situação singular após a troca do embaixador português no início de 2020. Alguns diplomatas se demitiram, e consulados encerraram a atividade. Dependendo de onde ele reside, pode ter dificuldade em conseguir um consulado ainda em funcionamento.

    Pequenas decisões (talvez por desconhecimento), podem causar grande transtorno. Se ele tivesse assinado o form-1C presencialmente no cartório e enviado por DHL diretamente do Brasil, nada disso estaria acontecendo. Só de colocar a irmã, já atrasou o processo em 30 dias. Agora com a exigência, atrasará 60-90 dias (além dos 30 iniciais). Ou 1) o requerente assina, ou 2) o procurador tem que ser um advogado estabelecido, ou 3) a procuração tem que ser específica, feita pessoalmente no consulado (nessa ordem).

  • Pessoal eu agradeço por vcs me ajudar...

    Porem o documento que foi enviado para o processo da primeira vez foi assinado pelo meu irmão porem ele preencheu errado alguma coisa e a conservatória pediu um novo formulário porem minha preocupação é pq ele quando mandou o primeiro formulário ele estava no brasil e pouco depois foi para eua agr estou com medo de mandar outro formulario dele com reconhecimento de firma vindo dos eua e dar divirgencia entende...

    Sera que eu sendo procuradora não consi resolver...

  • @Leticia54

    Se você (ou sua prima) não está listada como procuradora no form-1C, não pode fazer nada. Se sua procuração não for especīfica para nacionalidade, passada em cartório português, não pode fazer nada.

    No entanto, você disse duas coisas que não deviam estar juntas:

    • a conservatória disse que meu irmão tem que enviar uma nova procuração para minha prima que mora em portugal
    • e um novo formulário [1C]

    Seu irmão assinou o form-1C presencialmente no cartório, e fez a certificação por autenticidade?

    • Se foi ele quem assinou então faça como a Leticialele disse: Um novo form-1C, preenchido, assinado presencialmente no consulado português e certificado. Pode ser o consulado de onde ele estiver. O lugar é irrelevante.
    • Se sua prima assinou o form-1C no lugar dele e certificou, então ela tem que ter a procuração certa pra poder refazer.

    Você certamente tirou uma cópia da documentação antes de remeter, com o form-1C já certificado. Olhe lá quem assinou, e se a certificação feita no cartório está escrito "por autenticidade". (não serve se for "por semelhança")

    Seria útil se você postasse a carta de exigência, ao invés de uma informação passada de pessoa a pessoa. Um PDF ou foto. Também do form-1C, somente a parte do carimbo de certificação do cartório.

  • Pessoal a minha prima mandou hoje pra mim...

    Acho que agr fica mais facil...

  • @Leticia54

    É. Como eu imaginava, o caso se complicou mesmo. De todo lado. Eu não sei como ajudar.

  • @Leticia54 , seu irmão tem que fazer uma NOVA procuração, incluindo o texto informado pela Conservatória, para a MESMA procuradora que assinou o processo. A assinatura dele tem que ser reconhecida por autenticidade. Pode fazer o reconhecimento presencial da assinatura em QUALQUER Consulado português próximo da cidade dos EUA em que ele está. Costumam cobrar US$25 pelo serviço; E

    Certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro, apostilada!

    Faça exatamente o que estão pedindo, não tente inovar, como trocar de procurador.

  • Pessoal muito obrigada

  • Bom dia, tenho duas dúvidas. Meu pai fez atribuição e hoje reside em Portugal e vai fazer minha atribuição como procurador, sou maior.

    1 A cópia do cartão cidadão dele deve ser autenticada? Ou cópia simples? Se for autenticada, qual tipo de Conservatória faz?

    2 Presencialmente qualquer conservatória de registros dá entrada no processo? Ou só registros central?

  • Boa noite.

    Vamos dar entrada na cidadania da minha sogra. Primeiro ela, depois meu marido etc. Não precisa fazer procuração não né? Essa procuração seria só para caso fosse dar entrada lá em Portugal presencialmente né? É só preencher o 1C, reconhecer por autenticidade e todo aquele passo a passo sem procuração, certo?

  • @Tatisp1984

    Questões correlatas devem ser colocadas em um mesmo tópico, como aquele em que estamos conversando.

    A procuração deve ser em última circunstância.

    As unicas coisas que o Requerente deve fazer é assinar o formulário 1C por autenticidade e fazer uma PV, o que pode ser feito em uma única visita a um cartório com o Requerente idoso.

  • @guimoss obg! Achei que eu tinha que perguntar nesse outro tópico.

  • guimossguimoss Beta
    editado September 2022

    @Tatisp1984

    É melhor tirar um dia e levar o idoso, mesmo.

    É mais rapido e menos burocrático.

    A questão da assinatura vale para todos os requerimentos feitos a Portugal, como uma transcrição ou resposta e uma exigência, se acontecer e precisar.

    Abraços

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.