Duvidas sobre o precesso de Cidadania Portuguesa

Ola pessoal, estou fazendo meu processo de cidadania aqui em Portugal pois sou bisneto de Portugues e meu avo e meu pai estão vivos. A minha duvida e que quando fui a conservatoria me disseram que o meu pedido de cidadania pode ser negado pois a lei não garante a cidadania para bisnetos e que e apenas uma hipotese, nada concreto.
A segunda duvida e que a funcionaria do conservatorio me disse que posso fazer direto para mim tipo.. me pediu a certidão de nascimento do meu bisavo, a da minha avo, a do meu pai e a minha certidão e disse que posso preencher o formulario, pagar a quantia de 175 euros e fazer direto para mim...... sera que e possivel assim ou não...por favor me ajudem.
Desde ja agradeço

Comentários

• Juliano,

ateh onde eu saiba, voce nao pode fazer direto pra vc, uma vez q vc eh bisneto.

Comece com a atribuicao do seu avo e em seguida do seu pai e posteriormente voce. Se esta em Portugal fica tudo mais facil.

Vc ja tem as certidoes dos seus bisavos ?
  • ja tenho a certidão do meu bisavo.
  • ok Cibele valeu pela resposta e para dar a entrada na cidadania de minha avo o que eu preciso e qual e onde consigo este formulario...
  • Sao ambos os seus bisavos portugueses ?

Se sim, vc vai precisar:

1. Procuracao publica da sua avo para voce, assinada presencialmente em cartorio e legalizada no consulado.
    2. Certidao de nascimento de inteiro teor da sua avo com firma reconhecida e legalizada pelo Itamaraty e pelo consulado.
    3. Copia autenticada do RG da sua avo legalizada no consulado.
    4. O formulario Modelo 1C voce preenche e assina apenas na conservatoria onde vc vai entregar esses documentos ( preencha nos campos indicados desse formulario o ano e assento de nascimento do seu bisavo ou bisavo, daquele que declarou o nascimento da sua avo ! )

Soh isso !
  • Juliano,

lendo novamnte seus posts, ora voce diz seu avo ora vc diz sua avo, quem e filho do portugues ? Toda a geracao do portugues esta viva ? Filho e neto ?
  • toda a geração esta viva e a minha avo e a filha do portugues.
  • Juliano,

soh pra me certificar, diga-me se foi o portugues o declarante do nascimento da sua avo, sendo assim, nao vai precisar de transcricao de casamento, e ai os documentos pra atribuicao sao soh esses mesmos.
  • Oi Thiago,

se seu pai foi o declarante do seu nascimento, vc nao precisa transcrever o casamento dele.

Faca via correio, direto pra CRC ( Conservatoria dos Registros Centrais ) em Lisboa.

Voce vai precisar:

1. Sua Certidao de Nascimento de Inteiro Teor reconhecida firma e legalizada pelo Itamaraty e pelo consulado.
    2. Copia autenticada do seu RG e legalizar a copia no consulado.
    3. Requerimento Modelo 1C preenchido e assinado presencialmente em cartorio e legalizado pelo consulado.

4. Certidao de nascimento do seu pai ou se vc ja tiver uma, somente preencher os dados dessa certidao no Requerimento ( numero e ano do assento, freguesia e concelho )

Mandar tudo via sedex mundi pra CRC, pagar a taxa de 175,00 euros no correio ( DINHEIRO CERTO ) e pronto !

Soh isso !
  • Thiago,

se voce esta no Rio de Janeiro, entao vc assina o formulario no proprio consulado do Rio, na presenca do funcionario.
  • sim cibele o declarante foi o portugues mesmo.
  • Entao Juliano, eh o que falei acima mesmo.

Boa sorte !
  • CIBELE

tenho uma duvida , filho de portugues cuja seu pai foi o declarante de seu nascimento, precisa ou nao averbar o casamento em portugal ,para que seus filhos tenham direito a cidadania.
    obrigado.
  • Rogério

a resposta é NÃO! :)

não é necessário.
  • Rogerio,

como a Lara falou, nao precisa transcrever casamento se o portugues eh o declarante !
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.