Tenho os dados dos meus bisavós, mas estou procurando os dados de meu avô português.

Pessoal, preciso de ajuda.

Tenho dados completos do meu bisavô, mas preciso dos dados de meu avô:

BISAVÔ: Carlos Piedade

Filho de Manuel Piedade e Francisca Augusta Gonçalves

Nascido em 28 de Outubro de 1899. Faleceu em 1957.

Freguesia do Campanário, Ilha da Madeira.

Esposa Maria Elisa Gonçalves, com quem teve meu avô. É dele que busco a certidão:


1. Nome do português: João Maximiano da Piedade (como é comum, encontrei um documento em que diz que o nome dele era João Maximiano Gonçalves da Piedade. Mas no Brasil, todos os documentos dele estão sem o nome Gonçalves).

Nascido em 12/02/1930 em Portugal.

Filho de: Carlos Piedade

Mãe: Maria Elisa Gonçalves

2. Freguesia: Não sei. Mas certamente na Ilha da Madeira.

3. Data da emigração: Não sei.

4. Porto de desembarque e o nome da cidade onde o português se fixou: Provavelmente em algum porto do Rio de Janeiro (antigo distrito federal).

5. Informar se emigrou junto com a família ou sozinho: Sozinho.

6. Estado civil na época da emigração: Solteiro.

7. Nome da esposa e/ou filhos:

Conjugue: Célia Dias da Piedade (brasileira), casou anos depois, aqui no Brasil.

Comentários

  • JosioliveiraJosioliveira Member
    editado March 2021

    pessoal, boa tarde!

    Será que alguém pode me orientar?

    Tenho poucas informações sobre meu bisavô, Luiz José Pinto de Sousa, nascido em Portugal, não sei em que local, no ano de 1855, não tenho o dia e mês, filho de José Pinto de Sousa e Hermelinda de Sousa, veio para o Brasil não sei quando, casou-se e constituiu família no Arraial de Jequitaí, em Minas Gerais, teve a primeira filha em junho de 1887, faleceu no dia 23/02/1930, no mesmo Arraial, época em que já era viúvo da minha bisavó Florinda Norberta de Queirós. Apesar das poucas informações que tenho, já descobri que ele tinha um irmão em Jequitaí, cujo nome era Manoel José Pinto de Sousa e outro em Mogi das Cruzes/SP cujo nome era Antônio José Pinto de Sousa, entretanto, os parentes dos meus tios-bisavós também não sabem me dizer onde eles nasceram nem quando vieram para o Brasil. Alguém sabe me orientar para que eu consiga avançar na minha pesquisa?

  • @Ta Lita , com os dados que você tem, pode pedir a certidão pelo civil online https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Coloque todos os dados que já tem, em Distrito/Concelho/Freguesia, coloque:

    Madeira/Ribeira Brava/Campanário.

    Em Informações adicionais, diga que não tem certeza do Concelho e Freguesia.

  • @Ta Lita

    a data de nascimento é 21/02/1930. Com essa ficha consular nem precisa da certidão de nascimento, mas se achar melhor solicite no site do civilonline informando uma freguesia qq do concelho de Campanário:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-89HC-8N1J?i=133&cc=1932363&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQKBT-L9HK

  • Obrigada, @Guilherme Moreira e @Leticialele

    Vocês são geniais!

    Minha maior dúvida é quanto a essa diferença no nome. Nenhum documento brasileiro aparece o Gonçalves.

    Mas se com a ficha consular já consigo, está tudo certo!

    Gratidão demais!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.