Cidadania por atribuição - Dúvida
Meu pai é português e meus pais não são mais casados. Gostaria de saber se para pedir a cidadania diretamente em Lisboa pelo correio preciso primeiro transcrever o casamento dos meus pais.
Se alguém puder me ajudar desde já agradeço.
Abs
Se alguém puder me ajudar desde já agradeço.
Abs
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Se foi o seu pai quem fez seu registro de nascimento, vc não precisa transcrever o casamento, basta o numero e ano de acento dele, e nome do concelho, freguesia e conservatoria de onde ele foi registrado, a sua certidão de nascimento de inteiro teor com firma reconhecida do funcionario que emitir, legalizar no itamaraty e autenticar no consulado, xerox autenticada de seu RG e autenticar no consulado, requerimento modelo 1C preenchido e SOMENTE assinado na presença do funcionario do consulado para que ele autentique a sua assinatura, depois fazer um vale postal(DINHEIRO CERTO) no correio no valor equivalente a 175 euros , anotar o numero desse vale no req.1C e enviar tudo pelo SEDEX MUNDI, para a CRC de Lisboa.
só complementando o que a Sandra disse, seu caso é dos mais fáceis, pois seu pai é português e se foi ele que declarou seu nascimento, fica ainda mais fácil realmente. Eu vi que vc é de SP e lá não dá pra fazer quase nada pessoalmente, vc terá que assinar o fomulário 1C em um cartório na frente do funcionário e pedir para colocarem um selo de firma reconhecida por autenticidade. Daí seu formulário poderá ser enviado para o consulado junto a sua certidão de nascimento de inteiro teor e a cópia do seu RG (que vc já tira quando for ao cartório assinar o formulário).
No consulado de SP as legalizações são feitas somente pelo correio, depois a gente pode te dar mais dicas. Mas em geral é rápido, em 1 semana eles devolvem tudo.
Já vai conferindo o formulário que vc terá que preencher (super simples)
http://www.rnpc.mj.pt/formcent/impressos
(imprima colorido)
Obrigado pela resposta.
Eu fiquei em dúvida porque http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_
E na minha certidão de nascimento (na velhinha que tenho comigo desde que nasci) nas observações está dizendo que meus pais foram casados em cartório x. Ai fico com medo de mandar a documentação pra eles em Lisboa e voltar por causa disso.
Mesmo assim não preciso mesmo transcrever o casamento? Alguém com o caso parecido com o meu fez desta forma e deu certo?
Obrigado
Obrigado pela resposta! Meu pai foi o declarante na minha certidão, acabei de ver isso. Se for dessa forma realmente é um caso bem simples.
meu caso é exatamente como o seu, o meu pai é (agora) português e foi ele o declarante do meu nascimento. Para minha atribuição eu fui pessoalmente em Lisboa e meus documentos foram conferidos primeiro por um funcionário de triagem e depois os docs subiram e foram conferidos tb por uma conservadora e obtive poucos minutos depois a confirmação de que realmente para efeito da minha atribuição o que importava era o fato de o meu pai ter declarado meu nascimento (o que basta como prova de reconhecimento na menoridade), não foi necessário transcrever o casamento dos meus pais, portanto. Foi assim tb com a atribuição do meu pai (que foi feita pelo correio), meu avô português declarou o nascimento de meu pai, mas não foi necessário transcrever o casamento dos meus avós.
Há outros casos aqui na comunidade. Pode mandar sem medo nenhum!!
Na Lei manda averbar o casamento ou fazer prova deste. Na sua certidao vira a prova que vc e filho de portugues com brasileira. Mesmo casando de fato, eles sabem que uniao no Brasil e igual se assinar papeis. Boa sorte Portuga, vai se acostumando
Irei por atribuicao e tenho uma duvida: Tenho como tirar a minha ao mesmo tempo que o meu pai??Porque eu ouvi algo do tipo ja. Assim a minha e do meu pai correria ao mesmo tempo.
Moro na Irlanda, e pensei em ir direto a potugal para dar entrada em tudo, mas pelo fato de o meu pai nao estar aqui a dele teria que ir pelo Brasil, e se fosse possivel a minha ao mesmo tempo que a dele os dois teria que correr pelo brasil, certo??
Ir direto a portugal ajuda alguma coisa, torna mais rapido??
Quanto tempo demora por atribuicao depois de dada a entrada??
Muito obrigada.
Não, tem que ser um processo de cada vez, primeiro seu pai, depois vc. Mas assim que vc tiver o número de assento de nascimento de seu pai, já pode dar entrada no seu processo.
>> Moro na Irlanda, e pensei em ir direto a potugal para dar entrada em tudo,
Nem vc nem seu pai precisam ir a Portugal, vcs podem fazer pelo correio, enviando tudo pra CRC de Lisboa.
>> Ir direto a portugal ajuda alguma coisa, torna mais rapido??
Eu dei entrada na minha atribuição pessoalmente em Lisboa, mas não saiu ainda, então não tenho como dizer se será mais rápido do que se tivesse feito pelo correio! rs
>> Quanto tempo demora por atribuicao depois de dada a entrada??
A do meu pai demorou 2 meses. A minha está em andamento, faz menos de 1 mês que eu dei entrada. Mas dizem que depois da primeira vai mais rápido, pq o registro do meu pai já foi feito na própria CRC de Lisboa.
nao tem problema voce e seus irmaos darem entrada junto, nao faz diferenca. Claro, mandar o processo de cada um organizado e separado, mas pode mandar pra CRC tudo no mesmo envelope ( pagando uma unica taxa de correio, boa economia ! ).
Nao precisa mandar a certidao do seu pai, a CRC providencia uma certidao pra eles, so mesmo preencher os dados no formulario.
Os documentos para pedido de atribuicao sao;
1. CERTIDAO DE NASCIMENTO DE INTEIRO TEOR ( Legalizada no Itamaraty + Consulado ).
2. Formulario 1C preenchido e assinado presencialmente ( Legalizado no consulado )
3. Copia autenticada do RG ( Legalizada no consulado ).
Se voce ja tem seu casamento averbado na certidao de nascimento ( que seria o ideal ) nao precisa mandar a certidao de casamento, mas se nao tem, voce tem a opcao de averbar ou mandar uma copia da sua certidao de casamento pra que possam ver a mudanca de nome.
Bom, a certidao de meu avo foi encontrada por uma amiga portuguesa em Lisboa, sem problemas nenhum, ja que meu avo nasceu no DISTRITO DE BRAGANÇA - FREGUESIA DE FREIXO DE ESPADA À CINTA.
O que acontece eh que hoje ela retornou para retirar a certidao e a funcionaria simplesmente disse que nao estava mais com a certidao, que ou entregaram para a pessoa errada ou perderam!
Nao sei o que fazer agora, a certidao de meu pai ja foi par ao itamaraty para ser autenticada e isso do meu avo complicou tudo.
Sera que alguem pode me ajudar??
Muito obrigada
se voce tem os dados do seu avo, voce pode fazer o pedido da certidao pelo portal do cidadao. Chega em aproximadamente duas semanas na sua casa, ou, pede pra sua amiga pedir outra certidao na conservatoria.
E nao tem problema que seus documentos ja foram para o Itamaraty, ainda tem tempo pra pedir uma nova certidao. Os documentos nao vao expirar tao rapido, tem um ano de validade !