Não sei se tenho direito a cidadania

Olá, gostaria de conseguir a certidão para o meu pai que é neto de português, para ele passar para mim. Somente meu pai está vivo. O problema é o seguinte, na certidão de nascimento simples brasileira que eu tinha foi dito que meu avô teria sido o declarante dele mesmo no cartório. Achei estranho isso, e pedi a cópia reprográfica , na cópia reprográfica diz que meu avô foi registrado aos 17 anos e que meu bisavô (tutor nato) estava assistindo ele,deste jeito " compareceu (avô) de menor, assistido pelo seu tutor nato (bisavô), português , casado, residente neste distrito (SP), o qual apresentou um mandado judicial devidamente assinado pelo Juiz e que fica arquivado ainda de acordo com a letra A do Decreto Lei Federal 1116 , de 24 de fevereiro de 1939" É relatado a filiação. Aí mais para frente "Nasceu (avô ) o declarante" Não há assinatura do meu bisavô, nem do meu avô, somente das testemunhas.

Gostaria de saber se tenho chances de tirar o processo de cidadania para o meu pai com isso na certidão. Já achei as certidões portuguesas.

Comentários

  • Fiquei com duas duvidas ao interpretar o caso:

    1. Seu bisavô é português e registrou o filho dele (seu avô) ainda na menoridade (aos 17 anos) - não entendi exatamente a que se refere o processo judicial. Foi uma paternidade imputada judicialmente contra a vontade dele (ou seja, não foi um reconhecimento espontâneo)?
    2. seu avô registrou o filho dele (seu pai, quem está vivo e vai requerer a cidadania) também na menoridade?


  • Oi Renatoss , 1. Eu não sei exatamente a que se refere esse mandado judicial, queria saber se isso é comum, se aconteceu com mais alguém.

    2. Meu pai foi registrado na menoridade. O único problema é na certidão de nascimento do meu avô, diz que ele estava junto no cartório

    . Meu pai me falou que meu bisavô pode ter ficado cego, pois houve um incêndio na casa onde morava.

  • @Amandasouza , se teve ordem judicial, você terá que homologar a sentença em Tribunal português, antes de pedir a nacionalidade. No processo, deve ter a explicação porque seu pai foi o próprio declarante de seu nascimento, em um registro tardio.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.