Meu casamento já foi transcrito em Portugal?

Bom dia,

Minha esposa em 2016 fez a solicitação da cidadania como neta de portugueses e recebeu o cartão do cidadão em 2017.

Logo após fizemos a solicitação da cidadania de nossa filha como bisneta de portugueses e ela também já recebeu o cartão do cidadão.

Eu agora quero iniciar meu processo da solicitação da cidadania pelo casamento mas não conseguimos lembrar se nosso casamento já foi transcrito em Portugal. Minha dúvida é: ao fazer a solicitação da cidadania para nossa filha posso entender que obrigatoriamente nosso casamento foi transcrito como parte do processo?

Comentários

  • @ClaudioSchmidt...

    Procure utilizar uma discussão sobre Transcrição para obter as informações...Ajuda você a encontrar o que procura...Ajuda os demais foristas a encontrarem as informações que procuram sobre determinado assunto...

    Peça uma Certidão de Nascimento Portuguesa de sia esposa aqui...:

    https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/

    Se o casamento estiver transcrito...Aparece a Averbação na segunda folha...

  • Obrigado @Nilton Hessel.

    Eu imaginei que já pudesse subentender que ao fazer a cidadania da nossa filha o processo de transcrição era um passo obrigatório, então nem precisaria buscar mais informações.

    Se eu fizer uma consulta pelo e-mail rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt como indica este tópico consigo uma resposta? https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9538/como-saber-se-o-casamento-foi-trancrito/p1

  • @ClaudioSchmidt...

    Você tem razão...Se o Português em questão é mulher...(Sua esposa)...Na grande maioria dos casos ela não poderia transmitir a Nacionalidade Portuguesa para a filha sem antes ter transcrito o casamento...Mas quanto a isso tem que ver alguns detalhes...Tais como...: Se sua esposa alterou o nome ao se casar...Quem foi o declarante do nascimento da filha.............

    Além disso se sua esposa tinha a Nacionalidade Portuguesa derivada...(E pelas informações fornecidas por você...Era a derivada)...Nada poderia ser feito antes da Conversão dessa Nacionalidade em Originária...

    _______________________________________________________________________________________

    Você fez esses processos por um Consulado...?

    Veja...A maneira como você apresentou a questão me deixou um tanto confuso...Vamos tentar entender melhor...:


    "...Minha esposa em 2016 fez a solicitação da cidadania como neta de portugueses..."

    Os processos de Netos dessa época concediam a Nacionalidade Derivada...Que não permitem transmitir aos filhos...Assim sendo...A não ser que sua esposa tenha feito a conversão da Nacionalidade Derivada em Originária ela não poderia transmitir a Nacionalidade Portuguesa para a filha...

    "...Logo após fizemos a solicitação da cidadania de nossa filha como bisneta de portugueses..."

    Não existe processo de Bisneto...Ou a Nacionalidade é transmitida a um filho...Ou a um neto do Português em questão...Como mencionei acima...Sua esposa só poderia ter transmitido a Nacionalidade para a filha após a conversão...Que ERA um processo relativamente moroso nessa época...

    "...Minha dúvida é: ao fazer a solicitação da cidadania para nossa filha posso entender que obrigatoriamente nosso casamento foi transcrito como parte do processo?..."

    A Transcrição não é parte de outro processo...A Transcrição de Casamento é um processo independente e é tratado à parte...

    Contudo...Se esses processos foram feitos por um Consulado...É provável que sim...Os Consulados costumam trabalhar de uma maneira que causa essa confusão...As pessoas fornecem os documentos solicitados...Pagam as taxas e não são...Digamos...Bem informados sobre o que exatamente está sendo feito...(Na minha opinião...Falta também um pouco de atenção por parte do requerente nesses casos)...

    Não seria a primeira vez aqui no Fórum que alguém que tenha feito uma sequência de processos por algum Consulado venha aqui no Fórum levantar questão sobre ter ou não ter tido o casamento transcrito nesse "Pacote"...

  • editado March 2021

    SIM...!!! @ClaudioSchmidt ...Faça isso...Tente obter...(Confirmar)...A informação por aí...:

    "...Se eu fizer uma consulta pelo e-mail rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt como indica este tópico consigo uma resposta? https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9538/como-saber-se-o-casamento-foi-trancrito/p1 ..."

    E se puder disponibilizar mais detalhes sobre como...E por onde essa sequência de processos foi feita...Fica mais fácil compreender e responder sua questão...

  • Boa noite @Nilton Hessel . Mais uma vez muitíssimo obrigado pelas informações.

    Vou tentar explicar mais um pouco como foi o processo de minha esposa. Os portugueses originais eram os avôs paternos dela, nascidos na Ilha da Madeira no final dos anos 1800 e se casaram também na Ilha da Madeira em 1906. Tiveram 3 filhos lá e depois vieram para o Brasil. O pai da minha esposa, meu sogro, já é nascido no Brasil.

    Lá pelo ano de 2011 minha esposa (ela é nascida no Brasil) resolveu fazer o processo para conseguir a cidadania portuguesa. O primeiro passo foi fazer a cidadania do meu sogro, filho de pai e mãe portugueses naturais. O processo todo foi feito através do Consulado de São Paulo e demorou quase 5 anos. A maior dificuldade foi ajuntar toda a documentação mas, na época eu fazia muitas viagens para Portugal a serviço e tinha amigos lá que nos ajudaram. A cidadania dele saiu em maio de 2016.

    Logo em seguida minha esposa fez o pedido para a cidadania portuguesa, tendo como base agora a cidadania do pai dela. Mais uma vez o processo foi todo feito no Consulado de São Paulo e em um ano, em maio de 2017, ela recebeu a cidadania portuguesa.

    Em seguida minha esposa fez o pedido para a cidadania portuguesa de nossa filha (também nascida no Brasil), novamente no Consulado de São Paulo. O processo dela demorou 15 meses, saindo em agosto de 2018.

    Das suas questões posso dizer que minha esposa alterou sim o nome após o casamento (casamento que aconteceu no Brasil) e o declarante do nascimento da nossa filha fui eu mesmo.

    Eu lembro que ao fazer tanto o processo da minha esposa quanto o da minha filha tivemos que incluir nossa certidão de casamento apostilada e também a minha certidão de nascimento original (cópia do livro de registro) também apostilada.

    Todos os processo foram feitos pela minha própria esposa, sem nenhum apoio de advogado. Realmente ela fez o que você diz: enviou os documentos solicitados, pagou as taxas e ficou esperando.

    O caso do pai dela foi o mais difícil pois o avô dela chamava Manoel Gonçalves. Quando chegou no Brasil, via Porto de Santos, disseram para ele que era um nome muito comum e ele resolveu se registrar aqui como Manoel Gonçalves dos Santos. Daí todos os documentos dele e dos filhos no Brasil tem este nome, enquanto os documentos portugueses era só Manoel Gonçalves. Deu muito trabalho provar que eram a mesma pessoa. O Consulado daqui chegou a pedir uma tradução juramentada das certidões de nascimento e casamento dele. Detalhe - tradução juramentada do português para o português... A coisa só destravou porque resolvemos fazer uma viagem para a Ilha da Madeira para meus sogros conhecerem e lá juntamos mais documentos de parentes e fizemos um dossiê para provar que eram a mesma pessoa. O Consulado aceitou.

    Ah, eu localizei este extrato anexo do pagamento do processo da minha esposa que consta um "Processo de Casamento". Não seria ele a Transcrição de nosso casamento?


  • editado March 2021

    Agora ficou claro @ClaudioSchmidt...

    Essa informação...:

    "...O primeiro passo foi fazer a cidadania do meu sogro, filho de pai e mãe portugueses naturais..."

    Não bate com essa...:

    "...Minha esposa em 2016 fez a solicitação da cidadania como neta de portugueses..."

    Agora...Com esses detalhes fica claro que todos os processos foram Atribuição do Cidadão Português para seu filho...O processo de sua esposa não foi como Neta...Mas sim...Foi Atribuição como Filha de Português...Seu sogro...

    Os processos foram...:

    1 - Atribuição 1 C...Dos Avós Portugueses...(Provavelmente do Avô)...Para o filho deles...(Seu sogro)...;

    2 - Atribuição 1 C...Do seu sogro para sua esposa...;

    3 - ***A Transcrição do vosso casamento...

    ***Acredito que SIM...Esse pagamento que você apresentou...Processo de Casamento que foi pago ao Consulado...Mais o fato de você ter fornecido sua Certidão de nascimento e a Certidão de Casamento de vocês praticamente deixa como certo que vosso casamento já está registrado em Portugal...

    Além do que...Por essas questões...:

    "...Das suas questões posso dizer que minha esposa alterou sim o nome após o casamento (casamento que aconteceu no Brasil) e o declarante do nascimento da nossa filha fui eu mesmo..."

    Seria impossível fazer a Atribuição de sua filha sem ter antes transcrito vosso casamento em Portugal...!!!

    4 - Atribuição 1 C...De sua esposa para sua filha...

    Portanto...Tudo parece indicar que as portas estão abertas para iniciar seu processo de Aquisição pelo casamento...!!!

    Pode começar a se "Divertir" nessa discussão abaixo...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/240426/#Comment_240426

    Boa Sorte...!!!

  • @Nilton Hessel enviei o e-mail para consulta ao Oficial de Registros e em menos de meia hora responderam que "O seu assento de casamento consta no registo civil português e tem o nº XXX/2017 do Consulado Geral de São Paulo".

    Lá vou eu iniciar o processo para solicitar minha cidadania pelo casamento.

  • editado March 2021

    Excelente @ClaudioSchmidt ...!!!

    Então...Como mencionei acima...As portas estão abertas para iniciar seu processo de Aquisição pelo casamento...!!!

    Obrigado por compartilhar conosco a resposta obtida à consulta...

    Boa Sorte com seu processo...!!!

  • Minha luta agora será ir atrás da certidão de antecedentes criminais dos Estados Unidos. Eu morei lá por 10 meses.

    Mas eu já vi que tem um post aqui sobre isto também. Vamos em frente!!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.