Cidadania Portuguesa
Prezados Amigos Feliz 2009 para todos voces.
Quanto ao processo de Cidadania que estou providenciando, a minha história é essa.
Quando meu avó chegou a Manaus, a cada filho que nascia, o mesmo se dirigia ao Consulado Português e fazia o registro.
Sabendo desse registro, compareci com um de meus, primos ao Consulado e constatei o nome de meu Pai registrado devidamente como filho de Português.
Tirei copia desse registro e recebi de secretaria do Consulado uma lista de relação de documentos que terão de ser apresentados, para pedir a nacionalização Portuguesa.
Estou correndo atrás dos documentos, porém as certidões cartorárias que terão que ser apresentadas custam a bagatela de R$ 75,00 cada uma.
Já tenho todos os meus documentos em mão só estou esperando a certidão do Consulado, para requerer o pedido de minha nacionalização portuguesa.
Antes que eu me esqueça, pelo Consulado Portugues de Manaus a taxa do pedido de nacionalização custa R$ 513,00 (quinhentos e treze reais).
O que era difícil ficou fácil para mim, assim espero.
Estou a disposição de todos, para ajudar.
Alberto.
jabdspp8ds@gmail.comjabds@ibest.com.br
Quanto ao processo de Cidadania que estou providenciando, a minha história é essa.
Quando meu avó chegou a Manaus, a cada filho que nascia, o mesmo se dirigia ao Consulado Português e fazia o registro.
Sabendo desse registro, compareci com um de meus, primos ao Consulado e constatei o nome de meu Pai registrado devidamente como filho de Português.
Tirei copia desse registro e recebi de secretaria do Consulado uma lista de relação de documentos que terão de ser apresentados, para pedir a nacionalização Portuguesa.
Estou correndo atrás dos documentos, porém as certidões cartorárias que terão que ser apresentadas custam a bagatela de R$ 75,00 cada uma.
Já tenho todos os meus documentos em mão só estou esperando a certidão do Consulado, para requerer o pedido de minha nacionalização portuguesa.
Antes que eu me esqueça, pelo Consulado Portugues de Manaus a taxa do pedido de nacionalização custa R$ 513,00 (quinhentos e treze reais).
O que era difícil ficou fácil para mim, assim espero.
Estou a disposição de todos, para ajudar.
Alberto.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Também sou de Manaus. Sou neto de português (portuguesa, na verdade). Meu pai já deu entrada na cidadania dele e está agora aguardando a resposta. A previsão é pra Março.
Pra mim, que vou ter que tirar do meu próprio bolso, o valor dessa taxa está bem salgado e só vou dar entrada na minha cidadania em dezembro. Tomara que não fique mais caro que isso.
Aproveitando, alguém saberia dizer se esse valor vem aumentando ao longo dos anos?
Sei que o valor pode não ser o mesmo nos outros consulados, só quero ter uma idéia.
O preço em cada conmsulado muda um pouco, mas se fizer direto por Lisboa, enviando os docs pelo correio, o valor de cada cidadania e de 175 euros.
Obrigado Vitor e Sandra por terem respondido a este tópico.
Segundo a Secretaria do Consulado Português de Manaus esse Valor varia conforme o Euro, Victor.
É verdade Sandra eu achei também o valor meio salgado, porém pelo documento que me deram no consulado os R$ 513,00 reais estão dividido da seguinte forma.
1) procedimento inscrição nas c/atribuição nacionalidade....art 26 1.1 : E 175,00.
2) Certidão de nascimento do Consulado...art. 19 1 : E 15,00.
3) reconhecimento consular (certidão de nascimento)...art. 42.1 : E 20,00.
4) reconhecimento consular (presencial)...art. 46.6 : gratis
Estes dados, tirei da folha de documentos do Consulado.
(E) significa euros.
Estou esperando chegar a certidão do Consulado para poder dar entrada na minha nacionalizacão.
Sandra se fosse possível, da sua parte você fornecer algumas dicas, de como enviar os documentos via correio para Portugal, seria de grande valia, por favor nos ajude, pois eu estou aqui para ajudar quem precisar de informações sobre documentos e registros por Manaus.
O que eu puder fazer farei com o maior prazer.
Alberto.