Ajuda para encontrar Portugues

Estou precisando de ajuda pois já não sei aonde procurar por esse Português.

1. Nome do português: Manoel Francisco Soares dos Santos

Nascido aproximadamente em 1873/1874. Falecido em 10/08/1944 aos 71 anos.

Filho de: Ignacio Francisco e Maria Rosa.

(Não faço ideia de onde saiu o "Soares dos Santos" no nome do Manoel).

2. Freguesia: Não sei.

3. Data da emigração: Não sei.

4. Porto de desembarque e o nome da cidade onde o português se fixou: Provavelmente em algum porto do Rio de Janeiro (antigo distrito federal).

5. Informar se emigrou junto com a família ou sozinho: Acredito que tenha imigrado sozinho pois no livro de nascimento dos filhos vem dizendo que os pais são falecidos em Portugal.

6. Estado civil na época da emigração: Acredito que seja solteiro pois a conjugue era Brasileira.

7. Nome da esposa e/ou filhos:

Conjugue: Izaura Salles Ferreira dos Santos. No FamilySearch aparece também como Isaura Salles Ferreira dos Santos.

Filhos:

Guilherme dos Santos. Nascido em 14/12/1917. Falecido em 10/10/1981.

Guilhermina dos Santos. Nascido em 09/01/1920. Falecido em 12/01/1977.

Mario dos Santos. Nascido em 30/06/1928. Falecido em 10/11/1995.




Registro de óbito de Manoel Francisco Soares dos Santos: https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:79Q5-RYT2

Registro de nascimento de Guilherme: https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:79H9-5R3Z

Registro de óbito de Guilherme: https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:77WF-DKPZ

Registro de nascimento de Guilhermina: https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:79HS-X16Z

Registro de óbito de Guilhermina: https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:77NW-1B2M

Registro de nascimento de Mario: https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:79QJ-Y8ZM

Registro de óbito de Mario: https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:77FK-SDZM

Comentários

  • editado March 2021

    Foi encontrado, porém a data de nascimento diverge da idade apresentada no nascimento dos filhos. Isto é, segundo a idade dele, no nascimento dos filhos, remete que o português nasceu em 1872/1873 porém na certidão consta que nasceu em 1865. Será que consigo provar que se trata realmente dele?

    Como foi achado? Através da testemunha do nascimento dos filhos, nome: Jose Francisco Moutinho, irmão de Manoel mas com sobrenome diferente. Por que foi chegado a esta conclusão? Documentos de nascimento da filha de José consta a naturalidade de José e nome dos pais iguais. Foi encontrada na mesmo local o nascimento de Manoel. O que acontece é que nessa família tem uma confusão de sobrenome. Alguns herdaram dos avós maternos, outros dos paternos.

    Essa data de nascimento será um empecilho? E quais os próximos passos? Estou em êxtase!!!!!

  • @vinisousa4166 , como estão os nomes do português e dos avós paternos na certidão? Consta a idade do pai ou a data de nascimento?

    Lembre que, na época, a maioria não sabia ler e escrever, o que dirá a data de nascimento!!

    Esclareça esse pontos, para podermos ajudar.

  • editado March 2021

    @Leticialele está somente Manoel. Não consta a idade do pai nem data de nascimento.

    Consta no nome do pai Ignacio Francisco e Maria Rosa (de Jesus).

    Neto paterno de Manoel Joaquim e de Clara Francisca (eu acho). e Materno de João Soares e Rosa Maria (eu acho).

    Padrinho foi Manoel mas não consta sobrenome e a madrinha foi Joaquina mas também não consta sobrenome.


    Nascimento Guilherme (filho de Manoel) onde aparece o Jose (irmão de Manoel):

    Nascimento da filha de José (irmão de Manoel).

    No nascimento de uma das filhas vem falando que Ignacio Francisco Moutinho e Maria Rosa de Jesus Moutinho, é uma confusão que só, mas pela assinatura são as mesmas pessoas com os mesmos nomes dos pais, só muda o sobrenome que em alguns registros tem Moutinho em outros não.


    Edição:

    Nascimento de José podemos ver que o Moutinho foi herdado do avô materno. E aparece essa padrinho com nome de Jose Soares dos Santos cujo nome se assemelha ao do Manoel (o português em questão), essa família adorava homenagear os parentes rsrsrs.


    Conclui que o pai de Manoel: Ignacio Francisco não tinha o Moutinho, já a mãe eu não sei.

  • @vinisousa4166 , o Manoel, ao casar (ou no óbito) adotou o nome de Manoel Francisco Soares dos Santos, filho de Ignácio Francisco e de Maria Rosa de Jesus.

    Esqueça o s nomes nas certidões dos irmãos.

    Veja como está no casamento;

    No óbito;

    No nascimento do filho que seja o pai do neto que vai pedir a cidadania;

    No nascimento do neto que vai pedir a cidadania

  • editado March 2021

    @Leticialele

    No óbito consta Manoel Francisco Soares dos Santos.

    No nascimento dos filhos a mesma coisa.

    No nascimento da neta o mesmo nome.


    Ele tinha um tio materno que se chamava Manoel Soares dos Santos.

    E o padrinho dele se chamava Manoel. Só que eu estou em dúvida se o sobrenome dele era SOLTEIRO ou era o estado civil pois ai terá uma grande possibilidade de ele ter herdado o nome do padrinho/tio.

    Veja só.


    Imagem 183: https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1255530

  • @vinisousa4166 , o nome dele está fixado, ele escolheu!!

    Não precisa justificar nada

    Mande a certidão de óbito para fixar o nome usado na vida adulta, junto com o assento de batismo português.

  • editado March 2021

    @leticia então eu preciso fixar o nome dele em Portugal?

    No caso teria que pedir o assento português dele e a certidão de óbito de inteiro teor e mandar juntos para Portugal para posteriormente entrar com o processo da minha avó?

    Obs: constam os nomes dos pais no registro de óbito dele, porém não mostra a naturalidade somente que ele era português e o ano de nascimento está diferente

  • @vinisousa4166 , você tem que mandar a certidão de óbito OU de casamento, inteiro teor, para fixar o nome que ele usou na vida adulta JUNTO com os documentos do seu processo de neto!!

    Cópia certificada do assento de batismo do avô

    Cópia inteiro teor do casamento OU óbito

    Cópia inteiro teor do nascimento do pai (ou mãe);

    Sua certidão de nascimento por cópia reprográfica dolivro, apostilada.

    E demais documentos

  • @Leticialele Obrigado! Pensei que teria que fixar para depois dar entrada no processo da minha avó! Vou correr em busca destes documentos! Muito obrigado!!!

  • @vinisousa4166 , no batismo, só colocavam o primeiro nome da criança. Quando casavam ou morriam é que o nome completo era fixado.

  • @Leticialele eu preciso retificar a idade dele nas certidões brasileiras? Tanto do filho como de óbito? Há uma discrepância de 7 anos de idade.

  • @vinisousa4166 , você não vai precisar da certidão de óbito. Quanto à idade no nascimento do filho, lembre que, antigamente, não eram poucas as pessoas que não sabiam ler ou escrever! O que dirá fazer contas???

    Como consta na certidão, a idade ou a data de nascimento do português. Se for a idade, relaxe!

  • @Leticialele mas eu nao vou ter que fixar o nome? Estou em dúvida pois na certidão de nascimento do filho e de óbito do Manoel consta a idade errada do português. Você disse que eu teria que fixar mas será q eles não vão estranhar essa diferença?

  • @vinisousa4166 , transcreve o que está escrito na certidão de nascimento do filho, por favor!

    Você não tem a certidão de casamento do português?

  • editado April 2021

    @Leticialele

    Ainda não encontrei a certidão de casamento deles, pedi busca no cartório e estou procurando pois acredito que seja facil.

    "Aos dezesseis de Dezembro de mil novecentos e dezessete, nesta Pretoria, officio da freguesia de Santos Antonio, compareceu Manoel Francisco Soares dos Santos, portugues, operario, de quarenta e cinco annos de idade, casado na setima Pretoria Civel com Dona Izaura Salles Ferreira dos Santos, brasileira, de vinte e nove annos, moradores á Ladeira do Senado numero cinqueta e tres, e declarou perante as testemunhas abaixo assignaladas, que em sua residencia no dia quatorze do corrente mez, ás tres horas, sua mulher deu á luz uma criança do sexo masculino de côr branca, que chamar-se-a Guilherme, filho legitimo e primeiro com este nome; neto paterno Ignacio Francisco e de Dona Maria Rosa, portugueses, fallecidos em Portugal; neto materno de Antonio Augusto Ferreira e de Dona Maria da Costa Salles Ferreira, portugueses, esta fallecida nesta cidade; do que lavrei este termo que lido assignado o declarante e as testemunhas, Jose Francisco Moutinho, portugues, casado, do commercio, morador á rua Daniel Carneiro cento e quarenta e cinco, Engenho de Dentro, e de Jose .... não consegui entender, portugues, operario, de cessenta e nove annos, morador á rua xxxx, dezesete. Daqui até a assinatura das testemunas eu não consegui entender.


    Manoel Francisco Soares dos Santos

    Jose Francisco Moutinho

    Jose xxxx".


    Obs: Batismo dele está falando que nasceu em janeiro de 1865, era para estar com 52.

  • @vinisousa4166 , você acha que os homens não enganavam a idade??? Eu mandaria a certidão assim mesmo, para fixar o nome dele, pois não há nenhuma contradição, a não ser a idade. Não acredito que vá ter problemas!

  • @Leticialele Pois, estava vendo aqui e nos registros do Manoel aqui no Brasil ele mantinha sempre a mesma idade (sempre no ano de 1872/1873). Acredito que tenha mentido mesmo, até a mulher está com a data errada.

    Já o irmão dele que era doido mesmo, cada documento com um ano diferente, rsrs. Vou tentar encontrar a certidão de casamento do Manoel, pois na de batismo consta a mãe como Maria de Jezuz e justamente no do meu bisavô só aparece Maria Rosa, já na dos outros irmãos aparece Maria Rosa de Jesus.

    Jesus amado, cada hora é uma coisa.

  • @vinisousa4166 , acho que eram todos muito doidos!

    Minha avó nasceu Maria. Casou-se como Maria de Lourdes, sem sobrenome algum!!!

  • @Leticialele estou aqui novamente para tirar uma dúvida, me informaram que o processo para netos só pode ser feito em Lisboa, e lá eles pedem a transcrição do casamento. O problema é que o cartório não encontrou a certidão de casamento e fazendo buscas nos arquivos eu também não encontrei.

    Será que tem algum jeito de dar entrada?

  • @vinisousa4166 , o processo de netos só é feito em Lisboa. Mas estou certa de que, se foi o pai português o declarante do nascimento do filho até que ele tenha completado 1 ano de idade, a transcrição não é obrigatória, assim como acontece nos processos de filhos.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.