Como encontrar certidões de portugueses?

Meus avós eram portugueses, o processo de obtenção de cidadanias será iniciado pelo meu pai. Nós só temos a certidão de nascimento da minha vó. Tem como meu pai obter a cidadania só com a certidão dela? Caso contrário, como obter a certidão do meu avô?
Eu não faço a menor idéia de como...

Obrigada!!

Comentários

• Alexandra,

se foi a sua avo quem registrou seu pai, vc pode fazer so com a certidao dela, mas se foi o seu avo, ai vc vai precisar da certidao dele.

Pra achar a certidao de nascimento dele voce precisa saber onde ele nasceu, o nome dos pais dele e se voce tiver a certidao de casamento dos seus avos, esses dados podem ser encontrados la.
  • Talvez meu pai tenha a certidão de casamento deles. Não sei, vou ver isso com ele, caso contrário, eu não sei se meu pai sabe essas outras informações...

Mas só se a minha vó tiver sido a declarante na certidão do meu pai? Não tem outro jeito? Acho muito pouco provável que tenha sido ela, mas vou me informar.

Vou ver o que a gente consegue...

Muito Obrigada!
  • Alexandra

e aí, já conseguiu alguma informação a mais, por exemplo local ou região onde seu avô teria nascido em portugal? ninguém da sua família sabe? o ano de nascimento tb ajuda bastaaaante nas "investigações" em Portugal rs.
  • Meu pai tá viajando, só volta no fim do mês... Vou perguntar pra ele quando ele voltar, mas não sei se ele vai saber de muita coisa, porque meu avô morreu quando meu pai tinha 11 anos, daí talvez as informações sejam vazias. Sabemos da parte da minha vó, ela tinha tudo guardado, temos a certidão de nascimento dela, e provavelmente a de casamento tb, essa é a minha esperança inicial!

Muito Obrigada!
  • Alexandra, caso seus pais nao tenham interesse na cidadania, e vc nao tenha filhos pode fazer a cidadania "direto" para vc, demora um pouco mais mas vc vai gastar somente com 1 processo....
  • Meu pai quer fazer, pq aí facilita as 3 filhas...
    No momento, só eu tenho interesse real na cidadania, mas pode ser que no futuro as outras tenham tb!

Obrigada!
  • Gente, eu andei lendo algo sobre essa história do meu pai só poder tirar a cidadania pela minha avó se ela tiver sido a declarante dele, mas pelo que eu entendi, isso só é válido pra quem nasceu a partir de 80 e poucos, o que não é o caso do meu pai...

Alguém pode me confirmar isso por favor?
  • Exatamente, mas o declarante do meu pai foi meu avô, mas só temos a certidão da minha avó. Eu quero saber se só com a dela é possível, pois eu li algo sobre a necessidade do portugues ser o declarante apenas depois de nascimentos a partir de 80 e tal... É isso que eu quero ter certeza...

Obrigada!
  • Alexandra,

na verdade eu acho que ser o portugues declarante nao e uma necessidade, apenas facilita no caso de pedir a atribuicao para o filho, uma vez que a declaracao do portugues na certidao de nascimento ja eh uma prova da maternidade ou paternidade, e facilita nao precisar transcrever casamento em Portugal.

Quem nao tem o portugues como declarante, ai precisa provar que quem declarou, reconheceu o filho na menoridade, uma das formas simples de reconhecimento do filho na menoridade eh pelo casamento, outra duvida no seu caso eh que sua avo eh portuguesa, tem q ver o que eh possivel fazer, talvez ligar no setor de nacionalidade na CRC e expor suas duvidas.

Nao sei dessa possvel lei antes 80 ou depois, o que sei eh que todos aqui da comunidade que tem o declarante como portugues, fizeram atribuicao baseado nisso, e as datas do nascimento do declarante variavam desde mais de 100 anos ate decada de 60 ( acho que os pais mais novos aqui sao da decada de 60 ! )

Importante eh vc pesquisar sobre a certidao de casamento, depois, nao tem irmaos vivos do seu avo ? Ou sobrinhos do seu avo ? Alguem da familia pra dar uma luz ? Vc deve saber onde seus avos moraram, as vezes, na regiao que moravam aconteceu o casamento, entao procurar nos cartorios dessa regiao.

Vai pesquisando . . .
  • Alexandra

Se o casamento deles ja estiver averbado em Portugal, então seu pai pode fazer pela sua avó, caso contrario, tera que averbá-lo primeiro.
  • Como se faz pra averbar? é no consulado né? e o que que precisa além da certidão de casamento??

Como meus avøos já morreram, isso pode ser feito ainda??

Obrigada!!
  • AVERBAR

CERTIDAO DE NASCIMENTO DOS NOIVOS E DE CASAMENTO DOS MESMOS EM INTEIRO TEOR , SE ELES SAO FALECIDOS LEVAR TBEM CERTIDAO DE OBITO .
    CUSTO APROXIMADO 100,00 EUROS EM VIA CONSULAR.
  • mas eu so tenho a certidao de nascimento da minha avó, e acho que a de óbito também... tem como fazer só com a dela??
  • Alexandra,

nem falei do assunto de averbamento pq imagino a esta altura q nao esteja, de qualquer forma pra averbar vc precisa da certidao dos dois, do seu avo e avo !
  • Tenho mandado pedidos tanto de minha familia como de amigos, com nome, data, nomes dos pais, e eles não encontram. Porque será? O avo do meu mairdo por exemplo - seui a data que é Mogadouro, o nome dos pais, e não encontram. Será que é o caso de alguma pequena aldeia?
  • tipo, com a certidao de nasimento da minha avó, eu acho q a melhor maneira mesmo é fazer por naturalização, não? Mas demora muito mais? É muito mais difícil?? No meu caso, o que que vcs acham melhor??
  • Alexandra

Confesso que não acompanhei tudo o que vc escreveu, mas é o seguinte...

Por atribuição leva em média 2 meses (apesar da atribuição do meu pai ainda estar em processo e estou aguardando desde o dia 18 de setembro)
    Por naturalização leva em média 8 meses.

Se vc tem mais irmão interessados na cidadania vale apenas fazer de por atribuição, já que vcs poderão dividir a grana para fazer a cidadania da sua mãe e tbm averbar o casamento. E tbm se vc tiver sobrinhos ou filho essa é a melhor opção já que eles poderão pedir a cidadania tbm.

Se apenas vc vai requerer a cidadania pode optar pela naturalização (lembrando que se vc ja tem filho ele não poderá pedir a atribuição, mas se vc conseguir a atribuição antes do seu filho nascer isso não fará diferença)

Ou seja, atribuição vc será portuguesa desde o dia do seu nascimento, naturalização (aquisição) vc será portuguesa a partir da data que sua aquisição for concedida.

Em relação aos documentos será quase a mesma coisa, exceto pelo atestado de antecedentes criminais... Ah por naturalização se vc foi punida criminalmente por mais de 3 anos vc não poderar pedir a naturalização.

Espero ter esclarecido algumas dúvidas.

boa sorte
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.