Ajuda na busca das certidões dos meus bisavôs portugueses

Olá pessoal!

Sou nova no Fórum e irei precisar transcrever o casamento dos meus bisavós, para isso precisarei das certidões de nascimento do meu biso e bisa. Estou pesquisando o do meu biso há algum tempo...cheguei a enviar e-mail para a Universidade de Coimbra, mas não tive retorno ainda. Fiz um teste no Civil Online, coloquei todos os dados dele e menti na data de nascimento, pois já passou de 100 anos... ele deixou prosseguir, mas na hora do pgto fiquei em dúvida se realmente iriam localizar a pessoa certa e acabei cancelando o pedido rsrs. Segue informações que possuo:

BISAVÔ

Nome: João Alves Fernandes, nasceu em 11/07/1911, filho de João Alves Fernandes e Maria Maximina

Local: Aldeia de Sobreda, Freguesia Seixo da Beira, Concelho de Oliveira do Hospital, Distrito de Coimbra

Data da emigração: 11/02/1925, embarcação Cap. Norte, desembarcou no porto de Santos-SP e se fixou em Santos. Passaporte nº 145 expedido em Viseu em 11/07/1925

Emigrou junto com a família ou sozinho: acredito que com a família, pois era menor de idade, mas não sei informar ao certo

Estado civil na época da emigração: solteiro, migrou com 13 anos

Nome da esposa: Maria Carvalhaes Faustins, casaram em 22/04/1933 em Santos (2° subdistrito)

BISAVÓ (POUCAS INFOS)

Nome: Maria Carvalhaes Faustins, nasceu em 30/06/1911, filha de Francisco Zeferino Carvalhaes e Filomena Da Conceição Faustins

Local: Freguesia (não sei), Concelho de Moncoso, Distrito de Bragança

Data de emigração: não sei quando chegou no Brasil, mas acredito que desembarcou no porto de Santos-SP e se fixou lá também

Emigrou junto com a família ou sozinho: Não sei informar

Estado civil na época da emigração: acredito que solteira, pois em 1933 ela se casou com o meu biso

Nome do marido: João Alves Fernandes, casaram em 22/04/1933 em Santos (2° subdistrito)

OBS: Como tenho a certidão de casamento deles, consegui entrar em contato com o cartório de Santos e solicitei um pedido de desarquivamento, pode ser que tenha algum documento ou informação mais precisa. Estou aguardando o retorno para efetuar o pgto e ter acesso aos documentos apresentados no dia, enquanto isso estou tentando adiantar as buscas por aqui...

Desde já agradeço pela atenção e ajuda de todos :)

Comentários

  • @Monize , você vai conseguir as certidões pelo civil online. Os assentos de batismo só vão até março de 1911, quando entrou em vigor, em Portugal, a Lei do Registo Civil.

    Quando colocar os dados no formulário, use uma data com ano há menos de 100 anos Ex: 1925.

    Em "Informações Adicionais", coloque a data correta.

  • @Monize


    Seria está a sua avó? O sobrenome está como Carvalhais

  • editado March 2021

    @Monize

    Bisavô: Se o assento tiver sido informatizado vai ser possível solicitar no civilonline, caso contrário vai precisar solicitar cópia ao AUC. Assento 330, do ano de 1911.

    Representação digital - Nascimentos - vol. 1 - Arquivo da Universidade de Coimbra - Archeevo (uc.pt)

    Bisavó: Segundo o pedido de passaporte, a freguesia é Carviçais, concelho de Torre de Moncorvo, distrito de Bragança. O nome da mãe aparece como Felismina (foi o que interpretei). A data de nascimento é compatível com a idade no pedido de passaporte. Peça o assento no civilonline.

    PT-ADBGC-AC-GCBGC-PAS-077-01152_m0270.tif - Registo de passaportes deferidos - Arquivo Distrital de Bragança - DigitArq (arquivos.pt)

  • @Monize


    Exatamente o que eu achei também, neste documento tem o nome da freguesia.


  • MonizeMonize Member
    editado March 2021

    Olá pessoal!

    Nossa, fiquei até emocionada aqui! Sim, esses documentos pertencem a ela mesmo, mostrei a foto dela para o meu pai e ele confirmou na hora! Só reparei que o sobrenome Carvalhaes está como Carvalhais no registro de estrangeiro e o nome da mãe no registro de passaportes está meio estranho não parece Filomena, espero que na certidão esteja correta rs. Pelo que entendi consigo solicitar as duas pelo Civil Online, na data de nascimento coloco uma anterior a 100 anos e nas informações adicionais a data correta...só uma dúvida, eu consigo descobrir se o assento está informatizado antes de confirmar o pedido? Pretendo fazer ainda hoje rsrs.

    Muito obrigada pela ajuda, você são feras @Leticialele @Guilherme Moreira e @Mtrin

  • @Monize

    Quando eu falei pra você abrir um tópico novo, tinha certeza que os magos do fórum iam achar pra você de forma muito mais eficiente que pedir no Arquivo.

    Que bom que conseguiu.

  • @gandalf sim, eles foram muito rápidos. E obrigada mais uma vez, sua dica foi de ouro! Se não fosse por ela, não teria aberto o tópico, thanks ☺️

  • Pessoal, help me de novo rsrs

    Fui fazer a solicitação das certidões no civil online, coloquei todas as informações e na hora do pgto, deu recusado! Meu cartão é internacional do Itaú e ele está habilitado para compras no exterior. O que eu faço? Ligo na mastercard ou tento outro cartão?

  • Obrigada! Vou atrás de alguém que tenha Nubank rs

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.