Inexistência de certidão de Nasc.
Meu avô nascido no Brasil tem apenas certidão de batismo, pois nasceu no ano de 1886, mas, pelo que li, para que eu possa fazer a transcrição de casamento dele com minha avó portuguesa em Portugal, lá eles exigem que o casamento deles esteja averbado no Brasil nessa certidão de batismo do meu avô brasileiro, essa informação está correta?
Também li que, no caso de não possuir certidão de nascimento, a transcrição pode ser feita sem a apresentação dessa certidão, mas sendo obrigatório o envio de certidão negativa de certidão de nascimento + taxa de 100 Euros + certidão de casamento deles de inteiro teor apostilada.
Porém estou com uma dúvida cruel, há algumas divergências entre a certidão de batismo e de casamento, como por exemplo, pela certidão de batismo, meu avô nasceu em 1886, já na de certidão de casamento diz que ele nasceu em 1894, outra coisa na certidão de batismo o nome do pai dele está incompleto, faltou o sobrenome, porém na certidão de casamento do meu avô com minha avó portuguesa, o nome do pai dele está completo com o sobrenome, batendo com o sobrenome de meu avô, fiquei com receio de enviar essa certidão de batismo, devido ao sobrenome que meu avô carrega no nome estar ausente no nome do pai dele na certidão de batismo, por último pela certidão de batismo ele nasceu em Rio Bonito, Rio de Janeiro, mas na certidão de casamento diz que ele nasceu no Estado do Rio.
Então como faço para tirar essa certidão negativa no Cartório de Registro de Pessoas Naturais, será que aceitam se eu tirar apenas do Cartório de Rio Bonito, a minha dúvida é que a informação da certidão de casamento é nascido no Estado do Rio, terei que tirar certidão Negativa em todos os RCPN do Estado do RJ ? E quanto a data de nascimento a pesquisa em Rio Bonito começa a partir de 1889, ano que começam os registros em cartórios no Brasil, faço pela data de nascimento do ano de 1886, da certidão de batismo, ou pela da de nascimento constante na certidão de casamento, ou seja nascido em 1894?
Peço por favor, se alguém souber como devo preceder, devido aos problemas que relatei acima, se puder me ajudar, me dizendo como fazer para tirar toda essa documentação corretamente e meu processo de transcrição de casamento em Portugal não caia em exigência ficarei muito agradecido.
Sds.
Jorge
Comentários
@jmendes
fiz a transcrição de casamento dos meus bisavós via ponta delgada.
e meu caro era parecido com o seu.
enviei a certidão de batismo do cônjuge brasileiro. Com firma reconhecida do pároco e apostilada de Haia. Não precisei de certidão negativa, uma vez que os cartórios foram de registro obrigatório doente após 1889.
Leonardo obrigado pela dica, Como disse anteriormente, eu disponho da Certidão de batismo de meu avô brasileiro (Ozório Antônio Mendes), embora na certidão aparece apena Ozório, nascido no ano de 1886, o problema que vejo e que nessa certidão de batismo desse meu avô, o nome do pai dele não consta o sobrenome Mendes, já na certidão de casamento desse meu avô Ozorio, o nome do pai dele está completo e com o sobrenome Mendes. porem há divergências entre certidão de batismo e certidão de casamento em data, mês e ano de nascimento e a cidade de nascimento dele, no caso na certidão de batismo é Rio Bonito, RJ, na certidão de casamento está ESTADO DO RIO DE JANEIRO, veja só ESTADO, que pedirei as devidas correções na certidão de casamento dele, para que fique de acordo com as informações contidas na certidão de batismo. Meu receio de enviar a certidão de batismo do meu avô para a transcrição de casamento é que o pedido venha a ser indeferido pela Conservatória em Portugal, devido a ausência do sobrenome Mendes, no nome do pai de meu avô Ozorio na certidão de batismo.
Você acha que aceitariam essa certidão de Batismo com essa divergência? Ou seria mais seguro tirar as certidões negativas de registro de certidão de nascimento de 14 RCPN do rio de janeiro, pois não precisaria enviar certidão de batismo, certo?
Desde já agradeço a ajuda.
@jmendes , em 1886 as certidões eram de batismo, e só tinham, mesmo, o primeiro nome;
Quanto ao local de nascimento, não há necessidade de acrescentar "Rio Bonito", o Estado é Rio de janeiro.
Precisa corrigir apenas as datas divergentes.
Deixe o sobrenome Mendes do pai como está.
Bom dia Leticialele! Obrigado pela dica,
Mas a minha grande preocupação é que na certidão de batismo de Ozório Antônio Mendes (nubente estrangeiro), o nome do pai dele está como Antônio Francisco Alves, acho que teria que constar o Mendes (Antônio Francisco Alves Mendes), é como está na certidão de casamento de Ozório. Em uma certidão de nascimento que encontrei da irmã de Ozório, o nome do pai está completo Antônio Francisco Alves Mendes.
Você acha então, que mesmo não constando o sobrenome Mendes no nome do pai dele na certidão de batismo, o sobrenome, geralmente, vem do nosso pai, eles não criarão caso? E quanto a estar constando nascido no ESTADO DO RIO DE JANEIRO? Mas em que cidade? Acha que não precisa indicar a cidade de nascimento, não alterar?
Agradeceria muito o retorno.
Boa tarde!
Sou neto de portuguesa, já reuni quase todos os documentos para requerer a nacionalidade portuguesa direto de minha avó, pois meu pai faleceu sem ter solicitado. Quando achava que estava com todos os documentos, vi a Youtuber XXXXXXXX (apagado pela moderação) informar todos os documentos para nacionalidade portuguesa para netos e constava na lista, a certidão de nascimento do filho da portuguesa e cônjuge.
Agora o que está faltando é a certidão de nascimento de minha mãe, nascida no RJ e falecida em 2003, não consigo encontrar, já cansei de procurar, no Family Search encontrei de casamento e óbito e só.
Sabem me dizer se é mesmo exigido para Netos a apresentação da certidão de nascimento do cônjuge do filho da portuguesa, no caso minha mãe.
Se tiver mesmo que apresentar essa certidão, alguém sabe me dizer onde procurar, que não seja nos 14 RCPN do RJ.
Agradeceria muito a ajuda.
@jmendes
Se a mãe, filha do avô português, mudou de nome no casamento, tem que incluir a certidão do casamento dela. Porque na certidão do filho ela já vai figurar com o nome de casada.
Se quiser mandar sem ela, pode arriscar, mas vão pedir certidão de casamento ou óbito pra comprovar a mudança no nome. E aí terá que buscar sob pressão.
@jmendes , só precisa da certidão de casamento para justificar o nome da mãe depois do casamento.
Cuidado com essas informações de youtubers e assessorias,
Normalmente, vêm aqui, disfarçados, para pedirem socorro quando não conseguem resolver um caso difícil.
Para requerer direto de Minha avó portuguesa a nacionalidade portuguesa disponho dos seguintes documentos:
Certidão de batismo da portuguesa (ano 1890);
Certidão de Batismo do meu avô (ano 1886)
Certidão de casamento no Brasil, da avó portuguesa com meu avô;
Certidão de casamento dos meus pais
Certidão de nascimento do meu pai
não tenho certidão de nascimento de minha mãe, mas pelo que entendi, não é exigida para nacionalidade portuguesa para neto;
minha certidão de nascimento
Histórico escolar, do Ensino fundamental, Médio e superior
vou deixar para tirar por último atestado de bons antecedentes.
poderiam me dizer se falta mais algum documento?
Ficarei muito grato com a informação.
@jmendes
Se ambos os Avós são Portugueses e Se casaram no Brasil...É obrigatória a Transcrição desse casamento em Portugal...
@jmendes
Nem todas as certidões são iguais.
Qual a sua idade e onde mora? Isso pode afetar a documentação.
@jmendes vc tem que transcrever o casamento dos avós em Portugal antes do inicio do seu processo.
Já estou providenciando o pedido de transcrição do casamento em Ponta delgada, assim que constar a averbação do casamento na Certidão de batismo de minha avó, nascida em Portugal no ano de 1890, irei entrar com os documentos requerendo a cidadania portuguesa.
Como estou requerendo de avó para neto, pulando 1 geração, no caso, meu pai, que é o filho da portuguesa, então, gostaria de confirmar se há a obrigatoriedade de também apresentar a certidão de nascimento de minha mãe.
A minha dúvida é que meu pai é o filho da portuguesa, acho que a certidão de nascimento dele é obrigatório apresentar, já a certidão de nascimento de minha mãe, não sei se exigem, se alguém puder me tirar essa dúvida ficarei muito grato.
@jmendes se seu pai foi o declarante do seu nascimento, somente a certidão de nascimento dele é necessária.
o Pagamento da Certidão de Batismo Narrativa, via cartão de Crédito Mastercard Internacional foi negado pelo CRAV de Viseu, li no fórum que mesmo estando no Brasil tem disponibilizar para uso na Europa, então agora disponibilizei para uso na Europa.
O problema agora é que, "acho", que O CRAV DE VISEU tá, no sistema, com algum tipo de bloqueio para a solicitação dessa minha certidão, pois o pedido, cujo pagamento foi negado, está congelado, não me abre a alternativa de tentar novamente efetuar o pagamento, então, fiz novo pedido, que há dois dias não muda de status, não sai de EM TRATAMENTO, não apresentando o orçamento para que eu possa aprovar e efetuar o pagamento.
Já enviei vários e-mails para o Arquivo Distrital de Viseu (mail.advis@advis.dglab.gov.pt), há 3 dias venho enviando e-mails para ver se solucionam e não me respondem nenhum, nada.
Alguém sabe me dizer como resolver, ainda não posso entrar em Portugal.
Ficarei muito grato com a ajuda.