Documentação

Bom dia! Preciso muito da ajuda de vocês! Meu caso é o seguinte: meu bisavô era português, veio para o BR em 1889. Meu avô nasceu no BR, morreu e nunca pegou a cidadania. Meu pai está vivo.

Dúvidas:

1. Eu não sei se meu bisavô foi naturalizado brasileiro, mas isso seria um problema? Eu preciso dessa documentação?
  2. Preciso da certidão de óbito e casamento do meu bisavô?
  3. No passaporte do meu bisavô a idade está errada de acordo com a certidão de batismo (2 anos- na certidao fala que ele nasceu em tal ano e no passaporte fala que ele tem tantos anos, aia conta não bate), preciso arrumar isso?
  4. O RG do meu pai precisa ser atualizado? O dele é de 2008. Pode ser a CNH?
  5. Preciso fazer tradução dos documentos de portugues brasil pra portugues portugal??
  6. Os apostilamentos tem validade?
  7. Quanto tempo demora um processo de bisavô? Tendo todos os documentos já.

Muito obrigada quem responder!

Comentários

• @lululoureiro

1. Não precisa, e não deve mexer nisso. Ninguém perguntou, não fale nada. Se falar poderia ter problemas. Bico fechado.
    2. Não precisa da cert de óbito.
    3. Não precisa.
    4. Sim. Ele tem que fazer um RG novo. Só aceita RG menos de 10 anos, ou passaporte com filiação, mas RG é preferencial.
    5. Não precisa traduzir... tá louca?
    6. As certidões brasileiras valem por 1 ano desde a emissão até a numeração do processo. Se estiver próxima de vencer, é preferível fazer uma nova. Comece pelas certidões portuguesas, que não vencem, e depois as brasileiras. O apostilamento não vence, mas não muda a validade das certidões.
    7. Não existe processo de bisavô. O processo é de seu pai, o requerente, como neto. Demora +- 2 anos, se não houver exigências.

Se o requerente tiver mais de 70 anos, tem que fazer Prova de Vida no consulado português. Não precisa agendar. Deixe pra fazer a PV mais próximo de quando for enviar.

Tem uma ordem pra fazer as coisas. São duas fases: 1) transcrição; 2) nacionalidade

Comece pelas duas certidões portuguesas de seus dois bisavós (originais do Arquivo Distrital, não vencem), e só quando estiver com elas, peça as certidões brasileiras. Certidão de casamento dos bisavós Inteiro Teor apostilada, Certidão de nascimento de seu pai inteiro teor, certificada, Requerimento assinado pelo neto certificado por autenticidade. Então faça a transcrição do casamento e o pagamento dessa etapa.

Só então comece a buscar as coisas da próxima etapa. Uma coisa de cada vez. Você está perguntando um monte de coisas sobre nacionalidade, e nem completou essa primeira fase ainda. Nem tem os documentos do português. Quando encontrar, até eles chegarem leva 1 mês. Depois mais 1 mês pra fazer a transcrição. Mantenha seu foco em completar essa fase. Só quando estiver quase acabando, comece a buscar os documentos para a próxima.

Se houver divergências de nomes e datas entre documentos, tem que retificar antes de iniciar a segunda fase. Isso leva tempo extra.

• Boa tarde, meu nome é Nathália e sou bisneta de português, esse é meu caso:

1. A avó por parte de mãe do meu pai e o avô por ter de pai do meu pai são portugueses que vieram para o Brasil.
    2. Eu tenho a certidão de óbito dos dois portugueses sendo que na certidão, diz que são de Portugal, mas não falam a cidade.
    3. Na certidão de nascimento da minha bisavó por parte vó consta o nome dos pais dela (meus tataravós).
    4. Minha bisavó casou-se com o pai da minha avó, porém o pai dela faleceu, ela casou-se novamente e mudou de sobrenome quando casou e teve uma filha.
    5. Procurei no site da emigração Portugal para Brasil o nome dos meus bisavós e não achei nada.
    6. Meu avô e minha avó são filhos de Português (como disse no tópico 1), mas estão mortos e são brasileiros. Tenho a certidão de óbito; nascimento e casamento dos dois.
    7. Meu pai, o filho deles (tópico 3) e neto deles (tópico 1) está vivo.

Minha dúvidas são:

1.1 preciso da certidão de nascimento dos meus bisavós ? Sei o ano de nascimento do meu bisavô, mas não sei o ano de nascimento da minha bisavó (não consta na certidão de óbito dela)

1.2 Eu consigo passar a dupla cidadania direto para mim ou precisa passar para o meu pai?

1.3 Qual dos dois vocês acham mais viável em mostrar no consulado português ? Minha bisavó ou Bisavô? Minha bisavó casou-se com brasileiro e meu bisavô casou-se com uma portuguesa, porém não tenho nenhuma certidão de casamento de ambos, somente do meu avô e avó.

1.4 Quando minha bisavó por parte de vó faleceu, a certidão de óbito consta o sobrenome do último marido do pai dela e não fala que ela deixou uma filha mais velha que seria minha avó, só diz da mais nova que é filha de outro marido. Vocês acham que possa dar problema? Preciso de algum documento que prove que ela é mãe de minha avó ou só a certidão de nascimento da minha avó já é necessário?

1.5 Com esses documentos que já tenho, vocês acham que já posso dar entrada na nacionalidade ? Só vou autenticar as certidões quando tiver todos os documentos necessários.

segue em anexo as certidões de óbito do meu avô e avó e a arvore genealógica da minha família.

obrigada pela atenção e espero ter retorno.

• @nathaliamatos

Não existe nacionalidade para bisnetos. Somente para filhos e netos, vivos.

Busque quem é o descendente do português ainda vivo. Como o José Gomes e Maria Alves já faleceram, o próximo da lista é o Paulo Roberto, fazendo a nacionalidade como neto do português.

Como tem 2 bisavós portugueses, tem que conseguir a certidão de batismo e de casamento de pelo menos um deles. De preferência do Antônio Rodrigues. Ele é pai de quem (José ou Maria)? e a Luiza, é mãe de quem?

Veja que informações adicionais você consegue dessa lista: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5096/dados-que-devem-ser-informados-no-pedido-de-pesquisa-de-certidoes-portuguesas/p.1

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.