Como conseguir registro de baptismo que não está no tombo.pt e sim detidos pela Câmara Eclesiástica

Olá, pessoal!

Estou precisando de ajuda para encontrar os documentos dos meus bisavós para solicitar a atribuição de nacionalidade para meu pai.

Entretanto, no caso da minha bisavó, que nasceu em 1898, em Vila Nova de Foz Côa, Guarda, Portugal o registro do tombo.pt avisa que: Os livros de registo de batismos de 1885 a 1908, são detidos pela Câmara Eclesiástica de Lamego.

nome da minha bisavó: Maria Augusta Barroco ou Barrouco (Barrouco é nome de casada)

Filiação: Jose dos Santos e Anna de Jesus

Naturalidade: VILA NOVA DE FOZ CÔA, distrito de Guarda, Portugal

Data de Nascimento: 02/01/1898

Data de falecimento:  13/09/ 1973 (Em Santos)

Casamento: não sei a data???

Casada com Jose Augusto Barroco.


Agradeço pela ajuda!


Abs


Eryka Augusto



Comentários

  • @Erika

    Qual a freguesia de Vila Nova de Foz Côa?

  • ErykaEryka Member

    @Guilherme Moreira , boa tarde!

    A única informação que tenho sobre a naturalidade dela é que ela de Vila Nova de Foz Côa, que hoje pertence a Guarda. Com a sua pergunta eu fui tentar entender o que é freguesia, município/concelho e distrito. Ai descobri que tem orago, que ainda não sei o que é. E descobri que esse local pertencia a Traz-dos-montes anteriormente. Engraçado, meu pai sempre contou essa história que eles (meu bisavô e bisavó) eram de Tráz-dos-montes, mas não batia com a informação do atestado de óbito dela, Vila Nova de Fozcoa, Portugal. Estou tendo a mesma dificuldade para achar o assento de baptismo do meu bisavô, pois no documento de estrangeiro dele consta Tabosa da Cunha, mas olhando os mapas, vi que não existe a freguesia de Tabosa da Cunha. Lendo mais, parece que ela é confundida com Cunha, Arna e Sernancelhe (mas lendo sobre a história de Tabosa, ví que ela era como uma cidade independente, apesar de ser anexa à Cunha). Vou procurar os dados do meu bisavô novamente nessas 3 freguesias.

    Mas voltando a minha bisavó, eu realmente não sei a freguesia, mas finalmente encontrei o link que tem todas as freguesias de Vila Nova de Foz Côa, e já sei que em lá tem uma freguesia de Foz Côa, mas que os registros vão até 1897, ano anterior ao nascimento dela.

    Eu fiquei preocupada, pois o registro do tombo.pt dizia que o livro de  Vila Nova de Foz Côa, Guarda, Portugal, nos períodos de 1885 a 1908 são detidos pela Câmara Eclesiástica de Lamego. Mas lá não tem separação por freguesias.


    Enfim, se puder me ajudar a desvendar esse quebra-cabeça.

    Mas agradeço muito pelo retorno e pelos insights!

  • @Eryka

    Boa tarde,

    Vc disse que o sua bisavó era de Guarda.

    Eu achei um António dos Santos - id do cepese 167803 - (filho de José dos Santos e Ana de jesus), que pode ser um irmão da sua bisavó.

    O que me leva a pensar nisso e o fato de naturalidade (=freguesia) ser LAGEOSA (cidade de sabugal), que fica em Guarda, origem da sua bisavó.

    O concelho seria Tondela, mas talvez seja o local de onde ele saiu, casado , com 38 anos e jornaleiro para o rio.

    Tb tem um Abel Dos santos(id 16804), com a mesma filiação. De viseu resende, resende.

    Jose dos santos (tondela, tondela). Id 69585.

    Joaquim dos santos (fornos de maceira dao, mangualde, viseu). Id 325155

    António p.dos santos (resende, resende, viseu). Id 400552.

  • @Eryka

    E com relação ao bisavô, vc pode buscar no family search, seção imagens, colocando o Concelho e a freguesia (talvez seja a que sugeri acima).

    Boa sorte

  • ErykaEryka Member

    @guimoss , bom dia!

    Nossa! Parece ser irmão dela mesmo. Não sabemos nada sobre os irmãos dela, mas a filiação é a mesma. Eu não conhecia o Cepese.

    Como vocês fazem para achar tanta informação?


    Agradeço demais a sua ajuda, vou procurar nessas freguesias que vc comentou.


    Existe a possibilidade de alguém ter vindo de Portugal para o Brasil sem passaporte?

  • @Eryka

    Existe a possibilidade, sim.

    O que é mais difícil é a não existência do registro de batismo, aí cabe a vc procurar na torre do tombo pelo seu antepassado com base na data de nascimento dele, com uma margem de erro de ate 5 anos para mais ou para menos.

    Sugiro a busca na freguesia mencionada e nas que a rodeiam.

    Vc tb pode procurar menções ao português em certidões brasileiras (nascimento, casamento e óbito) da familia e descendentes, seja como participante ou testemunha.

    Boa sorte!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.