Quais documentos preciso apostilar?

Estou fazendo a minha cidadania de (maior de idade), e a da minha irmã (menor de idade), pela cidadania portuguesa da minha mãe, minha mãe e pai são divorciados.

Possuo do meu processo:

Minha indentidade e do meu pai autenticada(Já que ele me registrou em cartório, meu pai não tem cidadania portuguesa)

Formulário 1C com minha assinatura autenticada

Certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprografica do livro

A diferença do meu processo e da minha irmã, é que no dela consta também uma xerox da indentidade dela e de minha mãe autenticada, e já contendo formulário assinado por ambos os pais e firma reconhecidas.

Estarei enviando para ACP porto, quais documentos preciso apostilar?


Desde já obrigado.

Comentários

  • editado March 2021

    @_DouglasLima20 , se a portuguesa é a sua mãe e foi seu pai brasileiro que o registrou, antes de mandar os processos tem que transcrever o casamento dos seus pais em Portugal. Não precisa, para a nacionalidade dos filhos do primeiro matrimônio, homologar o divórcio.

    Faça a transcrição do casamento por um Consulado de Portugal ou por Ponta Delgada (Açores).

    Somente depois de transcrito o casamento, você poderá mandar os processos para ACO

    Do maior:

    Cópia simples do assento português da mãe, com o casamento averbado;

    Certidão de nascimento por cópia reprográfica, apostilada, do Requerente;

    Cópia autenticada e apostilada do RG ou CNH ou passaporte que contenha a filiação do Requerente, apostilada

    Formulário 1C impresso colorido, frente e verso, com assinatura reconhecida por autenticidade;

    Se pagou com cartão de crédito, mande também , impresso, o email que encaminhou o Formulário.

    Da menor:

    Cópia simples do assento português da mãe, com o casamento averbado;

    Cópia autenticada da identidade do pai e da mãe; Se a menor tiver mais de 14 anos, enviar cópia autenticada da identidade.

    Certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro, apostilada

    Formulário 1 C com as assinaturas de pai e mãe reconhecidas por autenticidade.

  • editado March 2021

    Sim, o casamento deles já é transcrito em ponta delgada, todos esses documentos que você listou são os que precisa apostilar?

  • @_DouglasLima20 , escrevi cada documento que você tem que mandar. Veja em cada um qual precisa ser apostilado. Não são todos!

  • Ah sim, perdoe minha falta de atenção, muito obrigado.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.