Lara essa é pra voce...

Meu caso é o seguinte.
Meu avó quando vivo, fez o registro do meu Pai no Consulado Português.
Partindo desse ponto, eu tenho a copia dessa Certidão e gostaria de tirar a minha Cidadania Portuguesa.
Sou filho de Português não declarado no Consulado.
Gostaria de uma orientação sua de qual maneira mais fácil eu poderia conseguir essa Nacionalização.
Obrigado pela sua atenção.

Comentários

• Certidao Portuguesa claro. Entao e Atribuicao. Boa sorte
  • atribuição...

Obrigado Alex pela dica meu, eu vejo tanta gente falando de tanta coisa, que acaba confundindo as coisas.
    Voce acha que é por atribuição, qual o procedimento que eu devo tomar?
    Eu ja fui no Consulado, mais em vez de ajudar eles complicam ainda mais as coisas.
    Eu vejo a coisa por este ângulo, se o meu avó registrou o meu pai logo que nasceu no Consulado Português, logo o meu Pai é Português, ou seja, ele tem dupla Cidadania, Brasileira/Portuguesa, logo pela figura do Direito Adquirido eu tenho direito por Herança de me registrar Português também.
    Depois que comecei a fazer parte deste site, o qual eu considero como a minha segunda família, aprendi muitas coisas sobre Cidadania.
    Gostaria que voce me desse a dica, de como fazer por atribuição.
    Agradeço desde já de coração.
    Vamos em frente.
  • Jose Alberto

Esquece consulado para dar entrada,use-o apenas para autenticações,eles complicam muito.
    Voce vai precisar de:
    - CERTIDÃO NARRATIVA DE NASCIMENTO DO SEU PAI, OU SOMENTE O NUMERO E ANO DE ACENTO, NOME DA FREGUESIA,CONCELHO E CONSERVATORIA DE ONDE ELE NASCEU;
    - CERTIDÃO DE NASCIMENTO INTEIRO TEOR SUA;
    - XEROX AUTENTICADA DE SEU RG;
    - REQUERIMENTO MODELO 1C PREENCHIDO;
    A sua certidão de nascimento tem que esta com firma reconhecida do funcionario que emitir, legalizada no Itamaraty e autenticada no consulado, a xerox autenticada do seu RG autenticar no consulado, requerimento modelo 1C preenchido, mas assinado somente na presença do func. do consulado;depois vc manda um vale postal no correio(DINHEIRO CERTO) no valor equivalente a 175 euros, anota o numero desse vale no requerimento 1C, junta todos esses docs e envia, via SEDEX MUNDI, para a CRC de Lisboa.
  • oi Jose

Realmente o Alex tem razao, o melhor eh fazer por atribuicao. O que diz essa certidao de seu pai, ali tem o numero de assento de nascimento (registro portugues) dele? Responda que dai ja passamos para os proximos passos!
  • Sandra

vc madruga ai no Brasil! rs...

Jose, olha ai a Sandra ja adiantou pra vc varios passos! rs

Qualquer duvida vai colocando aqui que a gente explica...
  • Oi Lara

Pois é, acordo cedo mesmo,tenho que deixar tudo pronto em casas antes de sair pro trabalho,rssss,beijos.
  • Certidão...

Muito Obrigado Sandra e Lara, pela força que voce estão dando.
    Que DEUS continue abençoando vocês de forma Poderosa na vida pessoal de cada uma.
    Esta certidão Consular do meu Pai, Sandra ela foi feita pelo meu Avô, logo que ele nasceu.
    É como se fosse o nosso registro de nascimento aqui no Brasil.
    Eu estou com a cópia na mão e vou descrevé-la para voces.
    Registro n tal.
    Abaixo vem o nome do meu Pai
    o nome da certidão é: Extrato de Registro de Nascimento.
    Extrato de Registro de Nascimento lavrado hoje sob numero tal, no livro numero quatro ai diz o ano neste Consulado de Portugal de Manaus:
    Ai em baixo discrimina:
    A data que o meu Pai nasceu, sexo, o nome dele, filiação, naturalidade dos meus avôs.
    E mais em baixo diz.
    "Como consta do respectivo assento original, do qual fiz este extrato que conferi na presença das respectivas testemunhas e declarante o próprio Pai".
    Que não pago nenhum centavo.
    Segue a data do registro no Consulado de Portugal em Manaus.
    e Finaliza o documento assinado pelo Consul da época.
    Bem Sandra e Lara esse é o teor do documento.
    Agora eu espero pelas orientações de voces.
  • Jose Alberto

No requerimento 1C vc coloca o numero que consta nesse registro e o ano dele,em freguesia vc coloca ESTADO DO AMAZONAS e em concelho MANAUS e pede no consulado ai de Manaus uma copia autenticada desse registro e manda junto, pois não sei te informar certo qual o quadrado vc deve marcar no formulario, no Quadro 2, então é melhor tirar uma copia narrativa no consulado e mandar junto,por garantia.
  • Cidadania...

Obrigado Sandra pelas Dicas.
    Eu estava pensando exatamente no que você propôs, quanto a certidão do meu Pai.
    Vou manda-lá junto com os outros documentos, com certeza.
    Gostaria que voce me desse o endereço da Conservatória, que terei de enviar toda a documentação para Portugal.
    Desde já lhe agradeço de Coração.
  • Jose

ficou faltando te passar o link pro formulario 1C para o seu pedido de atribuicao. Vc imprime colorido, preenche e deixa apenas para assinar na presenca do funcionario do consulado. La vai:
    http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/impressos/nacionalidade/declaracao-para/downloadFile/file/Mod._1C_ci.pdf
    qq outra duvida, volte a postar!
  • endereco...

no final do arquivo vc encontra o endereco para enviar os docs. Eh esse o endereco:

Conservatória dos Registos Centrais
    Mod. 1C
    Rua Rodrigo da Fonseca, 200
    1099-003 Lisboa

Vc deve enviar juntamente com o vale postal (Dinheiro Certo) que vc faz no correio no mesmo dia que for enviar tudo por Sedex mundi pra Lisboa.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.