Busca de Certidão de batismo de avô português - Provavelmente de Póvoa de Varzim
Bom dia, pessoal.
Depois de relutar um pouco eu resolvi tomar coragem para pedir a ajuda de vocês na busca da certidão de nascimento/batismo do meu bisavô português, de modo a auxiliar o meu pai no pedido de cidadania portuguesa na qualidade de neto.
Para facilitar eu vou colocar o relato como se fosse o meu pai (Marcos da Silva Gomes), que é quem efetivamente está buscando a cidadania.
Pois bem.
Estou em busca da certidão de nascimento do meu avô português, as informações que eu tenho são as seguintes.
Nome do meu avô português: Candido Narciso Gomes (é dessa pessoa que precisamos da certidão de batismo/nascimento). (Provavelmente nascido em 10/04/1893, mas não temos certeza, ou seja, provavelmente veio com 2 anos para o Brasil, portanto, solteiro) Casou-se com uma brasileira, minha avó Laura Soares Gomes.
Filho de Hipólito Narciso Gomes (ou Hypólito Narcizo Gomes a depender do documento) e da Sra. Virginia Rosa Camacho (não temos ideia da data de nascimento deles), ambos portugueses.
Meu pai, filho do Cândido, nasceu no Brasil e já é falecido (Nilo Soares Gomes).
As informações que eu tenho são as seguintes:
Meu bisavô Hipólito, minha bisavó Virgínia, meu avô Candido e o irmão dele José (não sei o nome dele ao certo, mas imagino que seja José Narciso Gomes), chegaram ao Brasil em 19/09/1895 pelo vapor “Orellana”, tendo saído do Porto de Leixões e desembarcado no Rio de Janeiro, onde fixaram residência. Essa informação é oficial e eu consegui achá-la no Arquivo Nacional aqui do Brasil (tenho a lista de passageiros desse navio em pdf).
Pelos registros que eu achei em arquivos de Portugal, esse navio Orellana saiu de liverpool, fez várias escalas, parou em Leixões, depois pegou alguns passageiros em Lisboa e veio ao brasil provavelmente nos dias 04 ou 05/09/1895. Acredito que meus parentes tenham embarcado em Leixões nos dias 01/02/03/04 ou 05/09/1895.
A informação ainda não confirmada, mas que sempre nos foi passada é de que meu avô Candido Narciso Gomes teria provavelmente nascido em 10/04/1893, ou seja, teria vindo do Brasil com 2 anos de idade. Estou correndo atrás da certidão de óbito dele para ver se consigo pescar alguma informação a mais.
Meu avô sempre falou que eles seriam originários de Póvoa de Varzim, mas não temos qualquer informação sobre freguesia e se essa informação de fato procede.
Já cheguei a fazer buscar por certidões de batismos com essa data que temos na cabeça, porém, sem sucesso (não tenho convicção que fiz as buscas pelos canais adequados).
Minhas perguntas:
1. Pensamos em procurar o registro de passaporte da minha família que foi feito na saída lá de Portugal, já que temos praticamente certeza da data de saída. Alguém sabe se historicamente os passaportes eram feitos com muita antecedência ou no dia de embarque ou com poucos dias de antecedência? Pergunto para poder saber como restringir a busca. Pelo o que pesquisei pode ser que nesse registro meu bisavô (Hipolito) tenha declarado de qual região/freguesia eles seriam, o que poderia facilitar nossa busca posteriormente. Ainda nesse ponto, considerando que eles saíram de Leixões e eram provavelmente de Póvoa de Varzim, em quais distritos devo procurar os registros de passaporte e em qual ordem?
2. Sobre a certidão de batismo, admitindo que de fato eles vieram de Póvoa de Varzim, pelo o que li lá existem 12 freguesias, em quais sites devo procurar as certidões para conseguir esgotar as buscar online em todas essas freguesias?
3. Existe algum documento para além da lista de passageiros do navio que eu possa buscar aqui no Brasil que possa facilitar minhas buscas?
Já fiz algumas buscas tradicionais como Family Search etc., porém não consegui achar nada. O único documento que tive sucesso até o momento é a lista de passageiros do navio que chegou no Brasil em 1895, que ajuda um pouco a preencher algumas lacunas, mas não é suficiente.
Alguém poderia me dar uma luz/direcionamento de como deixar minhas buscas mais assertivas?
Muito grato desde já!
Comentários
@mvsgmarcus
1 - Hipólito é natural de Vila do Conde onde existem muitas freguesias. Abaixo pedido de passaporte nº 1116 da família em 21/08/1895 (tif 189). Infelizmente, o ADPorto só tem os processos dos passaportes emitidos a partir de 1905.
https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=411751
2 - Póvoa de Varzim faz fronteira com Vila do Conde, a Virgínia e os filhos podem ter nascido lá. Comece por Póvoa de Varzim, algumas freguesias não tem os livros de batismo de 1893/1894 online, procure por um irmão ou a própria Virgínia.
https://tombo.pt/f/pvz12
Se não encontrar em Varzim, pesquise as freguesias de Vila do Conde. Comece pelas limítrofes com Póvoa de Varzim: Vila do Conde, Touguinha, Touguinhó, Rio Mau...
https://geneall.net/pt/mapa/212/vila-do-conde/
https://tombo.pt/m/vcd
@Guilherme Moreira , agradeço imensamente pelas informações.
Estava totalmente desacreditado já e com a informação do passaporte nos deu a certeza de que devemos, a princípio, restringir as nossas buscas para Póvoa de Varzim e agora Vila do Conde. Vamos mapear a área e continuar procurando.
Obrigado pela injeção de ânimo.