Pagamento formulário 1C

Olá,

primeiramente, parabéns pelo trabalho de vocês aqui.

eu realizei a autenticação do formulário 1C e reconhecimento de firma, mas achei que pagaria o vale postal no correio. Eu vi aqui que tem que pagar o formulário on-line? Ai eu preciso pagar, imprimir e depois autenticar novamente?

«1

Comentários

  • @camimirco

    A ordem certa seria primeiro pagar, receber o form por e-mail, imprimir, preencher, e assinar na frente do tabelião para certificar por autenticidade.

    Se você preencheu o form padrão e certificou por autenticidade, pode pagar, imprimir outro em branco, e mandar os dois juntos e mandar. Um em branco apenas como recibo de pagamento, e o outro preenchido e certificado.

    Mande também uma cópia impressa do e-mail que vai receber.

  • Certo, obrigada! não tem risco de não aceitarem né? Outra dúvida, o processo de atribuição está demorando mais por conta da pandemia, sabe me dizer quanto tempo está levando? E me falaram que enviar para os açores era o mais rápido, mas acredito que não estão recebendo mais processo de atribuição lá, ai agora seria a do porto?

  • Eu juntei: O formulário 1c preenchido e assinado e autenticado na frente do tabelião, uma certidão de nascimento de inteiro teor autenticada na frente do tabelião, cópia do RG autenticada, e cópia do assento de nascimento de pai português autenticada. Eu to tirando primeiro a cidadania do meu pai (meu vô é português) e ai quando chega a resposta do meu pai eu tiro a minha, certo? ou por acaso consigo enviar as duas juntas?

  • @camimirco , a certidão do requerente (seu pai) tem que ser por cópia reprográfica do livro.

    A cópia do RG tem que ser autenticada e apostilada.

    A certidão do avô português, se estiver informatizada, pode ser por cópia simples.

    AP é o mais rápido, atualmente.

    Tem que aguardar a nacionalidade de seu pai ser aprovada para, após, pedir a sua.

  • AP é o arquivo central do porto? sabe me dizer mais ou menos quanto tempo está levando ultimamente?

  • @camimirco , sim, Arquivo Central do Porto - ACP.

    Está levando uns 6 meses, atualmente.

  • meu pai nasceu em 1963, a certidão que ele retirou no cartório é a de inteiro teor digitalizada. não sei o que é cópia reprográfica, seria pra certidões mais antigas?

  • @camimirco , a certidão do Requerente tem que ser por cópia reprográfica do livro, apostilada. Inteiro teor digitalizada não serve!

    O Cartório sabe como fazer.

  • editado March 2021

    @camimirco

    Eu já vi inteiro teor digitada, e reprográfica do livro.

    Pode ser que estejam chamando a reprográfica de Digitalizada. Se for a cópia do livro, ela estará manuscrita.

    Digitada (ou datilografada) é uma coisa, digitalizada é outra (uma cópia do microfilme).

  • e pra aposilar, no cartório mesmo ou consulado?

  • editado March 2021

    @camimirco

    Qualquer cartório de notas.

    O consulado não faz apostila de documentos oficiais.

    O consulado poderia certificar documentos que você assinar presencialmente, mas não precisa. O cartório funciona igual.

    Somente a Prova de Vida para requerentes acima de 70 anos é indispensável ser feita no consulado.

  • Obrigada, eu tenho um amigo morando em portugal, pensei em mandar os documentos pra ele e pedir pra ele dar entrada pessoalmente, que vai mais rápido né. Eu mando os mesmos documentos que eu enviaria pro IRN? O vale postal pago e autenticado, certidão e RG apostilado e cópia do assento portugues do pai?

  • @camimirco...

    Não...Dar entrada pessoalmente não "vai mais rápido"...

    Mande os documentos por DHL...

    É Rápido...Seguro...E você mantém o controle sobre seu processo...O que não acontece se alguém entregar seus documentos lá...!!!

  • editado March 2021

    @camimirco

    Leia o item 5 aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/239837/#Comment_239837

    E também o pagamento preferencial atualmente é por cartão de crédito internacional (de qualquer pessoa). Não caduca.

  • No cartório me informaram que essa é cópia reprográfica, mas ela não é manuscrita. Tá certo?

    o Rg a cópia pode ser preto e branco?

    o formulário 1C grampeei o autenticado no pago com o recibo (o pago com o recibo não precisa autenticar né?) e o e-mail da confirmação de pagamento. No quadro 6, quadrado “vale postal n..... No valor de 175 euros” Que número é esse?


  • @camimirco

    Não. Essa é a certidão em Inteiro Teor. Não serve.

    Tem que pedir ao cartório a certidão por cópia reprográfica do livro. Ela vem manuscrita em 99.9% dos casos.

  • @camimirco...

    No cartório me informaram que essa é cópia reprográfica, mas ela não é manuscrita. Tá certo? ERRADO...ESSA CERTIDÃO NÃO É REPROGRÁFICA...

    o Rg a cópia pode ser preto e branco? TANTO FAZ...FAÇA COMO ACHAR MELHOR...

    No quadro 6, quadrado “vale postal n..... No valor de 175 euros” Que número é esse? VOCÊ NÃO PAGOU POR VALE POSTAL...ENTÃO ESQUEÇA ISSO...!!!

    o pago com o recibo não precisa autenticar né? NÃO

  • Nossa, no cartório me falaram que era assim e apostilaram essa. Vou voltar la amanhã então... ai terei que autenticar e apostilar essa nova certidão também né. Eu havia marcado um "x" no vale postal, mas só deixo em branco então não tem problema? Obrigada pela ajuda! estou perguntando todos os detalhes pois morro de medo de perder por algum erro

  • @camimirco

    Você não perde. Uma vez que dá entrada, se você pagou e eles numeram, o máximo que pode acontecer é ter algo errado, e eles pedirem pra você refazer isso ou aquilo, é o que se chama exigência. Vai te custar €40 pra mandar o documento faltante ou errado, mas o processo continua.

    Então relaxe. Siga o roteiro do fórum para evitar exigências, porque serão perda de dinheiro pra sanar. Então, quanto mais cedo corrigir o erro, como sua certidão reprográfica, menor a chance de ter problemas.

    Já que está com a certidão em mãos, confira antes todos os nomes e datas, e veja se há alguma divergência com a certidão do português. Senão você teria que corrigir no cartório no BR, e fazer uma nova reprográfica. Documentos corretos são fundamentais para o sucesso da empreitada num tempo curto. Se tem que corrigir, corrija antes de começar se for possível.

  • Boa tarde a todos, aqui estou novamente! Primeiro para agradecer pela ajuda que tive no passado, que possibilitou com que eu conseguisse a nacionalidade portuguesa do meu pai! Hoje chegou minha vez.. apenas para ter uma confirmação de alguém que tenha feito isso mais recentemente:

    A situação atual é: Meu pai já tem acento em Portugal graças a obtenção da cidadania. Também já realizei a transcrição de casamento dele com minha mãe (foi minha mãe [não portuguesa] que me registrou). Agora meu pai esta com agendamento para requerer cartão cidadão e passaporte.

    Enquanto isso, quero dar entrada no meu processo, para isso preciso:

    Formulário 1C preenchido e assinado com reconhecimento de firma por verdadeira.

    Minha certidão de nascimento por cópia reprográfica emitida a menos de 6 meses apostilada.

    Devido meu pai já ter acento registrado, basta preencher os dados no formulário 1C correto?

    DUVIDA - Preciso enviar novamente: (?)

    1) Certidão de Casamento dos meus pais por cópia reprográfica emitida a menos de 6 meses apostilada.

    2) Certidão de Nascimento da minha mãe por cópia reprográfica emitida a menos de 6 meses apostilada.

    Por fim:

    Qual o link de pagamento por cartão de crédito do Formulário 1C?


    Agradeço a atenção de todos!

  • @thiagolcordeiro , você não precisa enviar novamente a certidão de casamento dos pais nem a de nascimento de sua mãe.

    Mande apenas

    Certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro, apostilada

    Cópia autenticada e apostilada de RG, CNH ou passaporte que tenha filiação (o documento deve ter sido emitido há menos de 10 anos);

    Formulário 1C impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras e com a assinatura reconhecida por autenticidade

    Link para pagamento do Formulário: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Faça o pagamento com o cartão virtual do seu banco ou com um cartão tipo Nubank, Pagseguro, etc.

  • Faça o pagamento aqui...:

    https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Preencha o formulário que vai receber após a confirmação do pagamento...Assine presencialmente no Cartório com reconhecimento de firma por AUTENTICIDADE...

    Junte...:

    1 - Cópia simples do Assento de Nascimento do Português em questão...(Seu Pai)...***Se tiver Assento de Casamento Português de seu Pai pode mandar também uma cópia simples...SE NÃO TIVER NÃO FAZ MAL...MANDE SÓ O NASCIMENTO...!!!

    2 - Sua Certidão de nascimento Reprográfica Apostilada...;

    3 - Cópia AUTENTICADA e APOSTILADA do seu documento de identificação em data de validade...;

    4 - Cópia simples do email de confirmação do pagamento...

    ***Tendo o casamento de seus Pais já sido transcrito em Portugal...Estão já Registadas e estabelecidas as ligações necessárias para iniciar seu processo...Não precisa Certidão de Nascimento de sua Mãe nem de Casamento deles...Você já enviou isso para a Transcrição...!!!

  • @thiagolcordeiro

    Como foi dito acima. Mas faz o pagamento primeiro, recebe o form-1D por e-mail, e então leva preenchido no cartório pra assinar lá e certificar por autenticidade.

  • Pessoal, vocês são fantásticos!

    @Leticialele , @Nilton Hessel , @gandalf , só me resta agradecer!

    Muito obrigado!

  • Boa tarde

    Tentei realizar o pagamento do Vale Postal em Agencia de Correio no Centro do Rio de Janeiro e me informaram que não pode ser mais feito pq estão proibidos por ser pra pessoa física/ Cartório. Alguém sabe sobre isso? A Agencia que fiz há 2 anos estava fechada por caso de COVID...

    Outra pergunta tem que preencher formulário 1c específico pra pagamento de cartão de crédito?

    Grata

  • editado March 2021

    @Claudia Baptista...

    Estou prestes a completar 6 anos de participação aqui nesse Fórum...E essa conversa mole de alguns funcionários dos Correios já existia desde então...

    Ou você procura uma agência que faça o VP

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/211744/#Comment_211744

    Ou...

    Mil vezes mais rápido...Prático...Seguro e fácil...Paga com cartão de crédito...!!!

    O cartão não precisa ser o do requerente do processo...

    Veja aqui o roteiro a seguir se optar por fazer o pagamento com cartão de crédito...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/240224/#Comment_240224

  • @Nilton Hessel

    Consegui fazer o vale postal. Dica pra quem é do Rio de Janeiro- Ag da 1* de Março no Centro fazendo normalmente.

    Mandei a documentação pela DHL, assim que tiver noticias encaminho dados pra planilha. Mais uma vez obrigada pelas dicas

  • Que bom que você conseguiu fazer o VP @Claudia Baptista ...

    Se não me engano...Essa é a agência que os colegas foristas do RJ costuma indicar...

    Obrigado por compartilhar conosco a informação de que eles continuam fazendo os VPs sem questionamentos...

  • GILDA_BORGESGILDA_BORGES Member
    editado March 2021

    Boa tarde a todos.

    Estou há dias tentando pagar a taxa de 175euros do meu processo de atribuição de nacionalidade e não consigo. Já tentei de todas as formas e com cartões diferentes. O sistema apresenta erro, e nos correios acontece a mesma coisa.

    Este é o link que estou usando: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D

    Alguém tem alguma dica milagrosa? Sou de São Paulo, zona oeste.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.