Duvidas sobre itamaraty e consulado Portugues

estou fazendo a atribuição da minha avo e queria saber se ela mesma precisa ir no itamarary e no consulado para pegar o selo branco nos seu documentos ou outra pessoa pode ir por ela. E tb se alguem tiver um modelo de procuração publica pois moro em Portugal e minha avo mora no Brasil, por isso precisarei de uma procuração e não sei o modelo adequado para o CRC em lisboa aceitar.

Comentários

  • Juliano

    Qq outra pessoa pode fazer o servico de legalizacoes tanto no Itamaraty como no consulado por sua avo. Ao inves de ela te passar uma procuracao, o que ela pode fazer eh assinar o formulario ela mesma, dai ela precisaria ir ou ao consulado (nao sei onde ela mora no Brasil) ou a um cartorio perto da casa dela pra assinar presencialmente. Eh uma opcao!!
  • juliano

    itamaraty - qualquer pessoa pode fazer
    consulado - qualquer pessoa pode autenticar os documentos de sua avo
    assinatura presencial ,sua avo tera que se deslocar ao consulado (obrigatorio)
  • assinatura presencial ,sua avo tera que se deslocar ao consulado (obrigatorio)

    depende de onde mora a avo do Juliano. Quem mora por exemplo na area de jurisdicao do consulado de SP tem que assinar o formulario em um cartorio (qq cartorio) e so depois mandar o formulario pro consulado pro selo branco.

    eu acredito que outros consulados tb possam fazer a legalizacao no formulario dessa forma (com a firma reconhecida por autenticidade), entao se for mais facil, a avo do Juliano pode ir a um cartorio, ao inves de ir ate o consulado mais proximo.
  • muito obrigado pessoal pelas informaçoes e so mais uma duvida, o estado de minas gerais nao tem consulado ele pertence a qual? e obrigado cibele pela procuração.
  • Juliano eu fiz o meu por Belo Horizonte, sou mineiro, de Poços de Caldas...e não tinha como eu ir até BH, então pedi a um amigo e ele fez tudo pra mim....lá tem o EREMINAS que é o representante do Itamaraty em BH e o consulado Português, fica tudo pertinho...no centro mesmo...meu amigo fez tudo em muito pouco tempo....acho que não gastou nem uma hora....mas antes, você deve reconhecer firma em um cartório na sua cidade, caso você não seja de BH, e depois levar tudo em um cartório de BH e reconhecer firma lá de novo...se o cartório da sua cidade não tiver firma aberta em BH, peça a eles para enviar o "Sinal Público" daí você reconhece firma em um cartório de BH e taca selos nele...no Itamaraty, põe selo em todos....porque eles não cobram nada...e no Consulado põe em todos ou só nos necessários....
  • SOBRE A ASSINATURA PRESENCIAL

    Não é necessário sua avó ir ao consulado não, pois eu não fui, sua avó só deve ir ao cartório assinar na frente da mocinha lá do cartório e ela reconhecer firma da assinatura da sua avó, para isso sua avó deve ter firma aberta no cartório, simples.
  • Eu não mandei nada para o Itamaraty ... e minha cidadania saiu na mesma ... pq tem que ser enviado se o consulado já reconhece a veracidade do documento?
  • Dependendo do Consulado sera exigido. Entao cada consulado faz sua exigencia adicional.
  • Pois eh Mirella,

    eu tbem nunca autentiquei nada no Itamaraty, tudo passou pelo consulado mas nada pelo Itamaraty, e olha q fiz tres atribuicoes e tres transcricoes de casamento e ja mandei mais tres atribuicoes esse mes.

    Nao entendo isso, a autenticacao pelo Consulado ja prova a autenticidade da certidao, se nao tivesse o consulado eu ate entenderia. Aqui em Londres, eu autentiquei a certidao do meu filho no FCO, equivalente ao Itamaraty no Brasil, e soh, nao precisa passar nada pelo consulado, o selo do FCO ja prova a autenticidade da certidao.

    Bem, mas como esse assunto jah foi discutido tempos atras, fica aqui a duvida entre o teorico e o pratico.
  • Bruno

    O Itamaraty devolveu a certidão do meu pai legalizada em 15 dias.
  • Bruno

    Se vc conhecer alguem em Brasilia, essa pessoa pode levar pessoalmente e dai fica pronto em 24hs.

    A legalizacao no Itamaraty eh gratuita entao sei la, por via das duvidas melhor fazer.

    Eu tenho experiencia com outro consulado, o da Holanda, e la sempre foi obrigatorio legalizar primeiro no Itamaraty, senao eles nao legalizavam nada. Acho que depende de consulado pra consulado, de pais pra pais.

    Olha a explicacao da legalizacao pelo MRE:

    I – O que é a legalização de documentos?

    Por legalização de documentos se entende o processo pelo qual o Ministério das Relações Exteriores reconhece, por cortesia, assinaturas em documentos públicos feitos no Brasil, para posterior procedimento da legalização consular nas representações diplomáticas e consulares estrangeiras dos países para onde se destinam tais documentos.
  • Qdo dei entrada na CRC Lisboa ... a única coisa q eles queriam saber era se tinha a legalização do Consulado de Portugal em SP ... mas blz ... boa sorte galera !!!!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.