Divergência do nome do avô paterno entre documento português e brasileiro (atribuição de neto)

Olá amigos(as),

Estou ajudando meu pai (neto de português) no processo de atribuição. Já tenho todos os documentos, mas ao compará-los (os nomes são fictícios) verifiquei o seguinte:

Ao ler a cópia do livro do registro civil de nascimento do filho do português (Brasil, 1922) notei o seguinte:

Nome: Anysio

Nome dos pais: Antonio Pereira Couto (português) e Helena Maria Costa (brasileira)

Nome dos avós paternos: Manoel Pereira Couto e Antonia Pereira de Castro Neves (portugueses)

Entretanto, no assento de batismo do português (Portugal, 1886), temos o seguinte:

Nome: Antonio

Nome dos pais: Manoel Joaquim Couto e Antonia Pereira de Castro Neves

Neste caso, (i) é necessário retificar o nome do avô paterno no registro de nascimento do filho brasileiro do português (Manoel Pereira Couto vs. Manoel Joaquim Couto)? (ii) Essa retificação seria administrativa ou judicial?

Caso haja necessidade de retificação, imagino que o juiz ou o oficial do cartório irão indagar se “Antonio, filho de Manoel Joaquim Couto e Antonia Pereira de Castro Neves” (em Portugal) é "Antonio Pereira Couto, pai de Anysio" (no Brasil), certo?

Neste caso, surge outro problema, pois (i) Antonio Pereira Couto nunca se casou, somente registrou os filhos, e (ii) na sua certidão de óbito (Brasil, 1927) não consta a filiação (interessante que na do irmão dele, falecido em 1928 também no Brasil, consta só o nome da mãe).

Antonio Pereira Couto veio com o pai (Manoel Joaquim Couto) e o irmão para o Brasil em 1897, a mãe (Antonia Pereira de Castro Neves) ficou em Portugal e faleceu em 1931, sendo que os registros dos passaportes dos três também foram localizados.

Neste caso, seria possível usar uma cópia certificada do passaporte do português como prova de que o Antonio (do assento de batismo) e o Antonio Pereira Couto (do registro de nascimento do filho) são a mesma pessoa? Lembrando que no registro de passaporte só consta o nome do pai.

Por último, “Anysio, filho de Antonio Pereira Couto e Helena Maria Costa” é "Anizio Pereira Couto, pai de Arnaldo Pereira Couto" (neto do português).

Neste caso, a certidão de óbito (Brasil, 1993) serviria para comprovar que trata-se da mesma pessoa, ou seja "Anysio, filho de Antonio Pereira Couto" é "Anizio Pereira Couto, pai de Arnaldo Pereira Couto", ou também há necessidade de retificação (Anysio para Anizio)?

Em tempo, a linha de descendência é formada só por homens e todos foram declarantes dos filhos na menoridade.

Agradeço imenso por qualquer tipo de ajuda.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.