DÚVIDAS - REMETENTE NO ENVIO DE DOCUMENTOS

Boa tarde,

Sexta feira passada enviei os documentos dos meus pais para a transcrição do casamento, para Ponta Delgada.

Chegando na agência para envia por DHL, vi que advogados tinham 10% de desconto no valor do envio.

E ai apresentei minha carteira da OAB, pois sou advogada.

Tem um pequeno detalhe por isso, recentemente eu casei e estou mudando os meua documentos para o nome de casada, meu RG já fiz alteração do nome de solteira para casada, porém a da OAB ainda não fiz essa mudança, e esqueci na hora que entreguei a carteira para atendente.

Quando ela finalizou tudo, os registros dos dados para envio, foi que vi na etiqueta do pacote que tinha saído meu nome de solteira, eu questionei com.ela, pois o requerimento solicitando a transcrição fui eu quem preenchi, e assinei com.o nome de casada, e enviei cópia apostilada do meu RG que já está com nome de casada.

Tive que contar tudo isso para perguntar se pode dar algum problema??

Ainda bem que dentro do pacote tive a feliz ideia de colocar uma cópia simples da minha certidão de nascimento e de casamento.

Vocês acham.que devo mandar um e-mail para a conservatória explicando o ocorrido?

O porque de o remetente meu sobrenome estar diferente do que está informado no requerimento?

Desde já agradrço a atenção.

Comentários

  • @CAMILA_ACCIOLI , não tem problema!!

    Relaxe, não vão relacionar o remetente com o seu requerimento.

  • Obrigada, @Leticialele

    Você sabe dizer se a análise dos documentos está demorando muito?

    E eu já posso começar a providenciar os meus documentos para a aquisição ou melhor aguardar a transcrição do casamento dos meus pais ser finalizada?

    Att

  • @CAMILA_ACCIOLI , Ponta Delgada leva de 4 a 6 semanas para fazer a transcrição.

    Aguarde umas 2 semanas e comece a providenciar seus documentos para a atribuição, como filha - Art 1C

  • Boa tarde, @Leticialele

    Como disse envie os documentos para a transcrição do casamento, chegaranm lá dia 22.02, mas até agora não recebi o link para pagamento.

    É normal essa demora pra enviarem o link?


    Att.

  • @CAMILA_ACCIOLI sim..pelo menos 30 dias.

  • Obrigada, @Vlad Pen.


    Hoje enviaram o link para pagamento.

    Fiz o pagamento no cartão de crédito, tudo Ok.

    Só a nível de informação para o fórum:

    Enviei os documentos para transcrição de casamento dos meus pais, pra Ponta Delgada, dia 12.02.2021,.por DHL.

    Saiu da minha cidade dia 15.02.2021.

    Chegou em Polta Delgada, dia 22.02.2021.(chegou lá antes do prazo final.que era dia 26.02).

    E hoje dia 10.03.2021, recebi o e-mail com o link para pagamento.

    Assim, que concluírem o processo atualizo a informação aqui.

    Obrigada, pela atenção de todos sempre.

  • Bom dia,

    O processo de transcrição do casamento dos meus pais já foi concluído, e já tenho o nº de assento.

    Agora vou dar andamento no meu processo de atribuição da cidadania,porém surgiu uma dúvida:

    Na minha certidão de nascimento consta o nome dos meus pais biológicos, e o declarante foi o meu pai.

    Porém, por uma questão de necessidade, meus avós paternos me adotaram juntamente com o meu irmão. E na minha certidão de nascimento vem normal os dados dos meus pais biológicos, mas ao final da certidão vem averbado o processo de adoção, feito pelos meus avós. (esta escrito lá que fui adotada pelos meus avós)

    E no caso vou pedir a nacionalidade através da minha mãe, que é filha de portuguesa ( no caso a minha avó materna), e minha mãe já tem atribuída a sua nacionalidade portuguesa.

    E é válido registrar que no meu RG, e em todos os meus documentos pessoais, consta o nome dos pais biológicos, nunca coloquei o nome dos meus avós por terem feito essa adoção.

    E ai surgiu a dúvida: se por ter essa averbação de adoção na minha certidão de nascimento, poderia dar algum problema na minha atribuição de nacionalidade como filha de portuguesa? Tipo eles acharem que na esfera civil, sou filha dos meus avós e não dos meus pais biológicos.

    E por hoje eu já ser casada, devo enviar a minha certidão de nascimento em inteiro teor e cópia repográfica ou a minha certidão de casamento para o processo de atribuição?

    Se alguém puder me ajudar, agradeço, pois já pretendo providenciar minha documentação.

    Moderadores: @Leticialele @Vlad Pen

  • editado April 2021

    @CAMILA_ACCIOLI...

    Para entender como proceder você deve se transportar para a época do seu Nascimento/ Registro original...

    Para seu processo vale o que foi feito naquela época...

    Então...Meu entendimento é que seu Registro de Nascimento foi feito por seu Pai na sua menoridade...Seus Pais eram casados oficialmente quando você nasceu...Está constando nome de Pai e Mãe no seu Registro...Não haverá problema...

    A sua Certidão de Casamento só será necessária se houve alteração do seu nome pelo casamento...E seu nome estiver diferente quando comparada a Certidão Reprográfica e o seu RG...

    Entenda que é o Inteiro Teor do seu Registro de Nascimento na época que faz toda a diferença...Os fatos que vieram depois...Como a adoção pelos Avós...No meu entendimento...E pelo que você compartilhou de informações...Não impede o reconhecimento do seu direito à Nacionalidade Portuguesa...

  • Obrigada, @Nilton Hessel .

    Sim, a época do meu nascimento fui registrada pelos meus pais e o meu pai foi o declarante na certidão de nascimento.

    Agora uma outra pergunta, meu nome mudou com o casamento.

    Na certidão de nascimento está o meu nome de solteira e na de casamento o nome de casada, pois inseri o sobrenome do meu esposo.

    Nesse caso, eu tenho que enviar as duas certidões em inteiro teor e cópia repográfica?

    Ou eu peço para na certidão de inteiro teor de nascimento já averbarem o meu casamento?

    Como devo proceder nesse caso?

    Att.

  • "...Na certidão de nascimento está o meu nome de solteira e na de casamento o nome de casada, pois inseri o sobrenome do meu esposo.

    Nesse caso, eu tenho que enviar as duas certidões em inteiro teor e cópia repográfica?..."

    R...:

    Envia sua CERTIDÃO de NASCIMENTO REPROGRÁFICA APOSTILADA...(Obrigatório para os Requerentes)...SOMENTE Se essa Certidão de Nascimento Reprográfica NÃO ESTIVER 100% LEGÍVEL é recomendável enviar uma VIA DIGITADA DA MESMA CERTIDÃO DE NASCIMENTO...

    Envia sua CERTIDÃO de CASAMENTO em INTEIRO TEOR DIGITADA APOSTILADA ***somente*** para justificar o nome que consta no seu documento de identidade enviado...

    EM TEMPO...!!!

    "...Ou eu peço para na certidão de inteiro teor de nascimento já averbarem o meu casamento?..."

    R...: A averbação na Certidão de nascimento não serve para justificar a alteração do nome pelo casamento...Nesses casos é exigida a IT de Casamento...

    OBSERVAÇÃO...***(MEU PONTO DE VISTA)...!!!

    Certidão em Inteiro Teor...Como não poderia ser diferente...É um documento que representa...Ou deveria representar textualmente TODO O TEOR daquilo que consta no LIVRO ORIGINAL DE REGISTRO CIVIL...Ora...Se eu estou solicitando uma Certidão em Inteiro Teor hoje...(06/04/2021)...E o Cartório me fornece uma Certidão de Nascimento em que NÃO CONSTA averbado o meu casamento...Ocorrido 10 Anos atrás...Me parece que algo não está certo...!!!

    É OBRIGAÇÃO dos Cartórios manterem os registros ATUALIZADOS...!!!

    É por isso que quando eu vou montar um processo de algum familiar...Minha primeira ação NÃO É solicitar as Certidões...Mas sim comparecer ao cartório com uma "Cola" e pedir o favor do atendente verificar se aquele Registro que procuro está ATUALIZADO...(NOMES E DATAS)...

    Se estiver ATUALIZADO eu solicito a Certidão...Se não estiver...Peço que providenciem as devidas averbações para que o Inteiro Teor seja EFETIVAMENTE um Inteiro Teor...!!!

    ***Aparentemente...O fato das Certidões enviadas para a instrução dos processos de Nacionalidade não estarem atualizadas não tem gerado qualquer questionamento por parte das Conservatórias...A pergunta que faço é...ATÉ QUANDO...???

    Mais uma coisa importante...Só encaminhem as Certidões para Apostilamento DEPOIS DE CONFERIR SE A CERTIDÃO ESTÁ OK...ESPECIALMENTE SE SE TRATAR DE UMA CERTIDÃO DIGITADA...!!! (Já vi vários casos de Certidões com erros de digitação apostiladas)...Quando acabam se dando conta do erro...Tem que refazer todo o processo de solicitação...Isso quando não enviam algum documento com erro de digitação para Portugal...O que...Dependendo do erro...Pode significar uma notificação de exigência

  • Boa noite, @Nilton Hessel


    Obrigada pela orientações.


    Att.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.