Ajuda para encontrar bisavô português
Boa tarde,
Estou com dificuldade para encontrar os documentos do meu bisavô. As informações que possuo:
José dos Santos é de Portugal.
Na certidão de CASAMENTO em São Carlos consta que ele é natural de Beira Alta, casou com 23 anos em 1916. Além disso, ele está com nome "José dos Santos Gonçalves" (não sei porque colocaram Gonçalves)
Na certidão de ÓBITO consta que ele é natural de Vila Moreira dos Reis, o nome aparece apenas como "José dos Santos"
Pedi ao distrito de Guarda para buscar e não encontraram.
Ele era filho de Manoel dos Santos (no casamento diz Manuel dos Santos) e Luiza de Jesus.
Ele casou com Tereza (Thereza) Fernandes em São Carlos - SP.
A filha Luiza nasceu em 1922, em Corumbataí - SP
Minha mãe nasceu em 1962, em Corumbataí - SP
Quais outros caminhos posso fazer para achar o documento dele?
Comentários
@michelpercegaroli , já leu os assentos de batismo do local?
Freguesia de Moreira de Rei, Concelho de Trancoso, Distrito de Guarda: https://tombo.pt/f/tcs24
@Leticialele o problema é que de 1893 não tem online, eu solicitei ao distrito de Guarda e disseram que não encontraram
@michelpercegaroli
Os livros existem. Você pode pedir para expandirem a busca, ou ir lá pessoalmente depois da pandemia e fazer a busca.
Forneça a eles outros documentos de suporte, que indiquem que o registo existe lá, e suas datas prováveis.
Busque pelos assentos dos pais dele, em particular do casamento deles, se houver.
@gandalf E como eu posso descobrir os assentos dos pais dele? Alguma pista?
@michelpercegaroli , aqui você encontra os batismos de 1893: https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/details?id=1215091
Não está disponível para visualização online, mas você pode fazer o pedido ao Arquivo Distrital da Guarda!
Peça, inicialmente, uma cópia para descarregar pela web,
Pode pedir, também, o assento de casamento dos pais.
Está difícil... já pedi para o distrito de guarda as pesquisas e não encontram.
Terei que pagar uma advogada????
@michelpercegaroli , se o Arquivo Distrital diz que não encontrou, não há advogado no mundo que consiga a certidão!! Só vai ganhar dinheiro às suas custas!
Tente obter mais informações, expanda suas buscas! Que período você forneceu ao Arquivo de Guarda para a busca?
Tente achar o casamento dos pais, no mesmo local. Comece a busca pelo ano anterior ao nascimento do José!
Vá pesquisando de trás para a frente, pode ser que o ano de nascimento esteja errado!
Antigamente, as pessoas mal sabiam ler e escrever e enganos quanto à idade e ano de nascimento eram muito frequentes!
@Leticialele eu pedi entre 1892 e 1899 para o distrito de guarda. Esses anos não estão acessíveis para nós, se não eu já teria lido cada assento.
Mas você acha que ele pode ser de Moreira de Reis, mesmo? Essa informação está apenas na certidão de óbito, querendo ou não é um terceiro que declara.
No atestado de casamento dele, apenas consta "José dos Santos, natural de Beira Alta - Portugal" é muito amplo né.
Eu pedi o desarquivamento do processo de casamento dele, estou para receber os papeis.
Mas realmente os anos estão confusos, no óbito diz que ele faleceu com 71 anos em 1965, se fizer as contas dá 1894. No casamento, diz que ele casou em 1916 com 23 anos, se fizer as contas dá 1893.
Nas certidões da filha dele, fala que ele nasceu em 1894.
Era comum os pais casarem no lugar onde os filhos são possivelmente registrados? Talvez Manuel e Luiza tenham se casado entre 1860 - 1893, né?!
Outra informação que descobri pelo atestado de casamento dele, é que talvez os pais tenham vindo para o Brasil também. Ele nasceu em Portugal e em algum momento todos devem ter vindo.
@michelpercegaroli , Tudo é possível! Beira Alta era uma região muito extensa!!
Olha o que eu encontrei na Wikipedia:
"A Beira Alta é uma província histórica (ou região natural) situada na região do Centro de Portugal. Foi criada, em 1832, por subdivisão da antiga província da Beira, passando a ser constituída pelas comarcas de Viseu, Lamego e Trancoso. A província dispunha de um representante do governo central - o prefeito - e de um órgão eleito localmente - a junta geral de província. Nas comarcas que não eram sede de província, existiam subprefeitos, que representavam o prefeito. A sua capital é Viseu.
Pela reforma administrativa de 1835, o país, passou a ser dividido em distritos. A Província da Beira Alta manteve-se, mas apenas como unidade estatística e de referência regional. Os seus limites correspondiam aos do distrito de Viseu.
A Província da Beira Alta foi restaurada, como unidade administrativa, em 1936, agora incluindo, além do distrito de Viseu, o distrito da Guarda. Esta nova divisão em províncias baseou-se numa estudo geográfico que dividia, Portugal Continental, em 13 "regiões naturais", entre as quais, a Beira Alta e a Beira Transmontana. A nova província da Beira Alta foi criada pela reunião daquelas duas regiões naturais, embora para a maioria dos geógrafos, entre os quais Orlando Ribeiro, esta união artificial se tratasse de um erro crasso. A reacção das populações da Beira Transmontana (que englobava todo o distrito da Guarda excepto o concelho de Vila Nova de Foz Côa) não se fez esperar, tendo estas inclusive produzido e enviado um abaixo-assinado com mais de 50 mil assinaturas, em pleno Estado Novo, ao próprio António Oliveira Salazar, reivindicando a criação de uma província diferente da Beira Alta, a que chamavam Beira Serra."
Talvez você deva procurar no Arquivo Distrital de Viseu!!
No tempo do nascimento do seu avô, seus limites se confundiam com Viseu!!
Dá uma olhada em https://digitarq.advis.arquivos.pt/results?t=jos%c3%a9+dos+santos&di=1800-1-1&df=1900-12-31
@michelpercegaroli , também tem Moreira do Rei no Concelho de Fafe, Distrito de Braga! https://tombo.pt/f/faf18
@Leticialele mandei novamente um pedido de reprodução para o distrito de guarda e me mandaram uma cobrança. É um sinal que encontraram?
@michelpercegaroli , se fizeram um orçamento e cobraram a certidão, sim!
@Leticialele tem algum problema ter divergência do jeito da escrita do nome?
Aparentemente em Portugal ele está como "José Gonçalves dos Santos", no Brasil na certidão de casamento está como "José dos Santos Gonçalves", e na óbito apenas "José dos Santos", mas a árvore genealógica é a mesma, em todos as certidões esse "José dos Santos" é filho de Manuel dos Santos e Luiza de Jesus.
Mas também é como você disse, muita gente não sabia ler/escrever na época.
Precisarei fazer alguma correção ou isso não impactará em nada?
Eu pedi o desarquivamento do casamento dele, recebi 8 folhas e não veio UM documento pessoal dele rsrsrs
@michelpercegaroli , tem que retificar a certidão de casamento, usando a certidão portuguesa. Vá ao Cartório onde ocorreu o casamento e veja o que eles exigem para a retificação administrativa.
@Leticialele para retificar a certidão de casamento do José, preciso da certidão de nascimento apostilada? Como eu faço isso estando no Brasil?
@michelpercegaroli , alguns Cartórios exigem a apostila, outros não.
Para apostilar: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9608/guia-pratico-apostilhamento-de-docs-portugueses-atraves-da-procuradoria-geral-da-republica/p1
Olá @Leticialele como faço pra transcrever o casamento? Quais documentos são necessários?
@michelpercegaroli , depende de onde você vai fazer a transcrição.
Se você mora no RJ ou ES, faça pelo Consulado do Rio:https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-cidad%C3%A3o-%C3%A3-portugu%C3%AAs-a-e-estrangeiro-a
Se mora em SP ou MS, pelo Consulado de Santos: https://consuladoportugalsp.org.br/transcricao-de-casamento-sem-alteracao-dos-dados-do-cartao-do-cidadao/
Ou por Ponta Delgada: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3360/transcricao-de-casamento-por-ponta-delgada/p1
Em todos os casos, agora, você envia os documentos, eles analisam e, se estiver tudo certo, enviam instruções para o pagamento dos emolumentos de 120 euros
Perfeito!
Preciso enviar a certidão de nascimento do português ou não é necessário? Pra qual etapa a certidão do português é necessária?
São só esses documentos? É que aqui não fala nada...
@michelpercegaroli , tem que mandar uma cópia do assento do português!!
Se nasceu antes de 1911, cópia certificada do Arquivo Distrital;
Se nasceu após, cópia simples obtida no civil online
Legal, @Leticialele, precisa ser reconhecido em firma o assento de nascimento do bisavô para transcrição de casamento e posteriormente pedido de cidadania ou não? Posso pedir pra mandarem o papel direto pra casa e depois eu encaminho ao consulado?
@michelpercegaroli você vai pedir o assento certificado em Portugal, não há firma a reconhecer no Brasil! Peça duas vias, uma para a transcrição e outra para o processo de nacionalidade.
Se fizer pelo Consulado do Rio ou de Santos, eles devolvem os documentos e você pode aproveitar o assento certificado no processo de cidadania.
Ponta Delgada faz bem rápido, mas não devolve documento algum.
Acho que deu certo solicitar, falaram que foi de imediato remetida pelo correio. Quanto tempo demora pra chegar aqui?
Mandaram um PDF, com as certidões narrativas anexadas também ... mas tem que esperar chegar, né?! @Leticialele
@michelpercegaroli , são certidões do Arquivo Distrital? Ou do civil online?
Já olhou os arquivos que mandaram?
São do arquivo distrital, pedi direto no distrito de guarda. @Leticialele
@michelpercegaroli , sim, tem que aguardar as certidões certificadas pelo Arquivo Distrital.
E essas certidões, os Conservadores não têm acesso fácil, o próprio requerente tem que providenciar.
Se fosse certidão do civil online, eles verificam a veracidade no Sistema.
@Leticialele chegou hoje a certidão narrativa, veio bem rápido.
Qual melhor caminho para transcrever o casamento, por Santos? Quanto tempo demora? Quais gastos terei?
O que me recomenda?
@michelpercegaroli , Santos é, para mim, uma incógnita! Alguns foristas elogiam a rapidez. Outros, reclamam que as transcrições levam 5 meses, quando não são esquecidas em algumas gavetas... Leia o tópico sobre a transcrição de casamento em Santos, para fazer uma avaliação.
A vantagem é que eles devolvem os documentos, e você pode aproveitar as certidões que vêm de Portugal!
Ponta Delgada é uma Conservatória rápida e eficiente, mas não devolve nada.
Avalie o que compensa para você!
@Leticialele legal! No caso para transcrever o casamento do meu bisavô por ponta delgada, o requerente deve ser minha mãe, neta? Não pode ser eu, né?!