Nascimento e Casamento diferentes

Bom dia, pessoal.

O documento de nascimento do meu bisavô Samuel de Jesus está como Samuel de Jesus Ramos em Portugal, assim como o da sua mãe Cândida de Jesus Ramos (em Portugal e no Brasil), no entanto, a certidão de casamento e óbito dele não constam o Ramos como sobrenome. Afora o erro de distrito e nascimento (o ano natalício está correto). Me auxiliaram a retificar tais documentos dele aqui no Brasil, assim como de sua filha (minha avó) e neto (meu pai) que não está acrescido deste sobrenome. Pergunto-lhes como fazer: será somente por via judicial ou administrativa? É um processo difícil?


Lembrando que o nome da mãe Candida possui o Ramos tanto em Portugal quanto na documentação Brasileira (casamento, modelo 19, etc)

Comentários

  • editado February 2021

    @Clayton Pinheiro vá nos cartórios onde se encontram as certidões e veja se ha possibilidade de fazer uma retificação administrativa.

  • @Vlad Pen eles aceitaram a retificação administrativa - falo do Cartório que irá fazer a retificação da certidão de casamento do português - no entanto é preciso retificar o óbito também? Pois eu me confundo, já ouvi que se for dada a entrada da cidadania por Portugal não me precisa, mas pelo consulado, sim.

    Outra dúvida, assim que a certidão de casamento for retificada eu devo pedir pra retificar os documentos da minha avó que não contém o nome completo do pai, né? A certidão de batismo, casamento e Rg pra bater com os documentos dele (especialmente a certidão de nascimento emitida em Portugal)?


    Agradeço o seu auxílio.

  • @Clayton exatamente, retificar todas as certidões e doc de indentidade q diferem do nome original.Alguns casos a conservatória de Ovar aceita algumas divergências, mas o processo lá é longo para sua conclusão.

  • @Vlad Pen a certidão de casamento do português devo pedir em inteiro teor e apostilada, correto? E devo transcrever em Portugal?

    a cópia repografica e inteiro teor somente da certidão da minha avó para juntar com o RG dela autenticado depois. né?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.