Prova de vida, emolumentos, procuração
Bom dia!
Estou com algumas dúvidas
Meu pai irá ao consulado fazer Prova de vida, consegui agendar para semana que vem. Irá aproveitar para assinar o documento declarando que quer ser português.
*Prova de vida*
Ele apresentará o RG /passaporte e comprovante de residência.
1) Precisa de mais documentos?
2) Eles tem modelo pronto de PV?
*Formulario 1D*
1) O formulário 1D pode levar preenchido e reconhecer assinatura por autencidade no consulado?
2) Pode levar editado no computador ou tem que escrever a Mão?
3) Tem custo essa assinatura?
4) Nesse caso não precisa reconhecer assinatura? O consulado já entrega documento pronto certificado?
5) Eles exigem algum doc que prove ser descendente de Português?
*Emolumentos
1) Devo pagar antes dele ir ao consulado?
2) ou posso pagar por último direto nos Correios?
3) se eu pagar via cartão e receber por email o formulário 1D para editar no computador, não adianta muito, pois meu pai irá assinar e reconhecer no consulado do BR e eu estou em PT, não seria melhor enviar o PDF que está no site do IRN?
Obrigada
Comentários
Sobre minha experiência no consulado de MG em Jan/21
PV
1- original e cópia xerox do RG e comprovante de residência.
2- eles têm modelo pronto
1D
1- sim
2- pode ser a mão ou digitado
3- foi sem custo
4- já entrega certificado. Tem que assinar na frente do oficial do consulado. Não pode levar já assinado.
5- não há conferência de documentação.
EM
1- Eu levei já o formulário 1D pago pelo site
2- não recomendo
3- envia para seu pai o PDF que chegar no seu e-mail com os emolumentos pagos. Já envia preenchido para ele não errar. Ele imprime aqui em folha colorida. Frente e verso. E assina lá no consulado.
Esqueci de comentar.
o consulado demorou 17 dias para entregar a documentação de volta. Entreguei 4/1 e busquei, com horário marcado, dia 21/1.
@leonardocouto
Super obrigada!
Vou seguir suas dicas