Ajuda no planejamento de busca de assentos

Bom dia a todos,

Gostaria que me ajudassem/dessem dicas na pesquisa dos assentos de batismo dos meus bisavós Portugueses


Meu bisavô

João Pereira da Costa

Filiação

José Pereira da Costa, falecido 1915

Joaquina Nunes, falecida 1910

Nascimento 24/06/1880


Minha bisavó

Maria do Céo Pereira da Costa / Maria do Céo Varella da Fonseca (solteira)

Filiação

Antonio Varella da Fonseca

Ignez Gomes da Silva

Nascimento 15/08/1891

Casamento no Brasil com João 26/04/1920


Irmão da bisavó

Joaquim Varella da Fonseca

Filiação

Antonio Varella da Fonseca

Ignez Gomes da Silva

Nascimento 05/02/1894


Esposa do Joaquim

Luiza Machado Varella / Luiza Borges Machado (solteira)

Filiação

José Borges Machado

Rosa Lixa(Leixa) Machado

Nascimento 28/01/1894

Casamento no Brasil com Joaquim 08/05/1926


Todos eles são portugueses e se estabeleceram no Rio de Janeiro / RJ

Meu maior problema é que nem eu nem meus parentes sabemos de onde em Portugal eles vieram, o que acabou dificultando muito minha pesquisa.

Meus bisavós eram analfabetos, porém o irmão da Maria, Joaquim Varella, era letrado e de boa situação financeira, assim como sua esposa Luiza.


João e Maria se casaram 26/04/1920, após já terem tido 3 filhos, sendo o mais novo nascido em 1914. Pelo tempo entre primeiro filho e casamento, seria um indício de que eles já haviam se casado em Portugal?


Estimando que a Maria do Céo casou-se com 17 anos ou mais, teríamos entre 1908 até 1914 para o possível casamento em Portugal, emissão de passaportes e migração para o Brasil

A não ser que alguém consiga mais alguma pista, seria possível pesquisar no civilonline *sem um distrito específico* esses assentos após 1911?

Os assentos seriam:

Óbito de João Pereira da Costa, por volta de 1915, sem informações sobre filiação dele;

Possível Casamento de João e Maria em Portugal, entre os anos 1908 e 1914;


Minha ideia seria usar os assentos acima para obter a localidade dos assentos de batismo, isso claro se fosse possível fazer esse tipo de pesquisa ampla.

Conto com a ajuda dos colegas tanto para informações de parentesco que ainda não consegui, quanto a algum norte para prosseguir com minhas pesquisas

Agradecido antecipadamente

Comentários

  • Boa tarde

    Esses 3 filhos nascidos antes do casamento aqui no Brasil, eram portugueses?

    Se o 1º filho nasceu em 1914, se houver um casamrnto em Portugal, porque acho pouco provável, ele deve ter sido pouco tempo antes, 1911, por aí, pois naquela época os filhos vinham logo quando se juntavam.

    Você tem alguma informação sobre quando eles chegaram no Brasil? Pois desta forma poderiam pesquisar os registros dos navios (vapores) ou da lista de imigrante do Rio de Janeiro na Hospedaria da Ilha das Flores.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.