Finalmente Saiu!
Caros amigos da comunidade, eh verdade, finalmente meu processo por naturalizacao saiu (tem uns dias ja que recebi a carta)!!! Pra quem gosta de estatisticas, saiu mais rapidamente que o tempo inicialmente previsto. Ficou tudo pronto em 7 meses e 3 semanas.
Gostaria muito de agradecer a esta comunidade, e em especial ao Paulo e ao Alex que tiveram essa louvavel iniciativa de desmistificar o processo como um todo. Nao fossem eles eu provavelmente teria caido na labia de um desses advogados espertalhoes. Posso dizer que todas as informacoes das quais eu precisava, encontrei nessa comunidade. E mais, pra quem nao encontrar tudo o que precisar, terao sempre pessoas com uma super boa vontade pra ajudar.
Agora eh fazer o BI, o passaporte e registrar meu casamento ! Nao sei se vai dar pra
ir a Lisboa agora e fazer tudo por la como antes, devido a estar enrolado no trabalho. Acho que vai ter que ser pelo consulado de Lyon mesmo. Se alguem ja tiver feito isso tudo por consulado poderia me dar alguma dica? (mais especificamente sobre o registro de casamento)
Um grande abraco a todos e boas festas.
Mauricio.
ps: Ja ate ganhei uma bandeira de Portugal de presente hehehe.
Gostaria muito de agradecer a esta comunidade, e em especial ao Paulo e ao Alex que tiveram essa louvavel iniciativa de desmistificar o processo como um todo. Nao fossem eles eu provavelmente teria caido na labia de um desses advogados espertalhoes. Posso dizer que todas as informacoes das quais eu precisava, encontrei nessa comunidade. E mais, pra quem nao encontrar tudo o que precisar, terao sempre pessoas com uma super boa vontade pra ajudar.
Agora eh fazer o BI, o passaporte e registrar meu casamento ! Nao sei se vai dar pra
ir a Lisboa agora e fazer tudo por la como antes, devido a estar enrolado no trabalho. Acho que vai ter que ser pelo consulado de Lyon mesmo. Se alguem ja tiver feito isso tudo por consulado poderia me dar alguma dica? (mais especificamente sobre o registro de casamento)
Um grande abraco a todos e boas festas.
Mauricio.
ps: Ja ate ganhei uma bandeira de Portugal de presente hehehe.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Parabéns, Maurício! Imagino sua alegria! Mais um tuga pra comunidade!!
Lembro bem das dicas de aquisição que vc me deu uns tempos atrás, mas eu acabei fazendo por atribuição e assim como a Sandra tb estou contando os dias pra sair... rs
Se vc tiver algum contato em Portugal, vc pode transcrever seu casamento sem ajuda do consulado, basta passar uma procuração pra alguém em PT.
Já o prazo pro BI acho que varia muito de consulado pra consulado. no daqui de Rotterdam tá absurdo, eles botaram um poster lá: 4 meses!! Pergunte aí no de Lyon. Eu vou pra Lisboa de novo mesmo, assim que sair o número do meu assento.
Agora vc ja pode entrar na outra comunidade também, "JA TENHO CIDADANIA POORTUGUESA".
Só por curiosidade. No consulado falaram pra minha tia que ela teria a resposta cerca de 3 meses depois de enviar todos os documentos. 3 meses é um tempo razoável para sair a cidadania? Acho tão rápido!
parabens novo Tuga !
Todos os esforcos valem a pena !
Sobre a transcricao de casamento, cada consulado age diferente, eu desisti do consulado de Londres pela demora de 4 a 8 semanas, fui a Lisboa esse mes ( foi um bate e volta ) e fiz la mesmo, ficou pronto em uma semana.
Parabens, agora teras a Paz que precisa para seus sonhos e projetos. Deus te abencoe
Parabéns pela aquisição da sua nacionalidade portuguesa.
Feliz 2009 !
Estou aguardando a minha chegar também !
tenho certeza de que foi um presente de natal pra você...hehehe
e 2009 vai ser um ano bom pra muita gente aqui, várias pessoas nessa comunidade se tornarão portugas!!!
Obrigado galera pelo apoio! Essa eh mesmo uma comunidade muito especial como poucas aqui no Orkut!
Lara: Nossa, se for demorar isso tudo pra fazer por consulado, acho que vou ter de ir a Portugal mesmo. Meu problema principal agora eh tempo pra ir a Lisboa. Nao estou podendo tirar uma semana de ferias, por enquanto.
Sandra: Ja ja o seu por atribuicao deve sair. Voce ja o pediu tem algum tempo nao eh?
Vitor: 3 meses me parece um pouco curto, ao menos pra aquisicao (naturalizacao). Quando eu fiz em Lisboa, na epoca, me deram 8 meses como prazo. E foi mais ou menos isso que levou (na verdade um pouquinho menos).
Cibele: Valeu a forca! Me diga uma coisa por favor, o que eles pedem como documentacao pra transcricao de casamento no consulado? Preciso ter o BI primeiro?
Se levar mesmo de 4 a 8 semanas ta tudo bem pra mim.
Ricardo, Serginho, Marcelo, Alex, Wes: Um grande abraco e valeu a forca!
eu nao tenho certeza sobre o BI, como eu ja tenho, soh precisaria dele para fazer a inscricao consular, a inscricao consular eh necessaria antes de fazer qualquer procedimento atraves do consulado, mas essa inscricao vc faz no mesmo dia em que for dar entrada no seu processo.
De documentos eles soh pediram certidao de nascimento dos conjuges e certidao de casamento. Soh mesmo o prazo eh q pra mim seria muito. Fiz em Lisboa mesmo, fui de manha e voltei no fim da tarde, super facil ! Mas se vc nao tem pressa, o consulado eh a opcao mais barata !
Valeu a ajuda. Eu entrei em contato com o consulado de Lyon e vou fazer meu BI com eles por la mesmo. Me deram como prazo 72h pro documento mais o tempo que
devera levar ate que mandem pelo correio. No total 3 semanas, mais ou menos.
Quanto a transcricao de casamento, gostaria de saber se foi necessario algum selo consular ou algo do tipo nas certidoes. Voce saberia dizer, tambem, se eles ficam com a original? O pessoal do consulado daqui disse que esse tipo de transcricao deveria ter sido feito no Brasil e que fazer com eles pode levar tempo. Acho que nesse caso vou programar um bate e volta pra Lisboa la pra fevereiro. Uma ultima coisa que gostaria de saber eh se quando voce fez esse bate e volta, se te mandaram um comprovante da transcricao pelo correio ou se foi feita no mesmo dia.
Muito obrigado!
O consulado deveria aceitar a transcricao, normalmente, eles exigem q seja a feita a transcricao na area de residencia. E o tempo, eh aquelas coisas, aqui em Londres falaram de 4 a 8 semanas pra encaminhar o pedido a Portugal.
Soh precisa da certidao de casamento e da certidao de nascimento do conjuge nao portugues mais a sua certidao de nascimento portuguesa. Essas duas primeiras certidoes precisam sim do selo consular e eles ficam com a original, que na verdade eh uma segunda via.
Indo a Portugal eles apenas dao um comprovante de pagamento com a descricao do pedido, e assim q estiver pronta a transcricao, eles enviam a certidao de nascimento com o casamento ja averbado pelo correio.
Custo de 100 euros, prazo de uma semana na 1 conservatoria de Lisboa.
Pedro Alvares Cabral tb ficou angustiado pq estava na direcao certa para as Novas terras, mas parecia que nunca ia chegar. Mas chegou. O do seu Pai vai ser igual
Muito obrigado pelas informacoes. Acho que vou fazer a transcricao por Lisboa mesmo! Mas primeiro vamos ter que conseguir uma nova via da certidao de casamento (e com selo consular).
Fui a Lyon fazer o BI. O servico consular por la eh enroladaco tb e o proprio funcionario disse que levaria mais tempo fazer a transcricao por la que direto em Lisboa.
Abraco e mais uma vez obrigado!
se for a Lisboa, vc pode fazer o seu BI no mesmo dia, voce sendo homem, o nome vai ficar igual mesmo, somente o estado civil vai sair omitido.
Em dois dias eu fiz o BI e passaporte, no meu caso saiu tudo com nome de solteira, nao havia feito a transcricao ainda, mas eu precisava dos documentos, anyway .
Se voce tiver interesse te dou as dicas.
Boa sorte !