Cidadania Portuguesa em portugal
Ola, Boa noite a todos.
Gostaria de uma ajuda, eu tenho a dupla nacionalidade, meu processo foi concluido em Agosto. Meu pai é Português e agora estou aqui em Portugal. O Meu processo foi todo feito no consulado do Rio de Janeiro, então não sei como funciona o processo feito diretamente por Portugal. Mas como estou aqui em Portugal e minha irmã vai ficar 1 mês aqui, ela tá querendo tirar a nacionalidade portuguesa dela tbm. Como é feito o procedimento para dar entrada na nacionalidade pra quem está aqui em Portugal. QUais são os documentos necessários??
Pelo que vi é necessária a Certidão de Nascimento de Inteiro Teor dela (reconhecida pelo Itamaraty e autenticada no consulado), a Certidão de Nascimento do meu pai, e o formulario 1C é isso??
Agradeço desde já pelas informações,
Atenciosamente,
Diego Duarte
Gostaria de uma ajuda, eu tenho a dupla nacionalidade, meu processo foi concluido em Agosto. Meu pai é Português e agora estou aqui em Portugal. O Meu processo foi todo feito no consulado do Rio de Janeiro, então não sei como funciona o processo feito diretamente por Portugal. Mas como estou aqui em Portugal e minha irmã vai ficar 1 mês aqui, ela tá querendo tirar a nacionalidade portuguesa dela tbm. Como é feito o procedimento para dar entrada na nacionalidade pra quem está aqui em Portugal. QUais são os documentos necessários??
Pelo que vi é necessária a Certidão de Nascimento de Inteiro Teor dela (reconhecida pelo Itamaraty e autenticada no consulado), a Certidão de Nascimento do meu pai, e o formulario 1C é isso??
Agradeço desde já pelas informações,
Atenciosamente,
Diego Duarte
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Rua Álvaro Coutinho, 14
1150-025 Lisboa
metrô Anjos.
É só chegar cedo e entrar na fila, o atendimento é rápido e ela já sai dela com o número do processo. Deve levar tb 175 euros em dinheiro, ela paga na hora depois de assinar o formulário.
a Cibele deletou o post anterior ao meu, rsss
Do Brasil, sua irmã precisa apenas da certidão de nascimento de inteiro teor dela, legalizada no Itamaraty e no consulado.
Obrigado pela informação!
estando sua irma em Portugal, eh como vc ja falou, os documentos sao esses mesmos, so repetindo:
1. CERTIDAO DE NASCIMENTO DE INTEIRO TEOR ( AUTENTICADA NO ITAMARATY E CONSULADO ).
2. COPIA DO RG OU PASSAPORTE. ( As vezes pedem uma copia simples )
3. FORMULARIO 1C PREENCHIDO E ASSINADO PRESENCIALMENTE NA CONSERVATORIA.
4. OS DADOS DA CERTIDAO DE NASCIMENTO DO PORTUGUES PREENCHIDO NO FORMULARIO 1C.
Somente isso !
Voce pode fazer o pedido em qualquer conservatoria de registro civil. Estando em Lisboa, o ideal seria ir direto no CNAI - Centro Nacional do Imigrante que fica na Rua Alvaro Coutinho.
Que confusao que eu armei, rsrsr so fui acrescentar . . .
é só isso mesmo!!!
Eu tb dei entrada em Lisboa na minha atribuição. Não precisei da certidão de nascimento do meu pai pois no formulário 1C vc pode colocar os dados de registro do seu pai: número de assento, freguesia, concelho e conservatória (no caso do meu pai ele está registrado na própria CRC)
é mamão com açúcar!!!!
tudo bem, é que a gente é rapidinha, risos
comigo tbem foi assim, no fim ficaram com a copia do passaporte. Nao custa levar !
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_regi
Agora se não for abusar da boa vontade de vocês, só mais uma pergunta. Minha irmã nasceu e foi registrada em Curitiba, como meu pai tá la no Rio, ele pode reconhecer a certidão dela no Itamaraty do Rio, ou tem que ser enviado pra Brasilia, e com relação ao consulado, pode autenticar no consulado do Rio??
Obrigado!
Para autenticar no Itamaraty do Rio, vai precisar do sinal publico do cartorio de Curitiba que reconhecer a firma na certidão dela, para um cartorio do Rio, para que esse, autentique e dai sim pode levar no Itamaraty do Rio.
Alguém pode me dizer qto tempo leva, em média, o processo de nacionalidade (=cidadania) requerendo aqui do Brasil, e tb o tempo q leva em portugal?
Obrigado!
depende, pra gente poder te dar uma idéia, vc primeiro precisa dizer quem é o naiconal português na sua familía e quem são os descendentes até chegar em vc!
Meu caso é esse:
-Sou neto de portugueses;
-Meus avós maternos (já falecidos) se casaram aqui no Brasil;
-Minha mãe não possui dupla nacionalidade.
É isso.
Obrigado!
seu caso é parecido com o meu, eu tenho avós portugueses e fizemos primeiro a atribuição de meu pai a partir de meu avô (falecido) e eu fiz a minha logo em seguida.
A atribuição do meu pai levou 2 meses, foi feita direto em Lisboa, pelo correio. A minha faz 1 mês que dei entrada e fiz pessoalmente na CRC em Lisboa.
Vc tb pode fazer tudo diretamente em Portugal pelo correio. Vc tem todos os dados do registro de nascimento de seus avós? Quem declarou o nascimento de sua mãe, foi seu avô? Responda essas perguntas iniciais que a gente pode te passar mais dicas!!
Meu avô se naturalizou brasileiro, mas minha avó não, por isso pretendo fazer através dela.
Eu tenho a narrativa de nascimento da minha avó, minha irmã esteve na europa, e aproveitou p/ ir até Braga p/ tirar a narrativa. Porém já está vencida ( + de 180 dias), mas pelo menos já tenho os dados, o q eu acredito q vá facilitar uma outra via.
responda mais essas perguntas: em que ano seu avô se naturalizaou brasileiro e em que ano seu pai nasceu?
de qq forma, se vc for fazer pelo lado de sua avó, vc terá que antes transcrever o casamento de seus avós em Portugal, pois seu avô o declarante do nascimento de sua mãe. Se vc pudesse fazer pelo lado de seu avô, não seria necessário fazer a transcrição!
apesar de seu avo ter se naturalizado, me parece que da pra atraves dele a atribuicao, ele nao perdeu a nacionalidade portuguesa, ou sim ?
Se nao perdeu, eh soh nao falar tbem sobre a naturalizacao, nao da pra saber !
Ele era avô materno. Minha mãe nasceu em 1953.
Para q eu tenha direito a nacionalidade portuguesa, a minha mãe não precisa tirar antes. Eu posso requerer msm q ela não tenha a nacionalidade. Certo?
voce pode fazer o processo tanto por atribuicao quanto por naturalizacao.
Se for por atribuicao, sua mae tera que obter a cidadania e transcrever o casamento dela, e depois voce pode pedir a sua por atribuicao tambem.
Por naturalizacao, voce pode fazer o processo direto a voce, e ai, nao vai precisar que sua mae obtenha a nacionalidade antes.
Qual recomendamos aqui ? Atribuicao ! Vai levar o mesmo tempo (mesmo tendo que fazer a transcricao de casamento da sua mae ) e atribuicao eh muito menos burocratica. Vai custar um pouco mais tbem por atribuicao, mas ainda assim vale a pena.
Agora, voce decide !
Em tempo: Foi feita a transcricao de casamento dos seus avos em Portugal ? Ou eles se casaram la ?
e como a Lara falou, seria mais facil fazer pelo seu avo, nao precisaria transcrever casamento da sua avo, por isso a pergunta, mesmo ele naturalizado brasileiro, se ele nao perdeu a cidadania portuguesa, da pra fazer por ele.
Meus pais não se casaram, apenas moraram juntos... hj em dia são separados.
A informação q eu obtive qdo liguei p/ o consulado, foi q msm minha mãe não tendo a nacionalidade portuguesa, eu posso requerê-la. Essa informação está correta?