Transcrição+ cidadania

Bom dia. A transcrição do casamento pode ser solicitada simultaneamente com a cidadania? Ou primeiro deve ser feita a transcrição e se der certo dar continuidade com a cidadania?

Comentários

  • @Vitoriasd123 , primeiro tem que fazer a transcrição do casamento. Depois de concluída, o processo de atribuição.

    Apenas no caso de menores, Tondela aceita os dois processos juntos.

  • Ah entendi. Obrigada

  • Boa tarde! Queria uma dica:

    Preciso transcrever meu casamento com minha esposa (portuguesa) + solicitar nacionalidade por atribuição para nossa filha (menor de idade) + solicitar minha nacionalidade por aquisição no casamento. Qual melhor caminho?:

    1) Transcrição em PD, depois, atribuição de menor em ACP e depois minha aquisição em Lisboa.

    Ou

    2) Transcrição + Atribuição de menor em Tondela e depois minha aquisição em Lisboa

    Grato, Vinicius

  • @ViniciusFJAP a opção "1".

    Tondela demora para transcrever o casamento. Melhor transcrever em PD e fazer a atribuição em ACP. Vai terminar em menos tempo que a transcrição em Tondela. E, inclusive, ACP está com ótimos prazos em processos de menores.

  • Boa tarde!

    Pelo que andei vendo por aqui e outras vias, estou fazendo o processo de aquisição antes da transcrição, está errado?

    Explico o caso:

    Meus avós são portugueses e casados em Portugal. Vieram para o Brasil e tiveram a minha mãe.

    Pelo que entendi, o processo seria:

    1-atribuição de nacionalidade para minha mãe (para aquisição do assento)

    2-transcrição de casamento da minha mãe (pois meu pai quem me registrou e minha mãe tem o sobrenome dele agora)

    3-atribuição de nacionalidade minha (com o assento da minha mãe em mãos)

    4-transcrição de casamento minha (pois adquiri o nome do meu marido) para facilitar o processo para futuros filhos

    É isso mesmo?

    Agradeço desde já!

  • Salvo engano...Seu passo a passo está correto @camilasbelmonte ...

  • editado February 2021

    Obrigada @Nilton Hessel !

    Entendo também que como meus avós são portugueses, posso requerer o processo apenas por um deles, certo? (tem ate o campo no 1C para escolher um deles). Pois minha avó tem nomes diferentes na certidão de nascimento dela, casamento da minha mãe e ainda adotou o sobrenome de um segundo marido. Eu não preciso retificar nenhum documento se eu seguir somente pelo meu avô, correto?

    Ele tem o sobrenome que leva minha mãe e eu também.

  • @camilasbelmonte , verifique quem foi o declarante do nascimento de sua mãe. Se foi seu avô até que ela tivesse completado 1 ano de idade, mande o processo de atribuição 1C de sua mãe para o ACP sem transcrever o casamento

  • Obrigado @gsilvestre!

    Mais uma duvida:

    A transcrição de casamento feita pelos consulados (Santos ou SP) necessitam de entrevista presencial ou consigo fazer tudo a distância? Pois sou do interior de MG, e no caso de entrevista compensaria fzer por PD deviso ao deslocamento...

  • editado February 2021

    @ViniciusFJAP , morando em Minas, você só pode fazer pelo Consulado de Belo Horizonte.

    Tem que agendar e comparecer pessoalmente. https://www.consuladoportugalbh.org.br/subitem2.asp?idmenu=&idsubitem=4&idsubitem2=7

  • @ViniciusFJAP em SP/Santos é possível fazer pelos correios, mas só se você residir em SP. Residindo em MG, tem que utilizar os serviços do Consulado em BH (não sei informar sobre o procedimento lá adotado)

  • Obrigado pessoal!

  • Obrigada @Leticialele por confirmar! Sim, foi ele mesmo quem registrou minha mãe. Vou iniciar seu processo de aquisição então! =)

  • @camilasbelmonte , o processo de sua mãe é de Atribuição pelo Artigo 1C da Lei de nacionalidade.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.