Dúvida sobre o preenchimento do formulário 1D (Neto)

Bom dia!

Por favor, tenho alguma dúvidas em relação ao preenchimento do Formulário 1d - Neto.

Farei o meu pedido referenciando o meu avô português.

Seguem as minhas dúvidas. Ao preencher o formulário, dá uma insegurança grande (de fazer errado). Por isso peço a ajuda de vocês:

1) Posso preencher o formulário através do computador (digitado sobre a imagem do formulário), ao invés de letra de forma? 

2) No Quadro 2, item 2, onde pergunta-se em qual Conservatória encontra-se o registro do avô português: Somente possuo o registro de batismo Certificado do Arquivo Distrital do Porto. 

  • Pergunta: Como preencho esse campo?

3) No quadro 5, Assinaturas, há dois lugares para assinatura do Declarante. Vi algumas pessoas aqui no Fórum postando a foto e assinando nos dois lugares. É para assinar nos dois lugares de Declarante? (obs: sei que terei que reconhecer firma presencialmente no cartório)

4) Possuo o casamento de meus avós (ele português e ela brasileira) já transcrito (possuo o assento). Em relação ao casamento, posso enviar uma cópia simples do CivilOnline informando o assento? ou é necessário emitir uma certidão impressa??

Muito obrigado pela ajuda. Excelente semana

«1

Comentários

  • @afonsocguimaraes :

    1) Sim, pode fazer pelo computador;

    2) Coloca só o nome do avô português, deixa o resto em branco. A certidão deve ser em papel, certificada pelo Arquivo Distrital; Responda a partir do item 3 : Pretende manter a composição originária do seu nome?"

    3) Assina apenas 1 vez. O formulário tem 2 linhas porque, no caso de menores, pai e mãe têm que assinar;

    4) Sim, pode mandar cópia simples do civil online

    Importante:

    No quadro 1, item 9, se você só morou no Brasil, coloque BRASIL. Alguns processos caíram em exigência pela falta de preenchimento desse campo.

  • @Leticialele ,

    Fico inseguro ao preencher o formulário. Muito obrigado pela ajuda.

  • @Leticialele

    Aproveitando a sua ajuda, no Quadro 4: Relação de documentos juntos, escrevi:

    • Domínio pleno da língua portuguesa
    • Cópia Cert. Bacharel em Medicina
    • Registro batismo (avô)
    • Cópia do certidão de nascimento (de meu pai)

    Como há somente 4 linhas, elenquei estes documentos (que penso) são os mais importantes, incluindo a informação da língua portuguesa (li em uma postagem aqui no fórum).

    Você costuma recomendar assim, ou deixo somente o Domínio Pleno ... e o certificado do curso ?

    Muito brigado

    Afonso

  • @afonsocguimaraes , para brasileiros, o domínio da lingua portuguesa é presumido. Eu mandaria apenas a cópia do certificado de bacharel em Medicina.

    Coloque a certidão de batismo do avô, se estiver mandando uma certidão de casamento ou óbito para fixar o nome , certidão de nascimento do seu pai (tem que ser original, apostilada) e certidão por cópia reprográfica, apostilada do requerente.

  • @Leticialele ,

    Mais uma vez muito obrigado. Pode deixar!

    Ótima semana!

  • editado April 2021

    @Leticialele

    Somente agora consegui reunir os documentos.

    Peguei Covid. Agora estou bem, graças a Deus!!!

    Por isso acabou atrasando muito. Estou colocando a casa em ordem.

    Farei o pagamento através do site:

    Entendi, aqui no fórum, que após confirmado o pagamento, receberei um e-mail com o Formulário 1d, com o código do pagamento.

    Deverei preencher este documento recebido.

    Algumas dúvidas (e inseguranças):

    • Eu só tenho a certidão de Batismo. No Quadro 2, onde aparece Conservatória do Registo Civil, vou colocar o Arq. Distrital do Porto.
    • Você acha interessante no item 5, (do mesmo Quadro) onde aparece Considera relevantes as seguintes circunstâncias, descrever a Paróquia, Livro e Fólio onde está o certidão de Batismo?

    Assinar duas vezes, onde aparece Assinatura do declarante reconhecida presencialmente. Achei estranho mas deve ser isso mesmo.

    Imprimir frente e verso, colorido.

    Reconhecer firma presencialmente e enviar.

    Entendi certinho?

    Muito obrigado pela valiosa ajuda.

    Ótima semana a você

  • @afonsocguimaraes , espero que você esteja plenamente recuperado!!!

    Se você tem a certidão de batismo, tem que mandar uma cópia certificada pelo Arquivo Distrital, e não apenas uma cópia comum!!

    Não precisa descrever a paróquia, livro e folha. Os Conservadores não têm acesso fácil a esses documentos, é você que tem que providenciar.

    Imprima o formulário colorido, frente e verso, preencha sem rasuras.

    Vai assinar uma vez só, na frente do funcionário do Cartório, para reconhecer a firma por autenticidade. Há duas linhas porque o formulário também serve para menores, quando pai e mãe têm que assinar, ou quando a pessoa tem 2 procuradores.

  • @Leticialele

    Muito obrigado pela ajuda.

    Estou quase 100%, mas ainda fazendo fisioterapia.

    Mas já já vou estar na ativa.

    Um ótimo final de semana para você!!!

  • editado April 2021

    @afonsocguimaraes , Já, já, fica bem!! Alimente-se bem, tome vitaminas C e D, pegue um sol!

    Torcendo aqui pela sua saúde!

    Força, foco e fé, tudo dará certo!!

  • Oi @Leticialele

    Tudo bem com você? Espero que esteja tudo certinho.

    Muito obrigado! Agora estou 100%. não foi fácil, mas o que importa é o resultado.

    Enviei o meu hoje. Torcendo!!!

    Agora, Estou ajudando a família :)

    Minha tia, irmã de meu pai é viva (93 anos). Lúcida e bem de saúde. Mora em Vitória-ES.

    Meus primos, decidiram fazer primeiro o dela (como filha de português). Já montamos o processo dela.

    Mas li aqui no fórum, a questão do Atestado de Vida / Declaração de Vida que deverá ser realizado no Consulado da cidade. Vitória não possui consulado. Há um consul honorário mas não realiza nenhum tipo de serviço (já verificamos). Tudo vai para o RJ. Na atual situação é inviável que minha tia vá ao RJ no Consulado.

    Procurei nas postagens, mas não encontrei. É possível realizar a prova de vida em cartório? Teria algum modelo específico?

    Muito obrigado por sua ajuda!!!

  • editado May 2021

    @afonsocguimaraes , sugiro que envie o processo de sua tia para Tondela, que não exige prova de vida. É um pouco mais demorada que o Arquivo Central do Porto, mas, dadas as dificuldades de acesso ao Consulado, creio que compensa!!

    Se for possível, faça uma identidade nova.

  • @Leticialele

    Vou verificar com ela.

    Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda! Não tenho como retribuir!!!

    Abs,

  • Oi @Leticialele ,

    Espero que você esteja bem.

    Eu juro que vi aqui no site que poderia enviar pedidos de mais de uma pessoa por DHL... Mas eu não consigo encontrar esta informação.

    Dúvida: eu poço enviar os pedidos de mais de uma pessoal? Seriam de meus primos e eles não moram na mesma residência. Teria algum problema enviar todos em um mesmo envelope da DHL?

    Mais uma vez, muito obrigado!

  • @afonsocguimaraes , não tem problema algum. Você pode mandar até 5 processos por envio da DHL.

    Coloque cada um, completo, em um envelope branco ou pardo, escreva na frente o nome do Requerente e mande todos juntos. Nenhum documento pode ser compartilhado.

    O fato de terem endereços diferentes não importa!!

    Sim, estou bem!!

    Boa sorte com os processos!!

  • Oi @Leticialele

    Você é demais! Muito obrigado!

    Desejo a você uma excelente semana!

  • editado May 2021

    Oi @Leticialele ,

    Espero que você esteja bem. Por aqui estamos bem.

    Eu vou tocar num assunto que necessitarei no futuro, porém é muito delicado para mim.

    Nosso filho foi adotado em 2018, quando ele tinha 2 anos. O processo de adoção já transitou em julgado e temos a certidão de nascimento com a mudança do nome dele, bem como os nossos nomes e também com os nomes de nossos pais (avós dele).

    Entretanto, na certidão de nascimento em inteiro teor menciona a origem "por mandato judicial".

    Por favor, caso eu consiga a cidadania, você saberia dizer se eu poderei pedir a cidadania também para meu filho?

    Já li de tudo. Por isso preferi perguntar a quem entende, fonte segura.

    Mais uma vez, muito obrigado e uma excelente semana.

  • @afonsocguimaraes , a sentença de adoção deve aparecer na cópia reprográfica. Mas pode, sim, pedir a cidadania para ele.

    A aquisição de nacionalidade dele será pelo artigo 5º - https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao/n/aquisicao-nac-art5/

  • Oi @Leticialele

    Mais uma vez muito obrigado por sua generosidade.

    Eu já li de tudo. Estava super preocupado.

    Uma ótima semana para você!!!

  • Estas também eram minhas dúvidas! Obrigada!

  • A minha dúvida é sobre o formulário em si e sobre a assinatura autenticada. São 4 folhas, e terei que imprimir frente e verso, então serão 2. O cartório vai carimbar frente e verso ou só uma vez (em baixo de tudo)? Porque eu vi que quase não tem espaço pra carimbo, e tenho medo de carimbarem em cima das palavras.

  • @MissJanovicci , você tem que imprimir o formulário colorido, frente e verso. Fica 1 folha só, para ter a assinatura autenticada por autenticidade.

    As outras 2 páginas são de instruções de preenchimento e não precisam ser mandadas.

  • Ahhh sim. Obrigada

  • Boa noite!

    Gostaria de saber se há uma validade, que comece a contar a partir do momento em que se paga a taxa de 175 euros, pelo formulário 1D. Alguém saberia informar, por gentileza? @Leticialele , talvez? Agradeço antecipadamente!

  • @cfertinoco , não há validade. Mas não demore anos para mandar!!!

  • @Leticialele, boa noite!

    O que fazer quando o nome do avô português não cabe todo no campo destinado ao preenchimento? Já tentei até deixar um pouco fora das caixinhas, como o telefone, mas mesmo assim não cabe! Só de sobrenome tem 5! Vi que não pode emendas, nem puxadinhos, então como proceder?


    Obrigado pela ajuda de sempre

  • @Graciolli , abrevie alguns sobrenomes

  • @Graciolli

    Nas instruções de preenchimento diz que pode usar um segundo formulário como extensão preenchendo nele somente a continuação dos campos que não couberem. Grampeie os dois formulários juntos.

    Leia isso nas instruções de preenchimento.

  • ThainaThaina Member

    Olá! Bom dia!

    Estou com uma dúvida sobre assinar o formulário D1 fora do Brasil.

    Eu moro aqui no Canadá, consegui organizar todos os documentos no Brasil e está só faltando assinar o formulário para mandar para Portugal!

    Alguém sabe se é possível assinar em um cartório aqui, se é preciso apostilar, ou se só posso assinar no consulado português daqui?

    Eu fiz um agendamento no consulado para outubro, mas só está faltando assinar e eu não queria esperar tanto só por isso!

    Muito obrigada por toda informação compartilhada! Eu estou sempre lendo tudo por aqui!

  • @Thaina , estando no Canadá, você só pode reconhecer a assinatura presencialmente no Consulado português, para que tenha validade em Portugal.

  • ThainaThaina Member

    Agora é só esperar então!

    Muito Obrigada, @Leticialele !

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.