Transcrição de casamento - viúvez
Hádidi
Member
Olá,
Um amigo quer tirar a nacionalidade portuguesa, pois a sua mãe é portuguesa por atribuição.
O problema é que ela só tirou essa nacionalidade quando já era viúva, de modo que o casamento nunca foi transcrito. O pai dele era brasileiro, então também nunca foi feita uma transcrição do óbito dele em Portugal. Faz-se uma transcrição do casamento mesmo ela sendo viúva desde os anos 90? E o óbito do marido, também deve ser transcrito?
Como proceder nesse caso?
Obrigada!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Hádidi faz somente a transcrição de casamento, óbito não precisa.
Obrigada!! ☺️
Olá! Estou com dificuldades para descobrir se as referidas transcrições já existem ou não. A mãe do meu amigo não se lembra se chegou ou não a tirar. Onde posso descobrir isso? Eu já enviei e-mail para rcentrais.entradas@irn.mj.pt para perguntar e me mandaram consultar http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/contactos/contactos-dos-servicos4052/. O problema é que eu não consigo consultar, pede-se códigos que não tenho.
Além disso, outra dúvida: sabem quando passou a serem exigidas as transcrições de casamento e de óbito para se fazer a cidadania? Ou sempre foi assim? Porque o irmão do meu amigo tirou a cidadania em 2001, e se esses documentos já eram exigidos nessa época, é porque então as tais transcrições estão sim feitas.
Muito obrigada!!
@Hádidi , peça uma certidão de casamento pelo civil online. Se a transcrição foi feita, receberá o registo.
Quanto à necessidade de transcrição, se foi o ascendente português (pai ou mãe) o declarante na certidão do filho antes que esse tenha completado 1 ano de idade, a transcrição do casamento não é necessária.
Obrigada!! Vou verificar qual foi o caso!