AJuda com certidão de batismo - LAMEGO

@Leticialele e demais membros do forum,

Acabei descobrindo que meu pai era filho de pai e mãe Portugueses. Mas meu avô veio muito pequeno para o Brasil, por isso sempre achamos que ele era brasileiro.

Ao solicitar sua certidão de casamento a fim de validar o mesmo em PT, descobri que ele nasceu na cidade de Lamego.

Entrei em contato com o Arquivo Distrital de Viseu e eles me enviaram o seguinte lunk para busca da certidão:

https://digitarq.advis.arquivos.pt/results?di=1898&r=True&p0=CompleteUnitId&o0=11&v0=PT%2fADVIS%2fPRQ%2fPLMG%25&p1=UnitTitle&o1=3&v1=baptismos

Contudo, estes livros não parecem conter a informação que preciso pois nem chegam a possuir data do nascimento de meu avô.

Por isso, serei muito grato se alguém puder me ajudar e ou apontar a direção em que devo seguir para localizar a certidão de batismo.

Segue dados que possuo:

Nome do meu avô: José Sant Anna Graça

Data de nascimento: 30/12/1899

Filiação

Pai: Jose Elysio da Silva Graça

Mae: Elisa Sant Anna


Agradeço antecipadamente.

José

Comentários

  • 3pDwChbK3pDwChbK Membro
    editado February 2021

    Os livros incluem a data que você precisa. Porém precisaria descobrir Lamego é o conselho ou freguesia. Quando os livros estão disponíveis para consulta on-line, o AD não faz buscas. E eles só fazem buscas se não estiver disponível, se a pessoa souber a freguesia e conselho. Sugiro que pesquise no site tombo.pt em todas as freguesias de Lamego na data de nascimento dele

  • Boa Glaucia!

    Vou já pesquisar no tombo.pt.

    Muito obrigado.

  • Ola @Leticialele, @GlauciaBuarque e demais membros do forum,

    Confesso ter ficado muito confuso apos obter a certidao de casamento Brasileira de meus avós.

    Segue certidão anexa para que possam conferir.

    Até onde sabemos, meu avô se chamava Jose Sant'Anna da Graça, mas na certidão consta Sant'Anna de Carvalho.

    Além disso, tinhámos o ano de 1899 como o de seu nascimento, todavia a certidão indica que já possuía 21 anos quando se casou o que provavelmente aponta para o seu nascimento por volta de 1895.

    Contudo, os demais dados conferem como por exemplo filiação de ambos e inclusive a região do nascimento.

    Já possuo em mão a certidão certificada de batismo de minha avó, mas sinceramente depois de tomar conhecimento desses dados e seguir as dicas aqui do fórum , não consegui localizar nenhum dado sobre meu avô ou de seus pais, ou seja meus bisavós.

    Do lado de minha avó, foi muito mais simples! Encontrei inclusive dados de passaporte de seus pais e outros registros imigratórios.

    Portanto, com tudo isto posto o que me aconselhariam a fazer ?

    Só pra ficar claro:

    Meus avós: Ambos eram Portugueses

    Avó: Já tenho a certidão de batismo certificada

    Avô: Só possuo essa certidão de casamento Brasileira, confusa de certo modo.


    Imagino, que a esta altura deva apelar para escritorios Portugueses de pesquisadores, certo?

    Estou bastante confuso e qualquer ajuda seria de grande valia!


    Já agradeço antecipadamente.


    Jose

  • @Jsant , se ambos eram portugueses e casaram no Brasil, tem que transcrever o casamento deles.

    Precisa procurar o assento de batismo de seu avô

    Folheie os livros em https://tombo.pt/f/lmg10

    Tem Lamego (Sé) e Lamego (Almacave)

  • Obrigado @Leticialele

    Já havia feito isso para toda a região de Lamego que consta no site do Tombo.

    Vou repetir o processo para os anos de 1894 e 1896.

    Mas de sua reposta, restou uma dúvida.

    Caso, venha conseguir a certidão, preciso mesmo transcrever o casamento? Meu avô foi quem registrou meu pai 2 dias após o seu nascimento.

  • @Jsant , se os dois eram portugueses, a transcrição será exigida

  • JsantJsant Member

    @Leticialele


    Olá Leticia e demais membros, espero que estejam bem.

    Depois de um bom tempo sem mais progressos, decidi voltar pra cá e buscar por ajuda se possível.

    Como falei anteriormente, o sobrenome do meu avô na certidão de casamento brasileira consta " Santanna De Carvalho" quando sempre soubemos que seu sobrenome era "Santanna da Graça".

    Além disso, meu avô foi quem registrou meu pai e em sua certidão de nascimento(do meu pai) consta que meu avô era Brasileiro. Contudo, a certidão de casamento desse meu avô indica que ele era Português, natural de Lamego (Vizeu). Quanta confusão, a filiação de ambos na certidão de casamento está correta, porém o sobrenome " De carvalho" é desconhecido assim como a ideia de ele ser Português.

    Sempre soubemos que minha avó era Portuguesa e nunca soubemos que ambos eram Portugueses.

    É muita confusão... Já viram algo do tipo?

    Grato.

    Jose

  • @Jsant , como estão os nomes e a filiação:

    Na certidão de nascimento (ou assento de batismo) do português -

    Na certidão de casamento do português -

    Na certidão de nascimento do seu pai -

    Onde ocorreu o casamento dos portugueses?

    Quem foi o declarante do nascimento de seu pai? Que idade tinha seu pai quando foi registrado?

  • JsantJsant Member

    Olá @Leticialele,

    Anexei as certidoes para que constate o tamanho da confusão.

    Respondendo as suas questões:

    como estão os nomes e a filiação:

    Na certidão de nascimento (ou assento de batismo) do português - Nao temos a certidao de batismo do meu avô, apenas de minha avó

    Na certidão de casamento do português - Maria Patricia e Jose Sant'Anna de Carvalho

    Na certidão de nascimento do seu pai(Jose Eliseo Neto)- Maria Patricia e Jose Sant Anna Graça

    Onde ocorreu o casamento dos portugueses? Brasil

    Quem foi o declarante do nascimento de seu pai? Que idade tinha seu pai quando foi registrado? Meu avô Jose Sant Anna Graça , meu pai foi registrado 2 dias após o nascimento.

    A filição de ambos na certidão de casamento está correta

    OBS: Já possuo a certidão de batismo certificada de minha avó, mas do meu avô confesso que estou bastante perdido já que temos esse impasse do sobrenome na certidão de casamento deles e também não tive êxito em minhas buscas pela região de Lamego ou em todos os livros possíveis que acessei de Vizeu.

  • @Jsant , vai precisar encontrar o assento de batismo de seu avô para retificar, administrativamente, a certidão de casamento.

    Em que freguesias de Lamego você procurou?

  • JsantJsant Member

    @Leticialele

    Já olhei em todas as freguesias principal mente Sé e Almacave.

    Nem sinal do sobrenome Sant'Anna por exemplo.

    Recentemente encontrei essa página:

    Embora os livros são praticamente os mesmos que encontramos no Tombo, tenho esperança de encontrar alguma data(ano) que talvez não conste no portal do tombo.

  • @Jsant Não sei se ajuda, mas minha esposa conseguiu o assento de batismo da minha avo por um e-mail do cartório em Lamego. Eles enviaram a numeração por la

  • JsantJsant Member
    editado June 2021

    @ThiagoFernandes87 , que legal! Obrigado por compartilhar.

    Como foi isso? Falaram com uma conservatória?

    Vocês tinham a data certa de nascimento dela ou data aproximada?

    Obrigado mais uma vez.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.