Devo fazer a transcrição na mesma conservatória que consegui a certidão de nascimento?

Olá!

Estou em dúvida se faço a transcrição de casamento e óbito direto por Portugal, ou se faço pelo consulado. Eu sei que entrar com o processo por Portugal é mais rápido, mas a transcrição também?

Pretendo enviar a documentação para Conservatória do registro Civil de Guimarães, pois tem boa reputação.


Ou sabem me dizer se, como obtive a certidão de nascimento do meu bisavô na conservatória de Viana do Castelo, essa também seria a melhor opção para realizar a transcrição, já que eles vão ter a certidão no arquivo deles?


Muito obrigado, mais uma vez, pela ajuda!

Comentários

  • @miguelarcanjo , faça a transcrição do casamento pelos Consulados no Brasil ou por Ponta Delgada, em Portugal. Não temos informações a respeito das Conservatórias de Viana do castelo, nem de Guimarães.

    Você tem que enviar as certidões de nascimento dos cônjuges, mesmo que mande para o Arquivo Distrital em que se encontram.

  • @miguelarcanjo

    Não é qualquer conservatória que aceita pelo correio. Que eu saiba, em PT somente Ponta Delgada (2-4 semanas), ou Tondela (que está demorando 8 meses).

    Se vai entregar pessoalmente, então terá várias opções, e terá que pesquisar localmente quanto tempo levam.

    Se vai fazer no BR, alguns consulados recebem pelo correio (em 2-4 semanas). Depende de onde você mora.

    Recomendação: Não tente inventar um caminho novo. Siga pelo caminho trilhado. Peça sua certidão original no Arquivo Distrital, junte a documentação e faça pelo consulado de sua área (porque devolvem os documentos), ou por Ponta Delgada (não devolvem os documentos). O preço e o tempo é mais ou menos o mesmo. Se mandar por PD, já peça 2 originais da certidão no AD, uma para a transcrição e outra para a nacionalidade (precisa de uma para nacionalidade de cada descendente direto que depender dela).

  • Entendi! Eu li bastante pessoas falando que pelo consulado aqui no Brasil demora muito mais. E que Ponta Delgada está demorando também por causa da demanda que aumentou muito.


    Sabem me informar quanto tempo, mais ou menos, leva para fazer o processo por PD?


    Vou enviar a documentação por DHL.

  • @miguelarcanjo

    Leia com atenção no post anterior que lhe mandei que está lá. Duas vezes.

  • @gandalf

    Meu Deus, acho que foi o cansaço que não me fez ler direito o seu post. Peço desculpas.


    E obrigado mais uma vez pela ajuda!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.