Certidão de nascimento portuguesa não encontrada com dados de certidão de casamento brasileira

Prezados,

Estou buscando a documentação para o processo de atribuição de nacionalidade para a minha mãe. O Avô dela era português e o pai dela já é falecido.

Em contato com parentes ela obteve copia da certidão de óbito e da certidão de casamento do segundo casamento do avô, em ambas constam os seguintes dados:

  • Nome: Deolindo Paes Neves
  • Pai: Joaquim Neves
  • Mãe: Emilia Paes
  • Data de nascimento: 13/12/1912
  • Distrito: Viseu
  • Concelho: Nelas
  • Freguesia: Canas de Senhorim
  • Provincia: Beira Alta

Utilizando informações aqui do fórum eu pesquisei no Arquivo Distrital de Viseu, e apesar de os registros irem somente até Março de 1911, ainda assim olhei o índice de baptismos, usei o sistema de busca textual e até olhei as imagens dos registros de alguns anos do começo do século e não encontrei nada.

O motivo de ter feito essas buscas foi porque ao solicitar a certidão no Civil Online, e inclusive aprendi aqui no fórum também a preencher um ano posterior a 1920 e detalhar nas observações o ano correto. Como os dados de data e local de nascimento estavam bem detalhados nos documentos brasileiros, imaginei que seria fácil localizar a certidão, porém recebi a seguinte resposta por e-mail:

Feitas pesquisas dos anos de 1911 a 1914 nada localizei, referente Deolindo Paes Neves.

Pesquisei também em sites de árvores genealógicas e nos sites que registram as chegadas de imigrantes via navio no Brasil, pelo nome dos pais, mas também nada localizei.

A última informação que a minha mãe teve sobre o avô, é que teria vindo ao Brasil bem novo, com 1 ano de idade aproximadamente.

Com essas informações, eu peço a ajuda de vocês, como procedo para conseguir localizar essa certidão de nascimento?

Comentários

  • Nos ultimos meses fui atrás dos documentos de casamento do Bisavô português e de Nascimento de seu filho brasileiro, o meu avô.

    Consegui a certidão de casamento, mas na habilitação do mesmo constavam apenas as mesmas informações sobre o local e data de nascimento, mas não havia nenhuma informação adicional sobre a certidão de nascimento em si, como data e/ou local de registro por exemplo.

    A informação mais nova que consegui é a idade dos seus pais na ocasião do casamento:

    ...filho legítimo de Joaquim Neves, com cincoenta e um annos de edade, e de Emilia Paes, com cincoenta e cinco annos de edade...


    Se alguém tiver alguma sugestão ou puder dar alguma ajuda serei muito grato.

  • ah, o casamento foi em 09/06/1934, então os pais devem ter nascido em 1882/83 e 1878/1879 respectivamente, se essa informação for de alguma ajuda.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.