Divergência entre os nomes dos pais

adilsonadilson Member
editado January 2021 em Retificação de documentos

Boa tarde pessoal, recentemente tentei fazer a transcrição do casamento de meus avós em Ponta Delgada mas recebi os documentos de volta com uma carta dizendo que não havia sido transcrito 'pelo facto de haver divergências quanto à identificação da nubente portuguesa entre a certidão do registro de casamento, a certidão do registro de nascimento da mesma e requerimento para transcrição de casamento. Solicita-se a devida retificação que achar mais conveniente."

Isso ocorreu por conta de um ou de ambos os fatos a seguir:

-Na certidão de batismo da nubente ela consta como filha natural de Anna Marques da Silva, não constando o nome do pai;

-Na certidão de casamento ela consta como filha legítima de Anna Marques da Silva Cardina e Joaquim Pires de Miranda (Acréscimo de um sobrenome no nome da mãe);

Acredito que a Anna Marques nunca tenha se casado e que o Cardina seja mais um sobrenome que ela pegou de sua mãe (Maria Marques da Silva) pois, essa semana, encontrei o passaporte da Angelina e nele consta o nome da mãe também como Anna Marques da Silva e afirma que ela (Anna) é solteira.

Estou na dúvida em relação a quais as retificações que eu deveria fazer, se deveria retirar o Cardina baseado no passaporte e no batismo (e se isso seria aceito pelo cartório sem ser por via judicial) e se isso já bastaria ou se a presença do nome do pai, no casamento, também é um problema. Detalhe, o sobrenome do pai (Pires de Miranda) foi o adotado pela minha avó ao se casar e foi esse que ela manteve mesmo após o casamento.

Muito obrigado!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.