Transcrição de Casamento e Óbito em Portugal
Tarsila
Member
Olá, estou auxiliando minha mãe a tirar a cidadania pelo avô dela.
Meu bisavô português nasceu em 1896, veio para o Brasil em 1912 (com 16 anos) e nunca mais voltou para Portugal. Ele se casou e faleceu no Brasil.
Para o governo de Portugal, como ele deveria estar com 125 anos hoje, acredito que naturalmente deve estar constatado como falecido na Conservatória dos Registos Centrais.
Mesmo assim, eu devo fazer a transcrição do casamento e óbito dele em Portugal para dar início ao processo de cidadania?
Muito obrigada,
Tarsila.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Tarsila se for processo de neto de portugueses precisa fazer a transcrição de casamento. Óbito não.
@Vlad Pen sim, é processo por neta de português. Pode me informar como faço a transcrição do casamento em Portugal?
Muito obrigada,
Tarsila.
@Tarsila https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-e-tondela-modelos-e-preenchimento/p1
nesse tópico tem os modelos de requerimento. no segundo post tem os documentos e endereço. Mande para Ponta Delgada, que é a mais rápida.
única "atualização": agora o pagamento não é feito antes, via vale postal. primeiro, você manda os documentos. eles vão conferir e depois te mandar por e-mail um link pra você pagar por cartão de crédito internacional ou multibanco.
@gsilvestre muito obrigada pelo link e direcionamento.
Ouvi dizer que o consultado em Santos também era rápido para fazer a transcrição. Você acha que entre Santos e Ponta Delgada, ainda é melhor fazer por Ponta Delgada?
Muito obrigada,
Tarsila.
@Tarsila
não sei... vi alguns relatos de transcrição de casamento em Santos de novembro que não foram concluídas.... mas hj alguém postou que teve a transcrição concluída e os documentos chegaram lá em janeiro (https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/237035/#Comment_237035...
PD costuma ser mais confiável em relação a isso... mas também não tem como dar uma certeza
nos casos que não tem nenhum "problema", parece que os prazos estão bem similares