Certidão posterior ao primeiro ano do nascimento

Meu pai, neto de portugueses, nasceu em 1942 mas só foi registrado em 1953. O declarante foi o meu avô, filho de portugueses. Meu avô não foi casado com a minha avó. Ele teve um casamento anterior, mas não se divorciou. Porém no registro do meu pai ele se declarou solteiro como minha avó, que realmente era solteira. A minha avó não assinou a certidão de nascimento do meu pai como mãe.

Considerando esses problemas, alguém sabe se seria possível para o meu pai obter a cidadania como neto?

Comentários

• editado January 2021

@Freitasf , sim. Seu pai foi registrado na menoridade .

Ele vai precisar fazer prova de vida no Consulado para mandar junto com os documentos.

• Eles podem solicitar documentos adicionais para justificar esse "atraso" no registro?

Meu pai teria que apresentar algum documento provando a maternidade da minha avó?

• @Freitasf , não creio que vão pedir. A nacionalidade não está sendo feita pela mãe, não faz sentido ter que comprovar a maternidade.

• editado January 2021

@Freitasf...

Seus Bisavós...(Avós do requerente)...Eram ambos Portugueses...?

Se sim...Eles se casaram em Portugal...Ou no Brasil...?

• editado January 2021

Entendi @Leticialele...Obrigado pela informação...Não tinha me dado conta...Então não há o que transcrever... : )

É que relendo a primeira postagem acima... Entendi que o requerente será o Pai do @Freitasf...E o processo a ser iniciado é o de neto...

Ou seja...Os Portugueses são os Bisavós do @Freitasf...Ambos Portugueses...

Daí a minha dúvida...Se esses dois Cidadãos Portugueses...Bisavós do @Freitasf Tem o casamento deles registado em Portugal...

• FreitasfFreitasf Member
    editado February 2021

Obrigada pela informação @Leticialele. Após ter visto alguns posts no fórum, fiquei preocupada com a necessidade de ter que provar também a maternidade da minha avó.

• FreitasfFreitasf Member
    editado February 2021

@Leticialele e @niltonaam, digo @Nilton Hessel , estão certos. O meu pai pretende solicitar a cidadania como neto. Seus pais, meus avós brasileiros não foram casados.

Meus bisavós eram ambos portugueses, mas se casaram no Brasil. Farei a transcrição do casamento para Portugal. Porém antes precisarei ter sucesso na retificação da certidão de casamento.

Obrigada mais uma vez!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.