Certidão posterior ao primeiro ano do nascimento
Freitasf
Member
Meu pai, neto de portugueses, nasceu em 1942 mas só foi registrado em 1953. O declarante foi o meu avô, filho de portugueses. Meu avô não foi casado com a minha avó. Ele teve um casamento anterior, mas não se divorciou. Porém no registro do meu pai ele se declarou solteiro como minha avó, que realmente era solteira. A minha avó não assinou a certidão de nascimento do meu pai como mãe.
Considerando esses problemas, alguém sabe se seria possível para o meu pai obter a cidadania como neto?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Freitasf , sim. Seu pai foi registrado na menoridade .
Ele vai precisar fazer prova de vida no Consulado para mandar junto com os documentos.
Eles podem solicitar documentos adicionais para justificar esse "atraso" no registro?
Meu pai teria que apresentar algum documento provando a maternidade da minha avó?
@Freitasf , não creio que vão pedir. A nacionalidade não está sendo feita pela mãe, não faz sentido ter que comprovar a maternidade.
@Freitasf...
Seus Bisavós...(Avós do requerente)...Eram ambos Portugueses...?
Se sim...Eles se casaram em Portugal...Ou no Brasil...?
@Nilton Hessel , eles não casaram!
Entendi @Leticialele...Obrigado pela informação...Não tinha me dado conta...Então não há o que transcrever... : )
É que relendo a primeira postagem acima... Entendi que o requerente será o Pai do @Freitasf...E o processo a ser iniciado é o de neto...
Ou seja...Os Portugueses são os Bisavós do @Freitasf...Ambos Portugueses...
Daí a minha dúvida...Se esses dois Cidadãos Portugueses...Bisavós do @Freitasf Tem o casamento deles registado em Portugal...
Obrigada pela informação @Leticialele. Após ter visto alguns posts no fórum, fiquei preocupada com a necessidade de ter que provar também a maternidade da minha avó.
@Leticialele e @niltonaam, digo @Nilton Hessel , estão certos. O meu pai pretende solicitar a cidadania como neto. Seus pais, meus avós brasileiros não foram casados.
Meus bisavós eram ambos portugueses, mas se casaram no Brasil. Farei a transcrição do casamento para Portugal. Porém antes precisarei ter sucesso na retificação da certidão de casamento.
Obrigada mais uma vez!