Retificação de Nome

Preciso esclarecer minha dúvida, pretendo fazer minha Cidadania de neto via consulado. Já consegui todos os documentos necessários porém a Certidão do Filho do Português contém apenas o Primeiro nome "Olavo" sendo que era de chamava "Olavo Pereira de Souza" porém a Certidão é de 1922 algo comum na época, meu primo tirou a cidadania e nela vinha só o nome da mãe "Maria" e disse que teve que contratar um Advogado para resolver isso. Contudo o declarante do meu pai foi o Português e o declarante de mim foi meu pai, seria necessário fazer transcrição de Casamento ?

Comentários

  • @Olavolennon primeiramente, sua cidadania vai ser feita em Lisboa, não no consulado. Todo processo de neto é feito lá.

    Dito isso, lá costuma-se pedir que o casamento esteja transcrito, mas caso caia em exigência você consegue contorna-la sem precisar da transcrição, dado que o português foi declarante do filho antes de completar 1 ano.

    Sobre o nome do Olavo, basta enviar a certidão de casamento ou óbito para fixar seu sobrenome.

  • @Olavolennon

    Que tipo de certidão é essa que você tem de 1922? Qual a data de nascimento do português (Olavo)?

    Isso é uma certidão paroquial de batismo (se sim, ela é a original do Arquivo Distrital, com marca d'água?), ou um assento informatizado obtido pelo civilonline?

    Em geral a certidão de batismo (nascidos antes de 1911), vem somente o primeiro nome. E nesse caso, basta juntar a certidão de casamento, como foi dito acima.

  • editado January 2021

    @gandalf pelo que entendi Olavo é o filho, então seria uma certidão brasileira. Na minha familia tambem existem três certidões com apenas o primeiro nome. A mais velha que encontrei foi uma de 1928. Entretanto, em todas da minha familia que consta apenas o primeiro nome o declarante foi um terceiro, e não os pais.

    Ah, e no meu caso as anotações de casamento nessas certidões possuem o nome completo.

  • @andrero

    Geralmente quando isso acontece é porque era uma certidão de batismo que foi averbada com o casamento depois de 1911.

    Como o registo original no livro está congelado, gera-se um outro assento informatizado, copiando os dados da certidão de batismo como estavam, e nele vai a averbação. A certidão de batismo original fica marcada, e não mais pode ser copiada do microfilme, porque já existe um assento informatizado. É isso que estou tentando determinar se foi o caso.

  • Então fico muito agradecido pelos comentários, porém gerou dúvida.

    (Português) Joaquim

    (Filho do Português) Olavo Pereira

    (Neto do Português) Olavo Neves

    Tenho todos os dados de Joaquim e Olavo Pereira, Joaquim Nasceu em Anta em 1886 tenho o Registro de Nascimento, Casamento e Óbito, porém o Óbito consta um ano mais velho.

    Olavo Pereira era o Filho nascido em Leopoldina em 1922 o declarante foi o PAi que se casou com uma brasileira em Portugal em 1910 e emigrou em 1911 para o Rio de Janeiro, Tenho o todos os documentos também porém no Registro de Nascimento apenas consta o Primeiro nome.

    Olavo Neves é o Neto que é meu pai, Tenho que tirar o visto dele pois quem quer a Cidadania é o Filho dele, porém sou muito leigo de como fazer com os documentos.


    Eu tenho medo se algo sair errado e tiver que voltar, há necessidade de fazer transcrição de Casamento do filho do Português ? E no site do consulado diz que não precisa de atestado de óbito nem casamento isso se encaixa no meu caso ?

  • editado January 2021

    @Olavolennon , se o português casou em Portugal, não precisa transcrever o casamento dele! Não yem como transcrever o casamento do filho do português porque ele era brasileiro!!

    Você vai precisar da certidão de batismo, obtida no Arquivo Distrital, em papel, certificada, acompanhada da certidão de óbito inteiro teor, apostilada, APENAS para fixar o nome na vida adulta; Esta certidão será dispensável se constar, na certidão dele, o casamento averbado com o nome que passou a usar;

    Certidão inteiro teor de nascimento do Olavo Pereira, apostilada;

    Certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro, apostilada, do Olavo Neves, neto do Joaquim

    E dos demais documentos para o processo de netos.

    Se precisar de ajuda, pergunte!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.