Estou indo para Lisboa?

Ola,
Agora em fevereiro estarei indo para Lisboa dar entrada no meu processo por naturalizaçao, Se alguem que ja deu entrada pessoalmente em Lisboa poder me ajudar.... eu tenho algumas duvidas!!! Gostaria de saber como vai funcionar quando chegar la? depois que eles receberem os documentos eu fico com algum protocolo ou coisa parecida? Eu vou ter como provar que estou esperando esse processo ser concluido? e quando tempo serà que vai demorar para ser finalizado?
Eu tenho que ficar por muito tempo em portugal? Pois estou na Italia e preciso retorna o quanto antes.
Desde ja agradeço a todos dessa comunidade que me ajudou muito com todos esses topicos ! muito obrigada

Comentários

• Silvia

Eu dei entrada pessoalmente. Mas fui tb pra passear. Se vc quer ir só pra dar entrada no seu processo, vc pode mandar pelo correio pra Lisboa, não precisa ir pessoalmente, é a mesma coisa.

De qq forma, se vc for mesmo, em menos de duas horas vc dá entrada no seu pedido e já sai do CNAI com o número de seu protocolo. Logo depois vc já pode voltar pra Italia, ou ficar passeando se quiser. Os processos por naturalização demoram no mínimo 6 meses. Vc não pode fazer por atribuição? Como está sua documentação?
  • Obrigada!!

entao, eu vou pra conhecer tambem... mas estou morando aqui na Italia ai fica mais proximo.
    Meus documentos estao todos ok e legalizados.
    me tira mais uma duvida o Rg portugues tambem demora todo esse tempo pra poder pegar?

ah! me fala uns lugares legais pra eu ir la em portugal?

beijos
    ate mais
  • Silvia

pra pegar o BI (ou o novo cartão do cidadão) e depois o passaporte é super rapidinho, 1-2 dias... o que demora mais mesmo é pro seu processo ser aprovado e despachado lá na CRC. Depois que o processo é aprovado, em cerca de 15 dias sai o seu assento de nascimento (número de registro) e eles te enviam sua certidão de nascimento portuguesa e então pode voltar pra Lisboa pra fazer os outros docs em poucos dias.

Pq vc optou por naturalização? De repente, por atribuição vc consegue mais rápido.

Xii, de Portugal só conheço mesmo Lisboa e Sintra. Lisboa é ótima, lojas boas, restaurantes muito bons (mas precisa sair um pouco do centro turístico, onde tem muito restaurante meia-boca) - tem churrascaria brasileira tb, uma delícia, rodízio completo por 10 euros só, rssss. o transporte é super eficiente (adoro o metrô de Lisboa!) Há ótimos albergues, todos moderninhos, baratos, super limpos e com pessoal legal. Enfim, tem muuuita coisa pra ver em Lisboa mesmo. Não se esqueça de dar uma esticadinha até Belém, pra comer os pasteizinhos de Belém! E ver o mosteiro dos Jerônimos e a Torre de Belém que ficam perto.

Sinta é muuuito legal e bem pertinho de Lisboa, vale a pena pra passar um dia lá, cheio de palácios legais nas montanhas!
  • nossa Lisboa deve ser legal mesmo, valeu pelas dicas vou tentar ir em todos esses lugares.
    entao, estou tirando por naturalizaçao, pois por atribuiçao teria que voltar pro Brasil pra esperar sair o assento de nascimento do meu pai pra ai dar a entrada na minha, nao é isso?
    eu nao conseguiria ficar na europa enquanto esperava sair a do meu pai.

pra falar a verdade nem me atentei muito ao metodo por atribuiçao, o que eu preciso é da cidadania rapida.

abraços

Silvia
  • Silvia

Fiz mesma coisa ano retrazado da Suica. Dei um jeito de entrar como turista. Nao disse nada de processo. Dei entrada Instituto de apoio ao Imigrantes, onde fica as extensoes das CRCs (tem endereco aqui). Cheguei cedo entrei numa bicha (fila em portugal) aonde peguei um numero. Esperei e fui atentido em a 1 da tarde. Fizaram a triagem conferindo os documentos e depois mandaram-me para as CRcs com um numero na mao. Esperei uns 20 minutos e fui atentido por uma funcionaria das CRcs que deu entrada. Montou o processo, xerocou meu passaporte, recebeu os 175 euros e me deu um recibo que ainda nao era numero do processo. Em 5 dias o processo entrou para ser analisado e dai sim pude receber o numero oficial de processo. Depois disso voltei para Suica aonde esperei uns 6 meses ate terminarem. Porque se vc dar entrada em visto para ficar la eles nao vao aceitar simplesmente porque vc tem um processo nas CRCs, vc tera que comprovar que pode se sustentar ate ficar pronto, e ainda or cima o visto nao e gratis, entao vai ser prejuizo.
    Depois de pronto fui a Lisbos tirar BI e passaporte, pois os unicos lugares que vc pode tirar BI pela primeira vez e em PT ou Brasil. Ha nao ser que vc more oficialmente na Italia.
    Boa sorte
  • nossa, Maestro Alex!!!
    entao devo esperar para sair o numero oficial, eu ja estava achando que o primeiro protocolo ja era suficiente.
    voce conseguiu voltar pra suiça numa boa?
    eu estou como turista tambem, mas tenho medo de na volta ter algum problema.
    eu estava pensando em ir no CNAi, na rua alvaro coutinho em lisboa sera que é melhor ir em outro lugar?

muito obrigada pela ajuda
    abraços
  • Silvia

para fazer tanto por atribuição como por naturalização vc pode esperar em qualquer lugar do mundo e não precisa nem sair de onde está......

acho que se vc está precisando da nacionalidade o mais rápido possível, vc deve tentar por atribuição. Se vc quiser, diga quem é o nacional português na sua família e quem são os descendentes, daí a gente pode te dar uma opinião melhor pra vc!
  • oi. Lara!

meus Avos por parte de pai sao portugueses...o casamento deles ja esta transcrito em portugal.
    agora meu pai nunca quis ir atras da cidadania ai vou ter que convence-lo. e ainda averbar o casamento dele com a minha mae, nao é?
    se vc puder me ajudar, pq agora fiquei com duvida se a naturalizaçao é melhor caminho.
    Quanto a nao passar para os decententes nao tem problema, pois meu noivo esta tirando a italiana...mas demora muito mais que a nossa.

ate mais
    abraço
  • Silvia,

o que a Lara quis dizer eh que por atribuicao eh realmente mais rapido e menos burocratico.

Voce tem sorte de ser seu pai o descendente dos portugueses, isso significa que provavelmente foi ele o declarante do seu nascimento, e sendo assim, voce NAO PRECISA transcrever o casamento dele em Portugal, e mesmo que tivesse nao demora, na conservatoria que eu fiz ficou pronto em uma semana a transcricao, mas nao vem ao caso agora.

Voce diz que o casamento dos seus avos ja foi transcrito em Portugal, melhor ainda. Faca a atribuicao de nacionalidade do seu pai, pode ser feito ate mesmo pelo correio, em media fica pronta em dois meses, e ja deixa seus documentos preparados, assim que sair a dele, voce pode mandar seus documentos tambem pelo correio ou pode tambem fazer tudo pessoalmente, ai sao mais dois meses pra sua nacionalidade, em no maximo em 4 ou 5 meses estara tudo pronto, sendo que se voce fizer por naturalizacao vai levar de 6 a 8 meses.

Entendeu porque nos insistimos por atribuicao ?
  • Silvia,

pra vc ter ideia, se for fazer a atribuicao do seu pai vc so vai precisar:

1. CERTIDAO DE NASCIMENTO DE INTEIRO TEOR com firma reconhecida autenticada pelo Itamaraty e legalizada no consulado.
    2. Formulario 1C preenchido e assinado presencialmente em cartorio e legalizado no consulado.
    3. Copia do RG ou Passaporte do seu pai autenticada e legalizada no consulado.
    4.Certidao de nascimento de um dos seus avos ou apenas os dados da certidao como nuumero do assento e ano preenchidos no formulario 1C.

Junta tudo isso e manda pelo correio pra CRC, ou se for pessoalmente no CNAI vai precisar de uma procuracao do seu pai pra vc, legalizada no consulado e o formulario 1C devera ser assinado por vc na presenca do funcionario do CNAI.
  • Silvia, não seria muito trabalho pro seu pai, são poucos documentos e ele só tem que assinar um formulário... acho que te ajudaria bastante! Se foi seu avô quem declarou o casamento de seu pai, faça pelo lado de seu avô. Nem precisaria ter transcrito o casamento deles, mas se já foi feito, blz! E seu pai não é obrigado a tirar BI e passaporte português, só com os dados do registro dele vc já consegue iniciar sua atribuição.

E se foi seu pai o declarante de seu nascimento, não é necessário transcrever o casamento de seus pais não! Assim que seu pai se tornar português, vc já pode dar entrada no seu processo. Acho que dá pra conseguir tudo em mais ou menos metade do tempo do que se fizer por naturalização.

Seu caso é exatamente como o meu, eu fiz pelo lado do meu avô, mais fácil. (avô português > meu pai > eu).

Onde seu pai e vc estão registrados no Brasil? (isso é pra te passar dicas das legalizações)
  • Silvia

Entrei em Portugal de Carrinha, como os portugueses chamam as Vans. Sainda da Suica tem, acho que dai tambem. Eles sempre driblam as aduanas. No meu caso ele entrou pela Aduana da Guarda. Nao tinha nem mosca. Custa mesmo preco que dos onibus da Euroline. Ve la.
    Depois quando sair o resultado e o seu numero de assento vc pode pegar aviao normal. E so mostrar seu passaporte brasileiro e sua certidao portugueses que vc pedira on line of course antes de ir. Voce vai ver como e legal a cara que eles fazem, afinal de conta vc se tornara portuga igual eles. kkkkk
  • bom...

O Maestro tem espírito aventureiro, rssss

Mas eu acho que vc não precisa se expor a riscos desnecessários.... faça tudo pelo correio direto com a CRC e espere na Italia até sair sua certidão de nascimento portuguesa (que é enviada pra vc pelo correio). Em breve serás uma portuga com passaporte vinho, rs.

Os controles de passaporte diminuiram bastante dentro do Espaço Schengen, mas não acabaram totalmente. Em muitas fronteiras são comuns controles aleatórios. No fim do ano passado um ônibus que transportava brasileiros que moravam aqui na Holanda foi parado na fronteira BélgicaXFrança e quase todo mundo acabou sendo deportado pq estavam ilegais. Controles na fronteira HolandaXAlemanha são rotineiros nos trens. O pessoal vem pra cá com idéia que pode viajar sem riscos, mas se vc já passou seu período de turista (90 dias) não deve arriscar (e nem precisa).
  • Lara

Tirou da minha boca. E que ha 2 anos atras nao tinha essa informacao, nem sabia os procedimentos com tanta maestria como sei Hoje. Todos agora tiram onda aqui porque eu e o Paulo ensinamos o pulo do gato apos desbravarmos como verdadeiros aventureiros da Cidadania. Valeu
  • Brother

E isso ai.... gracas a Deus os frutos da Comunidade sao muitos, para alegria nossa e para que nossos amigos fiquem a vontade na europa usufruindo do passaporte portugues.
  • Agradeço a ajuda de todos que estao coloraborando comigo....valeu mesmo!!!
    assim que tiver novidades volto pra contar pra voces e ajudar os novos membros...

abraços
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.