Dúvidas

Eu gostaria de perguntar qual é o procedimento para dar entrada pelo. correio para a nacionalidade de filho menor de idade? : É para minha cunhada que mora nos EUA e já tem a cidadania portuguesa a anos, e na época ela pagou um profissional mas agora ela não tem condições e deseja fazer o processo de pedido de nacionalidade para o filho que tem 16 anos

Ela tem :


Copia do assento de nacionalidade dela;

Copa da transcrição do casamento dela;

Segunda via da certidão de nascimento do filho de 16 anos, emitida por cópia do livro com apostilamento.

Desejo saber:

Como ela deve proceder para a assinatura do formulário 1C já que o menino é menor de 18 anos ;

Para qual conservatória ela deve enviar? O ACP continua a ser o melhor lugar?

Qual é o procedimento para o vale postal?

Agradeço muito pela ajuda deste fórum

Comentários

  • editado January 2021

    @Alexbronzato29_ , os processos de menores são gratuitos, não precisam de vale postal.

    O Formulário 1C tem que ser assinado por pai e mãe e, se eles moram nos Estados Unidos, só vão conseguir reconhecer a assinatura por autenticidade no Consulado de Portugal.

    Como o filho tem 16 anos, tem que mandar cópia autenticada da carteira de identidade dele, bem como as dos pais. Autentique, também, no Consulado de Portugal.

    Minha filha mora nos Estados Unidos e reconheceu a firma no Consulado de Portugal em Boston. Pagou 25 dólares.

    Sim, ACP continua sendo o melhor lugar.

  • Muito obrigado pela ajuda. Muito Obrigado mesmo..

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.