Transcrição de Óbito - Processo por Atribuição

Oi, gente! Será que alguém poderia me ajudar?

Continuando a saga...

Depois de demorar uns anos pra retificar nomes nas certidões de minha mãe, avós, etc., me deparei com alguns comentários aqui na comunidade de que precisaria da Transcriçao de Óbito do meu avô (o português). Mas havia visto aqui na comunidade há algum tempo alguém falando que não precisaria transcrever Óbito visto que ele nasceu em 1902, presumindo-se, portanto, que ele já teria morrido. 

*** Precisa ou não? Porque se precisar, terei que retificar esse certidão pois o sobrenome da mãe do meu avô portugues está errado.

Se eu realmente tiver que fazer essa transcrição, posso fazer depois da averbação do casamento que vou fazer agora??? Ou terei que fazer ao mesmo tempo???

Ps.: essa retificaçao ta levando muito tempo porque o cartorio ta mandando pro promotor e o promotor está mandando pro juiz.

Muito obrigada desde já!
Abraços!!

Comentários

  • O processo de nacionalidade será de pai para filho ou será de avô para neto? Pretende fazer em algum consulado ou pretende fazer enviando para Portugal? Se decidir fazer pelo consulado será exigido a transcrição de óbito com certeza, já fazendo por Portugal, pode ser que não, dependendo do caso.
  • Pretendo fazer por correio diretamente. Como saber se será exigido esse documento? Meu avô português nasceu em Barcellos,em 1902. De qualquer forma acho que posso ir fazendo a transcrição do casamento, não é?!Obrigada!
  • imageLiza ♪:
    Pretendo fazer por correio diretamente. Como saber se será exigido esse documento? Meu avô português nasceu em Barcellos,em 1902. De qualquer forma acho que posso ir fazendo a transcrição do casamento, não é?!Obrigada!


    Liza,

              fiquei muito contente com a emoção de sua mãe. Tive o mesmo sentimento com os diversos parentes/amigos da família que encontrei no familysearch. Pena que ainda não encontrei o documento do meu pai.

              Faça o que o Al Tri sugeriu no outro tópico, digitalize as certidões de seu avô e a de inteiro teor de sua mãe e pergunte ao Sr. Mário do ACPorto. Acredito que rapidamente ele lhe responda.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.