Busca de certidão do meu bisavô de Trás os Montes.

Boa tarde,

Meu bisavô é português e minha avó, sua filha, não se recorda de muita coisa sobre ele, a não ser que ele era de Trás os Montes. Consegui achar o atestado de óbito dele, onde informa nome dos pais e pela idade, temos um ano aproximado de seu falecimento. Gostaria de saber como consigo mais informações para solicitar a certidão de nascimento dele. O que eu tenho até o momento é que seu nome era José Pinto, filho de João Pinto e Maria Fernandes, provavelmente de Trás os Montes, nascido em 1885 ou 1884. Alguma boa alma consegue me ajudar?

Agradeço desde já!

Se cuidem e fiquem bem!

Comentários

  • editado January 2021

    @Alexandrasperes Tras os montes é uma antiga região de Portugal que compõe atualmente o Distrito de Bragança, Vila Real, parte de Viseu e Guarda

  • @Alexandrasperes

    Boa tarde,

    Primeiramente, apresente msis dados.

    Onde ele desembarcou? Em que cidade ele residiu? Ele tinha irmãos? Ele teve filhos no Brasil? Ele se casou?

    O máximo de informações ajuda na busca.

    Talvez seja o seu parente:

    ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    165536 José Pinto Fontelo Armamar João Pinto Feijão Sem Indicação Sem Indicação 13 S. Paulo Solteiro

    ID Nome ID Titular Nome Titular Grau Idade Sexo Civil

    9881 José Pinto 302596 João Pinto Filho 13 Masculino Sem Indicação

    53684 José Pinto 302596 João Pinto Filho 13 Masculino Sem Indicação

    Veja se vc consegue achar o id 302596, que é o pai de um "José Pinto".

    Abraços

  • Obrigada @guimoss!

    Ele desembarcou e residiu aqui no Rio de Janeiro. Segundo minha avó, veio com um irmão de nome Rodrigues. Teve 4 filhos. Christina Pinto, Maria da Conceição Pinto, José Pinto Filho e Aparecida Pinto,esra última fruto de outra relação. Não se casou aqui no Brasil nem com a minha bisavó e nem com a sua segunda esposa! O que tenho até agora sobre ele é seu nome, filiação e ano aproximadamente de nascimento pelo seu atestado de óbito! Já rodei tudo e não consigo achar nada que me ajude a saber onde pedir a certidão de nascimento dele!

  • guimossguimoss Beta
    editado January 2021

    @Alexandrasperes

    Rodrigues era prenome ou sobrenome? Faça para esse irmão o procedimento descrito a seguir.

    Onde ele residiu aqui no RJ?

    Olhe os casamentos desses 4 filhos, bem como o nascimento dos filhos destes (netos do português). Quem sabe o Português não é mencionado, como testemunha, tendo aí a qualificação deste?

    Com relação ao irmão, talvez mencione alguma data dos pais ou até o local de nascimento,o que ajuda na sua busca.

    Vc pode buscar pela habilitação deles no Arquivo nacional. Talvez os dados do português sejam mencionados.

    Boa sorte

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.