Busca de certidão feita na 11°CPN em cascadura

Boa noite,

Estou em busca da certidão de nascimento do meu pai nascido em 1966. Foi feita na 11° Circunscrição de Pessoas Naturais em Cascadura, mas esse local não existe mais. Alguém sabe para onde foram os documentos desse cartório?

Comentários

  • @annalito

    Boa noite,

    Creio que há duas possibilidades para o seu caso:

    11a circunscrição (pilares)

    "https://especiais.gazetadopovo.com.br/cartorios/rio-de-janeiro-rj/cartorio-cns-08.856-7/"

    Ou 11o rcpn rj:

    Rua Sidônio Paes, 38 - Cascadura, Rio de Janeiro - RJ, 21350-031

    (21) 3273-3836

  • AlexPAlexP Member
    editado January 2021

    @annalito Na verdade o cartório que existia em Cascadura era uma “filial” da 12 circunscrição. Ele fechou e alguns livros foram para o tanque Jacarepaguá, na sexta circunscrição. Porém os livros de nascimento foram para o da 11, e de óbito para o tanque-Jacarepaguá. Procure primeiro no da 11 circunscrição.

  • @annalito , o meu registro de nascimento também foi feito no 11RCPN, que atualmente está na Sidonio Paes. Eu sou de 1944, e tive dificuldade para localizar meu registro. No meu caso, na Sidonio Paes informaram que não foi localizado. Eu não tinha o número do assento, apenas os nomes corretos e a data do nascimento. Recorri a pesquisa no Arquivo Nacional, procurando eu mesma nas cópias dos livros, até encontrar o registro. Tinha sido mesmo feito no 11RCPN. Retornei ao 11RCPN em Cascadura portando uma cópia do registro. Somente dessa forma foi localizado.

    Na época, em 2013, a busca nos cartórios eram pagas. Lá na Sidonio Paes nada me foi cobrado, mas também não procuraram da forma correta. Quando retornei lá com a cópia do meu registro, a funcionária me disse que eles procuram apenas na data informada, que foi o dia do nascimento. Mas dificilmente, alguem consegue registrar um nascimento no mesmo dia que ocorreu...

    Então, se receber um "não" do pessoal de lá, considere a possibilidade deles estarem errados. Boa sorte!

  • (primeiramente desculpem-me pela falta de acentos, pois o teclado do meu laptop eh gringo!)

    @annalito eu tambem precisei buscar um documento (certidao de nascimento da minha avo) que estava na 11a RCPN de Cascadura. Infelizmente eles nao utilizam e-mail la. Ate consegui falar por e-mail com a 11a RCPN de Pilares, porem me informaram que pelo ano de nascimento (1932) o livro da minha avo estaria em Cascadura. Tente contato por telefone com a 11a RCPN de Cascadura, o numero eh (21) 2289-6179. Eles atendem telefone ate as 13h e funcionam ate as 14h. Peca para falar com Carmen, foi ela quem buscou e achou o registro da minha avo (eu nao tinha os dados do livro/folha/termo). Na primeira vez que liguei la, a atendente Rogeria disse que busca so indo la pessoalmente no balcao. Mas eu insisti dizendo que nao poderia ir la pessoalmente (estou em Salvador-BA), e ela passou para a Carmen que fez a busca do registro e me informou no dia seguinte. Mas pelo que entendi foi feito em carater de "excecao".

  • Caso precise, este eh o e-mail da 11a RCPN de Pilares: 11rcpn@infolink.com.br

  • Obrigada a todos. Encontrei na 11RCPN de Cascadura mesmo!

  • Para quem precisar, o cartório atende por e-mail também. Demora um pouquinho, mas é uma opção a mais.

    O registro do casamento dos meus pais foi lá, estou pedindo uma nova certidão de casamento deles pois vou precisar.

    11rcpn@infolink.com.br


  • Boa tarde.

    Preciso localizar a certidão de óbito do meu avô, feita no extinto cartório de Casadura. Não consigo localizar pelo Family Search e no TJ deu nada consta.

    Alguém pode me ajudar?

  • Qual o nome dele e filiação?

    data aproximada do nascimento?

  • @VictorKlein1

    O nome do meu avô é Antonio Maria Alves, filho de Antonio Alves e Rosaria Emilia, nascido em 05/06/1911, falecido em 1996.

    Talvez em 1995. Feito no extinto cartório de Casadura.

    Muito obrigada

  • @wanessaalvesrj

    Por que precisa da certidão de óbito?

  • @Guilherme Moreira , preciso fazer a transcrição de casamento e óbito do meu avô, antes de dar entrada na atribuição do meu pai.

  • @wanessaalvesrj , para a atribuição de seu pai não precisa averbar o óbito, basta transcrever o casamento

  • @Leticialele eu obtive essa informação pessoalmente lá no consulado :_(

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado September 2021

    @wanessaalvesrj sim, o consulado sempre faz exigências a mais

    fique tranquila, pois, mandando os documentos para PT, n precisa de averbar o óbito

  • Boa tarde a todos... também estou precisando de uma certidão da 11 Circunscrição Cascadura. Estive lá há 10 dias atrás e deixei um pedido de busca. Hj quando fui saber a resposta é que a senhora foi pesquisar, e me respondeu que não achou. Pedi para que procurasse de novo, pois moro muito longe. Uma outra senhora procurou e também não achou. Seria a certidão de nascimento de minha avó, nascida em 18/01/1922. A informação que eu tinha era que ela teria nascido na freguesia de Inhaúma/RJ, mas caiu por terra. Pedi buscas na 10a do Méier, já que eu estava por lá, local onde encontrei o registro de casamento dos meus bisavós. Agora é esperar 10 dia para o cartório do Méier responder. Enquanto isso estou pensando em solicitar a informação ao Arquivo Nacional.


    Fiquem com Deus.

  • Oi, pessoal.

    No meu caso eu preciso achar a certidão de casamento dos meus avós, foi em 30/08/1929. Tenho uma cópia emitida em 1970 pelo cartório da 11 circunscrição, 6 zona, Freguesia de Inhaúma. Pesquisando eu vi que hoje poderia ser este de Cascadura ou de Pilares, já que meus avós moravam em Rocha Miranda.

    Vocês que já conversaram com pessoas desses cartórios, como a @Jeanette @guimoss @AlexP e tantos outros, têm ideia em qual seria? Preciso de uma direção para começar a procurar.

    Vou colocar em anexo a cópia da certidão que tenho.


  • @NetoBrasileiro

    Quem declarou o nascimento do filho do português?

    Se foi ele e se o registro foi feito antes de 1 ano, a transcrição é desnecessária.

    ===

    Se for para fixar o nome do português, vc pode usar a certidão de óbito ou algum documento da imigração do português.

    ===

    Também acho que deva ser a sucursal de pilares.

    Mas, como vc tem o registro com todos os dados (livro, folha e registro), vc pode ir a qualquer cartório e pedir a emissão de uma certidão de inteiro teor digitada.

    A reprográfica só no cartório onde foi emitida.

    ===

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

    Abraços

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.