Busca de certidão de nascimento do bisavô português - Tourigo, Tondela

Bom dia Pessoal,

Venho tentando encontrar a certidão de nascimento do meu bisavô português que veio ao Brasil. Já fiz uma busca nos arquivos distritais de Vizeu, conforme guia no site, porém o retorno dado foi negativo.

Nome: Carlos Henrique de Mattos

Nome do Pai: Daniel Henrique de Mattos

Nome da Mãe: Emília de Mattos

Data de nascimento: 06 / 02 / 1895

Região de Nascimento: Tourigo, Tondela.

Eu sei que o meu bisavô Carlos Henrique de Mattos chegou ao Brasil por volta dos 23 anos, mas não são informações exatas, o que seria por volta de 1918.

Ele faleceu em Uchôa - SP em 01/03/1974 e sua cônjuge era Maria dos Santos ( ao que tudo indica, se conheceram já no Brasil).

Caso alguém possa me auxiliar na busca ou mesmo em sugestões de locais eu agradeceria muito!

Att,

Daniel Henriques Neto.

Comentários

  • @danielrsl

    Folheie o livro de batismos da freguesia de Barreiro de Besteiros, pelo menos 3 anos antes e 3 após ao ano de nascimento conhecido.

    https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1178148

  • guimossguimoss Beta
    editado January 2021

    @danielrsl

    Possivel parente?

    107317 Herminia De Matos Henriques Barreiro de Besteiros Tondela António Henriques Umbelina de Matos Doméstica 29 Brasil

    Emília? O D. pode ser de Dona Emília.

    396401 Emilia De Matos D. Lobeira Guimarães Jose Joaquim de Matos Lavrador Caseiro Ana Joaquina de Oliveira Lavradeira Caseira Lavradeira/jornaleir 39 Rio de Janeiro Casado

  • Opa, tudo bem @guimoss ? Obrigado pelo tempo dispendido. Desculpe pela ignorância, mas esses números 107317 e 396401 são alguma identificação de busca em algum documento específico? Caso possas me esclarecer, vou remexê-los. Como já identifiquei alterações de grafia nos sobrenomes (Mattos / Matos) e (Henriques / Henrique) na árvore da família, pode realmente ser algum destes apontados por você! Muito Obrigado! Muito obrigado pela dica @Guilherme Moreira caso as sugestões apontadas pelo colega acima não deem em nada, farei isto sim!

  • @danielrsl , Mattos e Matos ; Henriques e Henrique não são divergências, não precisam ser retificadas.

  • @Leticialele Acabaste de solucionar um post futuro deste fórum! Muito obrigado ;)

  • Pessoal, creio que encontrei o registro de nascimento de meu bisavô nos arquivos digitais de batismos sugeridos pelo @guimoss . Porém, acho que a situação complicou um pouco.

    Inicialmente eu não o encontrei pelo nome Carlos Henrique de Mattos, de acordo com a certidão de nascimento de meu pai brasileiro e de óbito de meu avô brasileiro . Então conversei com meu pai e ele havia comentado comigo que em Portugal o conheciam como "Tito". Achei que era um apelido, todavia encontrei um registro no livro de batismos com este nome, com as filiações corretas, na região de Tourigo, com a data condizente, conforme anexo.

    Posto isto, minhas dúvidas são:

    1 - Tendo a certeza que o tal Tito e Carlos Henrique de Mattos são a mesma pessoa, como proceder para validar esta correspondência?

    2 - Estas folhas digitais do livro de batismo tem cárater legal como "documento do português" para dar entrada no processo de cidadania de meu pai? Ou devo solicitar alguma outra "versão oficial" de uma Conservatória/cartório português?

    Muito obrigado desde já!

    Att,


  • @danielrsl , será difícil convencer um Conservador de que Tito e Carlos Henrique são a mesma pessoa!!

    Tem algum outro documento em que esses dois nomes apareçam juntos? Como sendo da mesma pessoa?

    Acho melhor continuar buscando o Carlos Henrique

  • guimossguimoss Beta
    editado January 2021

    @danielrsl

    Os ids acima são de passaportes do site do cepese.

    Qd apresentei os dados acima n tinha visto o post do @Guilherme Moreira.

    Eu concordo com a @Leticialele. Será bastante difícil comprovar que se trata da mesma pessoa.

    O mais provável é que seja um irmão do Carlos, pois mesmo se fosse conhecido por "tito", o nome de batismo seria Carlos, já que o ano de nascimento tb n bate e há uma diferença de 2 anos entre o nascimento da certidao de obito e esse assento de batismo.

    Com esse tito, vc tem um referencial. Vc pode buscar o assento de casamento do Daniel com a Emilia e tb fica improvável que o carlos tenha nascido em 1892 e 1894, pois o intervalo entre as gravidezes ficaria muito curto.

    Boa sorte

  • Bom dia! Muito obrigado pela ajuda de todos! @Leticialele @guimoss @Guilherme Moreira

    Eu por acaso fui procurar no facebook e encontrei um grupo da localidade de Tourigo, e por tabela, diversos parentes distantes ainda vivos, da árvore das irmãs do meu bisavô e extremamente dispostos a ajudar. Através das irmãs dele e dos depoimentos dos parentes que me auxiliaram, pudemos constatar que o Tito era realmente o meu Avô Carlos, até porque eram 04 irmãs e apenas 01 irmão, e este irmão emigrou ao Brasil. Me informaram por lá que muito antigamente eventualmente davam nomes de batismo distintos do nome civil, este não seria um caso isolado segundo um colaborador do grupo.

    Agora tendo esta certeza, estou buscando diretamente com estes parentes algum documento civil português do meu avô que possa ajudar a confirmar o nome Carlos, que está nos documentos brasileiros da linhagem familiar para convencer a conservatória que se trata do mesmo gajo!

    Caso consiga solucionar esta salada de frutas e tenha duvidas para iniciar o processo de cidadania portuguesa ao meu pai, volto a incomodá-los!

    Muito obrigado novamente!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.