Peço ajuda para encontrar Assento de Batismo do meu avô Português nasceu em 1910

Boa tarde a todos, peço gentileza quem possa me ajudar a encontrar o assento de batismo do meu avô Português, já procurei em vários livros paroquias mais sem sucesso.

Nome: Antônio Maria de Oliveira

Data Nasc. 10/05/1910 em Cinfães do Douro, Distrito de Viseu Portugal (ou Regiões do Douro)

Filho de: José Maria de Oliveira e Emília Alves

(Não sei quando ele chegou no Brasil)

Desde já agradeço a atenção de todos, estou esperançosa.

Obrigada

Lucimar

Comentários

  • Meu pai já é falecido ele é filho do meu avô Português Antônio Maria de Oliveira, eu tenho a certidão de nascimento do meu pai Avelino Maria de Oliveira que consta o nome do meu avô como declarante.

    Eu não tive contato nenhum com a família parte de pai, por isso as informações que eu tenho consegui tentando fazer a minha árvore genealógica no Family Search, lá encontrei:

    1 - Registro no livro de casamento do meu avô no Rio de Janeiro em 06/12/1935, com Odette Normandia de Oliveira. (nesse registro foi onde eu verifiquei a data de nascimento dele, a nacionalidade Portuguesa e só o Conselho é que a letra está um pouco difícil de entender parece Cinfães do Douro ou Regiões do Douro. Consegui também no Arquivo Nacional o Registro Civil do cartório aonde ele casou consta que é nascido em Portugal mais não consta o Distrito e nem a Freguesia ele nasceu e consta a mesma data de nascimento tudo ok)

    2 - Certidão de óbito do meu avô Português em 31/10/1966 (faleceu no Rio de Janeiro)

    Caso eu consiga mais informações eu posto aqui para que quem sabe possa ajudar na busca dessa certidão do meu avô, eu estou querendo tirar minha cidadania Portuguesa.


    Agradeço a quem puder me dar uma ajuda ou quem sabe me dar a boa notícia de ter encontrado o assento de batismo.

  • guimossguimoss Beta
    editado January 2021

    @LuciNinha

    Possível parente?

    ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    34310 Francisco Alves de Oliveira Gondomar Gondomar &bnsp; Emília Alves de Oliveira&bnsp ;13 Rio de Janeiro Solteiro

    Com certeza, um irmão. Aqui vc pode buscar a esposa.

    409022 Manuel Maria De Oliveira Cinfães Porto José Maria de Oliveira Emília Alves Agricultor 27 Rio de Janeiro Casado

    Possível primeira viagem irmão acima:

    239672Manuel Maria De OliveiraNespereiraCinfãesJosé Maria de OliveiraSem IndicaçãoSem Indicação12Rio de JaneiroSem Indicação

    Irmão? Vc mencionou Viseu...

    286591 Miguel Arnaldo De OliveiraViseuViseuJosé Maria de OliveiraSem IndicaçãoCaixeiro17BrasilSem Indicação

    1 passaporte - 10 euros

    A partir de 2 - 8 euros cada

    Vc pode fazer uma busca no site do tombo, nas freguesias acima, usando a data do nascimento.

    Vc tb pode pedir uma busca no arquivo distrital.

    Boa sorte

  • Agradeço sua colaboração, Vou pesquisar nas fontes que você me indicou, espero encontrar esse Registro de nascimento do meu avô para eu dar entrada na minha Cidadania Portuguesa,

  • guimossguimoss Beta
    editado January 2021

    @LuciNinha

    Os passaportes acima podem ser obtidos no site do cepese.

    Para pedir os passaportes, mande um email para "cepese@cepese.pt", indicando o n.º de ID do(s) registo(s) pretendido(s).

    Eu buscaria o irmão (as 2 viagens) e a esposa do irmão (verificar se ela é Portuguesa e se eles casaram em PT), bem como certidões deles no Brasil.

    Os valores são os que mencionei acima. O pagamento é por transferência bancária. Os dados são enviados para vc com o pedido.

    Com o passaporte, vc consegue ver a data de emissão do documento e com esse dado, vc consegue estimar a data de nascimento, a freguesia e o concelho do português, como os mencionados acima.

    Na torre do tombo, tem a lista de Distritos na esquerda (aqui vc pesquisa passaportes), depois os concelhos e por fim, as freguesias, onde se encontram os assentos de batismo.

    Geralmente o ano máximo é 1910. Se n estiver lá, busque no civilonline (custa 10 euros) ou no familysearch, seção imagens.

    Boa sorte

  • @LuciNinha

    vc não falou, mas na certidão de nascimento do seu pai, tanto ele quanto o pai Antonio e o avô José estão com sobrenome "Alves de Oliveira".

    Solicitar pelo menos o ID 409022, conforme informado pelo @guimoss parece ser o melhor caminho.

  • @Guilherme Moreira e @guimoss

    Então a certidão de nascimento do meu pai (Avelino) Consta como pai declarante Antônio Maria de Oliveira (Português meu Avô) e os avós paternos José Maria de Oliveira e Emília Alves (achei no Family Search.)

    Na certidão de casamento do meu avô (Antônio) também consta os nomes dos pais dele como José Maria de Oliveira e Emília Alves (meus bisavós)

    NÃO achei nenhuma fonte mencionando o nome da minha bisavó como Emília Alves de Oliveira (apenas Emília Alves)

    Eu achei uma divergência na certidão de óbito do meu avô (Antônio Maria de Oliveira) Ele faleceu em 31/10/1966 e tem uma informação que diz que ele tinha nessa data 62 anos, 5 meses e 14 dias - Mais a data de nascimento dele informada no Registro de casamento tanto a de inteiro teor como a que achei no cartório pelo arquivo nacional constam a data de nascimento sendo em 10/05/1910 - a idade não bate achei estranho talvez tenha sido erro de calculo de que fez a anotação? Que que vocês acham?

  • guimossguimoss Beta
    editado January 2021

    @LuciNinha

    Primeiro vc tem que fazer as buscas (vc mesma, o arquivo distrital ou o cepese).

    Cuidado para n pular etapas. Primeiro, vc tem que achar o assento de batismo do seu avô. Sem ele, vc nao vai conseguir fazer nd. Olhe os livros dos 2 locais mencionados do seu tio-avô.

    Depois veja o da sua avó (ela era portuguesa?). Eles casaram no Br ou Pt? Se casaram no br, tera que fazer a Transcrição. Se eles se casaram em pt e foi religioso, o arq.distrital faz pra vc. Se foi civil, vc usa o civil online e pede o assento de casamento. Custa 10 euros.

    Só aí, vc pensa em retificações, pois td tem q estar convergente com o assento português.

    A certidão brasileira de óbito só é usada se vc for fazer via consulado (rj n exige, sp exige). Vc só precisaria dela para fixação de nome do português, pois o assento de baptismo só aparece o prenome (vc tb pode usar a de casamento para isso).

  • @LuciNinha

    encontrou a certidão de nascimento do seu pai de 1938 no familysearch? Tem o link?

    A digitalização do LTN da freguesia de Irajá do Arquivo Nacional traz os nomes como coloquei acima. Veja a imagem abaixo.


    Mas não se preocupe com isso por enquanto. Nem com a data de nascimento.

    O que precisa verificar é o passaporte do suposto irmão Manuel, onde vai poder confirmar a freguesia de nascimento e então pesquisar de 1900 a 1911 se for necessário. Para isso peça informação ao Cepese, conforme sugerido anteriormente.

  • Nossa gente eu estou com muita dificuldades para "desenrolar esse rolo" rs, não consigo achar o assento de batismo do meu avô Português, já olhei muitos livros paroquiais, baseado nas informações que consegui no Family Search mais não achei. Eu não tenho muita habilidade para essas coisas de internet, (isso é fácil para jovens) e eu já sou meio coroinha e me sinto desanimada com tanta dificuldade.

    Eu tenho a cópia da certidão de nascimento, óbito, identidade, CPF, Carteira Profissional e RG do meu pai (Avelino) falecido e em todos esses documentos constam o nome dele sendo Avelino Maria de Oliveira, Filho de Antônio Maria de Oliveira e Emília Alves. Data nasc. 22/041938

    @Guilherme Moreira Encontrou uma certidão de nascimento de meu pai e eu consegui localizar ela no Arquivo Nacional, fiz a impressão dela e parece não ser de meu pai e ao mesmo tempo parece ser, pois os nomes estão com algumas diferenças, do meu pai está Avelino Alves de Oliveira, data nasc. 01/07/1938, filho de Antônio Alves de Oliveira e Odette Normandia de Oliveira (nome da vó está igual) e avós paternos José Alves de Oliveira e Emília Alves (da minha bisa esta igual)

    Eu achei no Family Search que meu pai tinha um irmão por nome Lerfeld Alves de Oliveira, filho dos mesmo pais Antônio Maria de Oliveira e Odette Normandia de Oliveira (eu tinha até reparado esse Alves no nome do meu tio e estranhei, mais agora pode ser possível né)

    @guimoss Achou possíveis irmãos de meu avô (Antônio) mais eu ainda não consegui conferi essas informações, como falei acima tenho um puco de dificuldades para certas pesquisas.

    Caso mais alguém além dos citados acima que já estão me ajudando possam também me ajudar me dando mais dicas ou até quem sabe localizando esse assento de batismo eu agradeço de coração.

  • @LuciNinha

    Solicite ao Cepese o ID 409022. Esse rolo vai desenrolar fácil. Custo 10 euros.

  • guimossguimoss Beta
    editado January 2021

    @LuciNinha

    Divergências sao comuns. Mas agora vc tem que achar o registro. Nd mais pode ser feito até vc buscar na torre do tombo pelos irmaos (avo e o tio-avo), o q fica mais facil se vc pedir o passaporte pelp cepese.

    Vc tem q mandar o email para o cepese (para descobrir o ano de nascimento do irmão e a partir daí, achar o seu avô) ou entrar no site da torre do tombo e olhar os registros das 2 freguesias q te enviei, folha por folha dos livros do ano (ou proximos) por um antonio (seu avo) ou manuel (tio-avô) filho de josé e emilia.

    Boa sorte

  • @LuciNinha

    No fs, clique nos 3 traços (o menu da sua conta), depois em Pesquisar e depois imagens.

    Lá, vc busca o concelho e freguesia, tendo tds os registros (até aqueles q n estão na torre do tombo).

    Vc olha os de baptismos com o ano q vc acha que é o do seus antepassados e olha imagem por imagem. Vc tem duas opções de freguesia: Cinfães e Nespereira (tb tem uma no distrito de braga, concelho Guimarães, mas a sua deve ser a de viseu).

    Se vc n conseguir achar, vc pede para o proprio arquivo localizar, o q e pago.

    Boa sorte

  • @guimoss e @Guilherme Moreira

    Ok meus queridos vou seguir as suas orientações, vamos que vamos...rs

    Grata

  • @guimoss e @Guilherme Moreira

    Certidão de casamento do meu avô (Antônio) de Inteiro teor (só a parte do nome dele, Nacionalidade e Conselho onde eu identifiquei como Cinfães do Douro, caligrafia de médico...rs)

    Vocês conseguem confirmar que é esse Conselho de Cinfães?


  • @LuciNinha

    Parece que é isso mesmo.

    Boa sorte.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.