Vó portuguesa solteira mas em alguns documentos diz ser viuva

Bom dia! Gostaria de saber se alguém tem ou teve o caso parecido com o meu , que a cada passo que dou fica mais díficil e complexo. Estou querendo tirar a nacionalidade para minha mãe por atribuição de netos de portugueses.

A Vó dela é portuguesa, na certidão de nascimento da filha dela foi registrada assim "...joanna maria da costa , portuguesa, VIUVA deu a luz a Maria Thereza da Costa, filha NATURAL em primeiro lugar da mesma senhora..."

Na certidão de óbito dela também consta que era Viuva. Minha mãe acha que ela nunca se casou (ja pesquisei muito sobre um possivel casamento e tenho qse certeza que ela nao se casou) mas dizia ser viuva. Eu estou com medo de enviar os documentos todos que ja tenho e cair em exigência me pedindo uma certidão de casada da portuguesa (mesmo ela tendo registrado a filha como natural). Alguém ja viu algum caso parecido? Precisando de uma luz do que fazer .

Comentários

  • @lipebade , se aparece "filha natural" na certidão de nascimento, significa que sua avó não era casada.

    Não se preocupe, por causa de transcrição de casamento (que não houve) o processo não vai cair em exigência.

  • lipebadelipebade Member
    editado January 2021

    @Leticialele Muito obrigado Letícia! Algumas pessoas de outros grupos falaram pra eu retificar a certidão e colocar solteira ao inves de viuva , mas seria muito dificil fazer isso, tenho o mesmo entendimento que você.

    Eu estou juntando os documentos e falta pouca coisa pra eu enviar, tenho duvidas se preciso mandar cópia da certidao de óbito , o que vc acha ?

    Obrigado!

  • editado January 2021

    @lipebade , se a certidão da avó só tem o primeiro nome (nascida antes de 1911), tem que mandar uma certidão de casamento ou de óbito para fixar o nome usado na vida adulta.

    Como não há casamento, mande a de óbito. No entanto, se a certidão de nascimento já tiver o nome completo dela, não mande nada.

    Temos que lembrar como era a sociedade naquela época! Era mais digno se dizer viúva do que assumir que era mãe solteira, que é bem comum atualmente!

  • @Leticialele Eu ja tenho a certidão de batismo da vó portuguesa, e realmente não tem o nome completo (APENAS JOANNA MARIA). A certidão de óbito, a mãe dela que é ANNA DA COSTA , esta com nome ANA MARIA DA COSTA, teria que retificar......

    eu tenho a identidade portuguesa da vó que esta assinada com o nome completo dela, eles não aceitariam esse documento pra fixar nome né ?

    Obrigado Leticia!

  • @lipebade , o nome do pai, a naturalidade e as datas, na certidão de óbito, combinam? Ou tem mais discrepâncias?

    Nem sempre é um parente que declara o óbito, as certidões costumam ter discrepâncias. Veja no Cartório o que eles exigem para retificar.

    Você achou o processo de passaporte de sua avó.? Mande uma cópia autenticada da identidade portuguesa , deve constar o nome dos pais.

  • @Leticialele Oi Letícia, bom dia

    Na certidão de óbito , o nome do pai esta certo, naturalidade esta certa, apenas o nome da mãe que esta ANA MARIA DA COSTA , Na certidão de batismo portuguesa esta só ANNA DA COSTA. estado civil está "VIUVA DE ANTONIO DA COSTA' deixa uma filha maior e bens.....

    Ainda não achei o passaporte dela, na identidade tem os nomes dos pais e da portuguesa completo .

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.