Possuir somente um antepassado português é o suficiente para pedir a nacionalidade?

Boa noite.

Sou bisneto de portugueses e estou tentando auxiliar minha mãe à obter a nacionalidade portuguesa como neta, desta forma, posteriormente ela poderia passar para mim.

Consegui juntar todos os registros até o acento de nascimento do meu bisavô, mas ainda não consegui encontrar o ascento de nascimento da minha bisavó.

Ambos eram portugueses e casaram no brasil. Somente o acento de nascimento do meu bisavô seria suficiente para o pedido de nacionalidade?


Obrigado

Comentários

  • @Mr Anderson

    Se ambos os avós eram portugueses, terá que transcrever o casamento deles.

    Volte a sua busca.

  • Transcrever, quer dizer tornar oficial em portugal, correto? Pra isso precisaria do acento de nascimento da minha bisavó?

  • @Mr Anderson

    Sim e sim. Coloque aqui as informações que tem da bisavó. Talvez possamos ajudar.

  • O nome da minha bisavó é Amélia Maia de Oliveira, o da mãe dela é Guilhermina Maia de Oliveira. Na certidão de casamento dela não consta o nome do pai, creio que deva ser incógnito.

    Um primo da minha mãe me falou que eles falavam muito sobre a cidade de agueda e foi lá que eu consegui o acento de nascimento do meu bisavô, mas não sei se ela seria de lá também.


    Muito obrigado pela ajuda.

  • Lembrei de mais uma coisa, na sepultura consta como data de nascimento 25/10/1884

    Muito Obrigado

  • @Mr Anderson

    Com insistência e um pouquinho de sorte, batizada com o nome de "Amélia Blandina", assento nº 264, da Capela do Hospital de Santo António, concelho e distrito do Porto, do ano de 1884, nascimento em 25/10/1884 (tif 137):

    PT-ADPRT-PRQ-PPRT16-001-0027_m0001.tif - Registos de baptismos - (arquivos.pt)

  • Muito Obrigado, @gandalf e @Guilherme Moreira, estou muito feliz por ter concluído mais esta etapa e agora é começar a verificar as retificações necessárias.

    Muito Obrigado mesmo. ☺️

  • @Mr Anderson , a Amélia Blandina certamente fixou o nome, com o casamento, como Amélia Maia de Oliveira.

    O nome "Amelia Blandina" foi o nome de batismo e ela certamente abandonou o "Blandina. Isso era comum à época!

    Se você está pensando em fazer retificação na certidão de casamento para incluir o "Blandina", não precisa!

    Você só tem que transcrever o casamento dela com seu bisavô e, depois, pedir a atribuição de sua mãe.

  • @Leticialele Muito Obrigado mesmo, muito bom saber que não precisarei retificar a certidão de casamento em razão do "Blandina", mas creio que ainda precisarei verificar outras inconsistências.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.