Possuir somente um antepassado português é o suficiente para pedir a nacionalidade?
Mr Anderson
Member
Boa noite.
Sou bisneto de portugueses e estou tentando auxiliar minha mãe à obter a nacionalidade portuguesa como neta, desta forma, posteriormente ela poderia passar para mim.
Consegui juntar todos os registros até o acento de nascimento do meu bisavô, mas ainda não consegui encontrar o ascento de nascimento da minha bisavó.
Ambos eram portugueses e casaram no brasil. Somente o acento de nascimento do meu bisavô seria suficiente para o pedido de nacionalidade?
Obrigado
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Mr Anderson
Se ambos os avós eram portugueses, terá que transcrever o casamento deles.
Volte a sua busca.
Transcrever, quer dizer tornar oficial em portugal, correto? Pra isso precisaria do acento de nascimento da minha bisavó?
@Mr Anderson
Sim e sim. Coloque aqui as informações que tem da bisavó. Talvez possamos ajudar.
O nome da minha bisavó é Amélia Maia de Oliveira, o da mãe dela é Guilhermina Maia de Oliveira. Na certidão de casamento dela não consta o nome do pai, creio que deva ser incógnito.
Um primo da minha mãe me falou que eles falavam muito sobre a cidade de agueda e foi lá que eu consegui o acento de nascimento do meu bisavô, mas não sei se ela seria de lá também.
Muito obrigado pela ajuda.
Lembrei de mais uma coisa, na sepultura consta como data de nascimento 25/10/1884
Muito Obrigado
@Mr Anderson
Com insistência e um pouquinho de sorte, batizada com o nome de "Amélia Blandina", assento nº 264, da Capela do Hospital de Santo António, concelho e distrito do Porto, do ano de 1884, nascimento em 25/10/1884 (tif 137):
PT-ADPRT-PRQ-PPRT16-001-0027_m0001.tif - Registos de baptismos - (arquivos.pt)
Muito Obrigado, @gandalf e @Guilherme Moreira, estou muito feliz por ter concluído mais esta etapa e agora é começar a verificar as retificações necessárias.
Muito Obrigado mesmo. ☺️
@Mr Anderson , a Amélia Blandina certamente fixou o nome, com o casamento, como Amélia Maia de Oliveira.
O nome "Amelia Blandina" foi o nome de batismo e ela certamente abandonou o "Blandina. Isso era comum à época!
Se você está pensando em fazer retificação na certidão de casamento para incluir o "Blandina", não precisa!
Você só tem que transcrever o casamento dela com seu bisavô e, depois, pedir a atribuição de sua mãe.
@Leticialele Muito Obrigado mesmo, muito bom saber que não precisarei retificar a certidão de casamento em razão do "Blandina", mas creio que ainda precisarei verificar outras inconsistências.