Auxílio: Por favor, preciso retificar?

Boa tarde, por favor gostaria de um auxílio, sou neta de portugueses e estou juntando minha documentação para entrar com o processo, mas não sei o que fazer com a seguinte situação:

O Assento de minha avó de 19/01/1909 diz: Lucilla da Glória, com mãe Imperatriz dos Anjos e pai desconhecido.

No desembarque em São Paulo em 1913 diz que a Lucilla da Glória veio com sua mãe Imperatriz dos Anjos (portuguesa) e com seu padrasto Manoel dos Santos (português).

Os documentos do Brasil estão: Lucilia da Glória Santos (nascida em 19/01/1908), com mãe Imperatriz dos Anjos e atestam que seu pai era o Manoel dos Santos, que na verdade é seu padrasto. Aqui no Brasil, a Imperatriz dos Anjos teve filhos do Manoel dos Santos.

O que eu faço? Preciso retificar?

Outra possibilidade é eu pedir pelo nascimento de meu avô, que chama-se Manoel Cardoso, com mãe Maria de Jesus Cardoso e pai José Cardoso. Nos documentos do Brasil diz que ele nasceu em 24/12/1907 em Cetos, mas não consigo localizar o assento.

Muito obrigada pela atenção!

Comentários

  • guimossguimoss Beta
    editado January 2021

    @ElieteCardoso

    Boa noite,

    Primeiro, vc tem que atentar que o que vale é o assento português.

    O seu caso é bastante diferente.

    Esse desembarque em sp é um documento brasileiro ou português?

    Se for um documento brasileiro, use-o para trocar o "pai" por "padastro".

    Se for português, vc o apostila em PT, faz a autenticação no registro de título e documentos (essa parte alguns cartorios dispensam) e use-o na retificação administrativa aqui no Brasil.

    Com relação a data, eu pecaria pela cautela, fazendo o mesmo procedimento do item anterior, com o assento de batismo da sua avó.

    Ou de forma mais simples, se há algum documento brasileiro com a mesma data do assento português, fazendo do mesmo jeito da troca de "pai" por "padastro".

    Por fim, com o seu avô, deixe aqui os dados dele ou entre no familysearch na seção imagens, onde vc pode procurar por concelho e freguesia.

    Em regra, é melhor fazer pela linha masculina, pois os nomes têm menos alterações.

    Os seus avós eram casados? Se sim, no Br ou Pt? Se eram, vc faz a simples anotação em PT no assento da sua escolha (se foi religioso) ou a transcrição do casamento, se ocorreu no Brasil. Nesse caso, vc precisaria do assento do seu avô.

    Por fim, vc precisaria de algum documento para comprovar a paternidade, se for fazer pelo seu avô, que não aparece na certidão de nascimento da sua mãe, pelo que eu entendi.

    Boa sorte

  • editado January 2021

    @ElieteCardoso

    Pelo que entendi, houve mudança no pre-nome, no apelido, e na data.

    LUCILLA da Glória --> LUCILIA da Glória SANTOS

    19/01/1909 --> 19/01/1908

    E ela aparentemente foi perfilhada informalmente, sem ter a documentação em PT.

    E essa pessoa vai servir de base para o processo de nacionalidade como neto. Acho difícil como está. Nem em PT nem no BR vão fazer essa retificação de nome próprio com facilidade.

    Talvez a @Leticialele ou o @Vlad Pen possam lançar alguma luz nisso.

  • editado January 2021

    @ElieteCardoso , vamos organizar, para ver se chegamos a uma conclusão

    1 - Assento de batismo - Lucilla da Glória, filha de Imperatriz dos Anjos e pai incógnito - 9/01/1909

    2 - Como estão as certidões de casamento e de óbito?

    3 - Tem o assento do avô? Vai precisar transcrever o casamento dela;

    4 - Como está o nome na certidão de nascimento do filho(a)? E o nome dos avós maternos?

    Com relação ao avô, o lugar é "Cetos"?? Não achei no tombo.pt

  • guimossguimoss Beta
    editado January 2021

    @gandalf @ElieteCardoso

    Nào reparei na diferença do prenome.

    Se no desembarque estiver como no assento, vc pode ter uma chance.

    Mas é bem difícil, pois podem pensar que são irmãs com nomes parecidos e não a mesma pessoa.

    Vc usaria o desembarque (que é o mais parecido com o assento) e o assento português para fazer as retificações (nas certidoes dos descendentes-filhos e netos).

    Elas seriam: a eliminação do "Santos" (fonte da retificação: o assento português apostilado) e a alteração do "LUCILIA" para LUCILLA (fonte: o desembarque mencionado), bem como, a data de nascimento da avó e a troca do "pai" por "padrasto".

    Usando esses dois docs (assento e desembarque) para a retificação do filho ou filha e depois, a primeira certidão retificada (filho ou filha da portuguesa) + os dois docs usados anteriormente, na certidao do neta.

    Desse jeito, vc n poderia pedir pelo seu avô.

    Desculpa se me confundi ou se ainda estou me confundindo.

    Boa sorte

  • Desculpem-me a demora em responder!

    Segue cronologia:

    19/01/1909: Nasce minha avó Lucilla da Glória com mãe Imperatriz dos Anjos e pai incógnito em Macedo.

    Set/1913: Vapor Garonna (vapor com origem de Bordeux, minha família embarcou em Leixões) -> neste barco já consta que vieram juntos Manoel Santos Carneiro, Imperatriz dos Anjos e Lucilia. Neste documento que está escrito em francês já trocaram o nome de Lucilla para Lucilia e está que o Manoel Santos Carneiro era pai de minha avó (‘fille’). Importante ressaltar que aparece que ela tem 4 anos, ou seja, converge certinho com o assento.

    Set/1913: nas Hospedarias de São Paulo aparece que os três vieram juntos de Macedo (família 46730) pelo vapor Garonna, e que Lucilia era enteada de Manoel Santos Carneiro. Também afirma que ela tem 4 anos.

    Tenho de minha avó o registro de imigrante, com RE e tudo certinho... Mas aqui no Brasil os documentos falam que ela é filha de Manoel Santos Carneiro, tem o nome de Lucilia da Glória Santos e que nasceu em Portugal em 19/01/1908.

    Na certidão de casamento de meu pai aparece como Lucilia da Glória Santos e Manoel Cardoso, ambos portugueses. Mas tenho documentos de minha avó como Lucilla da Glória Santos também (aí o pré-nome é igual ao assento) . Estou para ter em mãos a certidão de nascimento de meu pai e as outras certidões do Brasil nos próximos dias.

    Eu até entendo porque mudaram o nome quando chegaram, até porque o Manoel Santos Carneiro e a Imperatriz dos Anjos vieram como um casal e tiveram filhos aqui no Brasil, só não sei como seria o entendimento para o processo em Portugal. Outra informação é que em todos os documentos afirmam que os três eram analfabetos e assim permaneceram aqui no Brasil também analfabetos.

    Com relação a Cetos, é Freguesia de Pinheiro, Concelho de Castro Daire, Distrito de Viseu. Meu avô chama-se Manoel Cardoso, mãe Maria de Jesus Cardoso e pai José Cardoso. Meu avô entrou com sua mãe pelo Rio de Janeiro saindo do porto de Leixões. Aproximadamente nasceu dia 24/12/1907.

    O que vocês me orientam a fazer? Teria como eu pedir pelo meu avô sem transcrever o casamento?

    Muito obrigada!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.