Processo Concluído! Agradecimentos e meu relato (Nacionalidade + Passaporte em 4 meses)

lucasmalafaialucasmalafaia Member
editado January 2021 em Outros assuntos

Boa noite!


Acabei de receber por DHL o meu Passaporte Português, chegando ao fim desse processo que todos aqui passaram ou estão passando. A recompensa é de fato muito gratificante! No meio do ano irei para a Holanda para fazer um mestrado, e possuir o Passaporte Europeu vai deixar a minha vida infinitamente mais fácil.

Queria fazer algumas menções especiais e agradecer algumas pessoas que foram cruciais em momentos críticos do processo (que começou com a nacionalidade da minha mãe, e em seguida, a minha), esclarecendo dúvidas e indicando o caminho a ser seguido. @Vlad Pen @gandalf @Leticialele @Marcia @Nilton Hessel , vocês estão sempre dispostos a ajudar e a dar respostas claras e completas, por mais que ocasionalmente tenham que responder a mesma coisa diversas vezes, nunca faltam com o respeito e são muito valiosos para esse fórum e seus usuários. Obrigado de verdade pelo esforço de vocês por aqui!


Agora vamos para o meu relato: Todo o processo [Nacionalidade mãe (ACP) + transcrição casamento mãe (Consulado RJ) + minha nacionalidade (Consulado RJ) + Cartão Cidadão (Consulado RJ) + Passaporte (Consulado RJ)] durou 1 ano e 4 meses.

Enviei os documentos para o ACP em Agosto de 2019, quando o tempo médio de conclusão era de 4 meses, mas justamente enquanto meu processo estava em tramitação, ocorreu a paralização da emissão dos Registos, que só foi feita no dia 06/08/2020, ou seja, o processo de nacionalidade de minha mãe demorou 1 ano para ser concluído na ACP e não foi redistribuído para outra conservatória como em alguns casos.

Dando continuidade no processo, consegui marcar uma data no Consulado do RJ para transcrever o casamento de meus pais no dia 28/08/2020 e após isso enviaria os documentos da minha nacionalidade para o ACP. Porém, quando eu estava no Consulado para realizar a transcrição, decidi perguntar para a atendente quanto tempo estavam demorando os processos de nacionalidade pelo Consulado.

Para minha surpresa, ela falou que estavam sendo concluídos em média com menos de 3 meses! Mas que não sabia até quando os prazos continuariam assim.

Decidi arriscar, lá mesmo consegui marcar uma data para voltar na semana seguinte e dar entrada no meu processo de nacionalidade, no dia 01/09/2020.

No final de novembro, pouco menos de 3 meses depois, recebi uma ligação do consulado me informando que o processo havia sido concluído! Nessa mesma chamada, já agendaram na própria semana (3 dias após a ligação) para eu comparecer ao Consulado e dar entrada no meu Cartão Cidadão, achei muito rápido!

Fui ao consulado ainda no final de novembro e dei entrada no Cartão Cidadão de forma emergencial (apenas pagar uma taxa adicional) e já saí de lá com data agendada para voltar, pegar o CC e dar entrada no Passaporte dia 22/12/2020 (3 semanas após dar entrada no CC).

Fui ao consulado então nesse dia, busquei meu CC e fiz os procedimentos do passaporte (sem urgência). Me disseram então que agora era só aguardar em casa que eu receberia o passaporte. Em todas as minhas visitas ao consulado, em nenhuma delas eu fiquei mais que 40 minutos lá dentro, sempre fui atendido super rápido e com bastante gentileza por parte dos atendentes, não sei se dei sorte, mas minha experiência com o Consulado do RJ não poderia ter sido melhor.

E hoje (04/01/2020) ele acabou de chegar de Portugal na minha casa por DHL, levou apenas 13 dias corridos, mesmo com Natal e Ano novo entre a data de envio e entrega. Um serviço que achei bem eficiente!

Saber que passei por tudo isso fugindo dos preços abusivos que as pessoas cobram por aí para fazer o processo pra você gera um sentimento de realização bem legal!

Boa sorte a todos que ainda estão nesse processo e tenham a certeza de que vale a pena!

Com os melhores cumprimentos,

Lucas M

Comentários

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.