certidão nascimento 1898

Boa noite, minha avó nasceu em 1898, tenho a certidão de batismo dela, consegui nos Arquivos Centrais de Vila Real, porem na época não colocavam o sobrenome de família. Na certidão de casamento dela aqui no Brasil tem o sobrenome Esteves. Para transcrever o casamento dela em Portugal estão pedindo que eu faça uma retificaçao retirando o Esteves, no Brasil os cartórios não querem retirar pois dizem que não podem casar alguem sem sobrenome! claro. Então vou tentar achar a certidão de nascimento dela para ver se consta o sobrenome. Ela nasceu em Valpaços em, Tras os Montes. Alguem tem uma ideia? necessito de ajuda. Exisitia certidão de nascimento nesta epoca?

Comentários

  • @Ana Maria Hosannah

    essa exigência está estranha. não existia certidão de nascimento, somente a de baptismo, em que realmente não consta o sobrenome, que é fixado com a certidão de casamento e/ou óbito.

    de onde é essa exigência? o sobrenome esteves é da família? os nomes dos pais na certidão de casamento estão corretos?

  • @gsilvestre imaginei, mas a exigencia é de Ponta Delgada, que quer que retire o sobrenome de solteira da minha avó na certidao de casada dela no Brasil. Na certidao de batismo não tem sobrenome nem no nome dela nem dos pais, e segundo os Arquivos Distritais de Vila Real era assim que faziam na epoca! estou sem rumo!

  • @gsilvestre na certidao de casamento dela está tudo certinho, só que vem o nome dela de solteira com o nome de familia, assim como nos pais, e Ponta Delgado que que retire!

  • @Ana Maria Hosannah qual era o nome dela antes e como ficou após o casamento?

    se você puder transcrever o que foi solicitado por Ponta Delgada, talvez tenha alguma outra info. que possa ajudar

  • @Leticialele, sim em em abril de 2019. Agora só estou retomando, pois minha mãe ficou doente e acabou falecendo, e veio a covid com todas as confusões deste ano. Sei que o processo não foi arquivado.

  • @gsilvestre o texto é o seguinte " Notifique-se a requerente do processo respeitante a Christiano Soares de Mattos e Maria do Ceu, a fim de juntar ao Processo, certidão de casamento devidamente retificada, de acordo com a certidão de nascimento da nubente.

      Adverte-se, caso o processo fique parado por mais de seis meses por negligência das partes em prosseguir os seus termos, a instância considera-se deserta e, consequentemente extinta, nos termos dos artigos 281º, nº 1 e 277º alínea c), ambos do Código do Processo Civil, com o necessário arquivamento do processo."

    O processo não foi arquivado até hoje, estão no aguarde da retirada do sobrenome de solteira da minha avó da certidao de casamento e fique só Maria do Céu.

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado December 2020

    a única divergência entre a certidão de casamento e a de baptismo é a ausência de sobrenome? os prenomes e as datas conferem (tanto dela quanto dos pais e avós)?

  • @Ana Maria Hosannah

    De onde apareceu esse "Esteves"? E o marido se chamava Mattos?

    Provavelmente não estão conseguindo enquadrar na lei, como se vê aqui na regra para apelidos: "https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registo-civil/docs-do-civil/dar-o-nome/"

    A menos que você tenha feito algum contato com PD, o processo foi ou será arquivado em breve por deserção. Os processos tiveram uma breve aliviada durante a pandemia, por lei, mas já foi revogada.

  • @gandalf na epoca não existia certidao de nascimento, então não se enquadra na Lei acima. O Esteves é da familia da minha avó e o de Mattos eé do meu avô. Ela era MAria do Céu Esteves e quando casou passou para MAria do céu Esteves de Mattos.

  • @gandalf fiz contato sim com eles informando que não tinha como tirar o sobrenome de solteira no Brasil pois os cartorios, com razão, dizem que não podem casar alguem sem sobrenome!

  • @Ana Maria Hosannah

    pelo que estou entendendo nem os pais e nem os avós têm Esteves como sobrenome. Correto? Por isso não há como Maria do Céu ter esse sobrenome.

  • @Guilherme Moreira na certidão de batismo, realmente ninguém tem, mas segundo os Arquivos Distritais de Vila Real, que eu contatei na época não se colocava, só o nome!!!!!!!!!! Agora o que me está espantando que se era rotina na época, meu caso não deve ser único! Sei que todos os dados que tenho estão corretos, nome dela, dos pais, dos avós, local e dia de nascimento. Acho que vou ter que fazer outro tipo de pesquisa para achar um documento da família com sobrenome. O pior é que na época na certidão de casamento tambem não se colocava, tenho a certidão de casamento dos pais dela!!!!!!!!! Acho que por ser uma cidade pequena na época , Valpassos ou Valpaços hoje, não colocavam os sobrenomes, todos sabiam quem eram!

  • Pelo que estou apurando o erro é de Portugal e vou ter que de alguma forma encontrar documentos com este sobrenome para fazerem a retificaçao, lá ou será que alguma outra conservatória não entraria em exigencias com isto já que o sobrenome sempre era fixado na certidão de casamento como foi o caso dela!

  • @Ana Maria Hosannah

    O nome do batizado é que só constava o nome próprio. O nome dos pais e avós era completo.

    Só têm registo de nascimento antes de 04/1911 os não católicos.

    O nome do pai era Silvestre Manuel?

  • @Guilherme Moreira uma pergunta seu Moreira veio da Ilha da Madeira? Minha avó paterna era brasileira mas seus pai vieram da ilha da Madeira , eram Moreira

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.